Pin It button on image hover

quinta-feira, abril 18, 2019

Desodorante Para Cães


Amamos nossos "pets" porém enquanto gatinhos providenciam sua higiene diária, e tem odor corporal mais suave, com cães a história é diferente.
O aroma canino pode ser intenso e varia de uma raça para outra.
Serviços veterinários ou lojas para animais oferecem banhos,  tosas higiênicas e uma variedade de produtos industrializados para higiene dos"pets".


Houve época que os shampoos para lavar cães procuravam apenas desodorizar, eliminar doenças de pele e parasitas. O cheiro era forte e ruim.
Modernamente surgiu a preocupação com a sensibilidade olfativa dos bichinhos e procura de soluções naturais ou botânicas.


Cães tem percepção olfativa diferenciada e surpreendente.  Apresentam anatomia e fisiologia nasal muito sofisticada  e área destinada à recepção dos estímulos olfativos 40% maior que a dos seres humanos.
Este conjunto de atributos anatômicos faz com que os cães identifiquem e memorizem odores em concentrações milhares de vezes menores do que  nosso olfato poderia perceber.
Imaginem!
O sofrimento auditivo dos animais em relação a sons muito fortes é visível, e  tratando-se do olfato não é diferente.


Fragrâncias usadas pelo homem carregam uma carga aromática fortíssima para os cães e também para gatos.
Portanto tenha muita cautela quando pensar em  perfumar os bichinhos com os seus perfumes, ou com aquele  vistoso que está na prateleira da loja. Escolha formulações veterinárias de boa procedência.
A maravilhosa Jeanne Rose, autoridade mundial de aromaterapia,   sugeriu num dos seus livros uma receita para desodorizar e afastar pulgas nos animais de estimação.


Desodorizante e Repelente de Pulgas para Animais

Começamos preparando uma "Água de Poejo" ou infusão forte de poejo.
-  Colocar uma panela em  fogo brando com duas xícaras de água (aproximadamente  500ml). Adicionar um punhado de poejo fresco. Não abuse . Poejo em excesso pode ser bem enjoativo. Deixar levantar fervura e desligar. Aguardar o resfriamento na panela tampada, coar e refrigerar.
- Colocar a mistura num frasco de vidro escuro.
- Acrescentar os óleos abaixo em 120ml da água de poejo:
  • 20 gotas de óleo essencial de melaleuca ou tea tree
  • 20 gotas de óleo essencial de gerânio
  • 6 gotas de óleo de lavanda.
Nota: A quantidade acima é significativa em 120ml de água ( metade de uma xícara). Talvez fosse interessante experimentar uma quantidade menor de óleos. A metade por exemplo.

Esta água aromática deverá ser borrifada no animal (cão)  da cabeça as patas. Como um perfume. Proteja os olhos do cão para que não entre em contato. Também é interessante observar se o animal não lambe o produto para retirar. O ideal é colocar em locais do corpo onde ele não alcance. Estes óleos podem ser prejudiciais aos rins e fígado quando ingeridos.
O óleo de gerânio parece harmonizar e ser bem recebido pelos cães não deixando odor desagradável como outros óleos, entretanto observe a reação do animal depois de aplicado. Se ficar muito agitado ou apático provavelmente está perturbado. Não use mais.


NUNCA use óleo essencial puro no seu animal de estimação. Esta premissa é válida para humanos adultos. Em idosos e bebês humanos as preparações perfumadas e terapêuticas são ainda mais diluídas, pois óleos essenciais tem um poder aromático muito grande. São intensos e quando absorvidos pelo organismo provocam reações fisiológicas e emocionais.
Antes de usar faça um teste nas patinhas para observar a reação do animal. 


E por favor, não use em filhotes! Se os animais adultos são hiper sensíveis pense como são os pequeninos.
Esta solução aromática repele pulgas, mas não mata as que já existem. Se houver uma infestação conduza  o animal ao veterinário para desinfestação profissional e desinfete os locais de uso com o que preferir. 
Sal é excelente para espantar pulgas de um ambiente. Espalhe camadas generosas pelos pisos e cantos,  deixe de um dia para outro e retire com aspirador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!