Pin It button on image hover

quinta-feira, abril 04, 2019

Rosas, Granado e Davene


Entrei na Granado para ver a fragrância Limão Neroli que estava linda na vitrine e logo descobri a Rosa Damascena.
Inicialmente o que encanta é o visual. Da loja toda, com  aspecto vintage recordando que a perfumaria é centenária, fundada no século XIX ( 1870).  Embalagens primorosas, latas coloridas e vidraria clássica  favorecem este clima de "época".
Experimentei em outra ocasião uma Água de Rosas da Granado, mas minha atenção foi desviada pelos deliciosos Limão Siciliano, Lavanda Provençal e Água de Íris.


Entretanto hoje Rosa Damascena foi dominadora.
As camadas que se desdobram  surpreendem, principalmente na associação com acorde cítrico fresco  e verde.
Peônias reforçam a característica gourmand de rosa frutada, saborosa, gulosa. É uma rosa que convida à mordida...
Na minha pele adoça e desfalece deixando  rastro levemente acidulado das notas suaves de tangerina e  limão. Tinir metálico aponta breves notas picantes que temperam o bouquet. Possivelmente outras flores contribuem para enriquecer este acorde.


Pouco tempo atrás li uma opinião dizendo que determinado perfume de rosas não era boring como a maioria. Surpreendeu-me pois a nota de rosa geralmente é ou muito rica e voluptuosa, ou lindamente romântica,  na combinação com outras flores  que tenham aroma picante e frutado, ou delicado.
Talvez esta observação se deva a constância das essências de rosas disponíveis no mercado, amplamente usadas na perfumaria, reproduzindo de maneira bem próxima o aroma das flores.
O caríssimo óleo essencial raramente é usado sem seus coadjuvantes sintéticos. Este sim, certamente não apresenta evolução monótona ou previsível o que o torna um dos mais valorizados na perfumaria niche e na botânica, tanto ocidental quanto oriental.
Contudo as essências de rosa cumprem seu papel e nos transportam para os bouquets desta flor admirada por tantos.
No drydown  Rosa Damascena revela doçura inesperada provavelmente derivada das notas almiscaradas e ao tênue amadeirado agreste e musgoso de patchuli.

Ficha Técnica
Família Olfativa: Floral almiscarado, 2019
Gênero: Feminino
Designer: Granado
Rastro: Intenso a moderado
Fixação: Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Óleo essencial de grapefruit, tangerina, bergamota
  • Coração - Óleo essencial de rosa, peônia, jasmim
  • Base - Óleo essencial de patchuli, almíscar e âmbar.

O floral cítrico impacta enquanto  as notas acessórias são tímidas coadjuvantes, mas a fixação deixa a desejar.
Para ser mais exata é  a projeção intensa do início que passa a moderada e fraca rapidamente. Em 3 ou 4 horas na pele o aroma se torna muito intimista. Persiste durante muitas horas, contudo bem rente a pele.
No papel e tecido naturais persiste intenso durante tempo mais prolongado. Este é um pequeno truque que podemos usar para prolongar o status perfumado. Borrifar a fragrância sobre camisetas ou camisas de algodão. De maneira geral não aprecio o efeito sobre tecidos sintéticos.


Outro recurso é o uso de sabonete, creme ou talco da mesma linha olfativa.
Embora os sabonetes  da Granado sejam de qualidade  e exista exatamente o de Rosa Damascena  gosto muito da linha de sabonetes de rosa  Davene e pretendo experimentar os produtos das duas marcas,  simultaneamente,  para verificar se este é um casamento  feliz.

Hidratante Rosas  Davene

Davene apresenta quatro rosas muito diferentes e minha preferência recai sobre a suavidade do Rosas Brancas ou  a intensidade voluptuosa de Rosas.
Hidratante emoliente é de qualidade  indiscutível,  e aroma persistente, que  prefiro usar no inverno quando a pele resseca um pouco.

Quanto ao sabonete...um verdadeiro sachet que inunda  ambientes de tamanho padrão e torna o banho uma experiência muito fragrante.
Esta  Rosa lembra  a fragrante suntuosidade da rosa damascena com generosa adição do toque fresco de gerânio.
Davene, que atua  no mercado de cosméticos desde 1976,  é baseada em Diadema - São Paulo e tornou-se empresa queridinha dos veganos  devido a  política Cruelty-free. Também aprecio.
Granado se manifesta comprometida com o não uso de produtos de origem  animal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!