Pin It button on image hover

quarta-feira, março 27, 2019

1902 Lavande- Eau de Cologne Tradition - Berdoues


Nas minhas andanças pelos mercados gourmet de São Paulo encontrei na secção de cosméticos esta lavanda que não é  uma simples colônia de lavanda!
Eau de Cologne Tradition - 1902 Lavande de Berdoues . Vidrão de 480ml! Um tesouro...
Porém antes de descrever a fragrância floral vamos para Toulouse na França onde Guillhaume Berdoues  e seu irmão Pierre fundaram uma perfumaria em 1902, na rua Lafayette.


Na década de 30 começaram a fabricar  e vender seus próprios perfumes, e em 1936 lançaram a maravilhosa Violette de Toulouse  (Violette Divine) que se tornou um ícone pela beleza do  aroma  e frasco.
Negócio de família, prosperou através de décadas com a dedicação de engenheiros químicos, farmacêuticos e vários perfumistas.


Atualmente dirigido por Sophie Berdoues, desde 2011, o grupo é uma das sólidas indústrias francesas,  representativa do comércio da quarta maior cidade  francesa, localizada no Sul da França.
Linda e cultural Toulouse é famosa pela arquitetura peculiar de edifícios em terracota,  o que lhe valeu o nome de Ville Rose ou Cidade Rosa.


Berdoues  atualmente fabrica várias fragrâncias. Na linha 1902 são 14 águas de colônia 7 águas de toilette.  Na Collection Grands Crus estão 15 perfumes inspirados em diferentes partes do mundo,  incluindo uma homenagem à floresta amazônica - Selva do Brazil. 

1902 Lavande- Eau de Cologne Tradition



A princípio eu só queria uma lavanda, para espalhar sobre o corpo após o banho e sair leve livre e solta nos dias ensolarados. Entretanto Lavande Berdoues é um pouco mais que um soliflore despretensioso. É um bouquet delicado  com predomínio de lavanda encantadora.
Assim que dissipa o teor alcoólico inicial sinto a flor. Igualzinha as do meu jardim. Volatiliza em metamorfose temperada pela rosa, embalada por âmbar e almíscar.
Doçura delicada permeia o drydown acompanhada de leve e fresco sabor de anis. Não sinto baunilha e a nota adocicada  levemente picante  provém da fava tonka.
O que encanta em 1902 Lavande é o equilíbrio, a suavidade de cada nuance. Uma fragrância confortável que abraça, acolhe e refresca. No final da evolução permanece a sensação de banho tomado e nuvem de talco.
Meu frasco está pela metade e quando terminar provavelmente não resistirei ao apelo da curiosidade...será uma doce lembrança, substituído por outra das 21 fragrâncias da linha 1902.


Ficha Técnica

Família Olfativa: Floral Verde
Gênero: Compartilhável
Designer: Groups Berdoues
Rastro: Moderado
Fixação: Boa
Notas Olfativas: Lavanda, rosa, anis, gerânio, fava tonka, ládano, almíscar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!