Pin It button on image hover

quarta-feira, fevereiro 27, 2019

Perfumaria Antiga


Lendo aqui e ali encontrei no site americano " Perfume" um entre vários textos  muito interessantes sobre perfumaria antiga,  cuja tradução transcrevo aqui. Ressalto que não é texto original da minha autoria, mas transcrição do artigo que finaliza com uma relação extensa de bibliografia. O referido site contém inúmeros textos que contam a história da perfumaria ancestral, de egípcios, gregos e romanos.

"O que continham os antigos perfumes?

Sua composição diferia muito dos perfumes modernos.
No antigo Egito preferiam usar Opoponax e mirra.
Na África antiga, Mesopotâmia e Babilônia os aromas incluíam preferencialmente  cedro, mirra, incenso e cipreste.
Geralmente os óleos eram usados como carreadores ou fluidos para absorver aromas fortes.
Nos tempos modernos usamos álcool como portador.
A maioria das substâncias, que eram fonte de fragrâncias, vinha das plantas, variando de flores a resinas e madeiras,
Uma das características da perfumaria permaneceu desde os tempos antigos até o presente: As populações de outrora eram fascinadas por aromas atraentes ou agradáveis.


No antigo Egito  limpeza era altamente valorizada e relacionada com saúde e abastança. Comumente os egípcios banhavam-se todos os dias, ou após as refeições. O perfume era uma alternativa de limpeza.
Na Grécia antiga usar fragrâncias doces era considerado agradável aos deuses. Além disso pensadores e médicos da época  praticavam uma forma de aromaterapia  usando certos odores para melhorar a saúde e vitalidade.


Perfumes eram substâncias preciosas e caras. Então quem usava? Naturalmente  seu uso era restrito aos ricos, a realeza e ao clero.
Esta tendência continuou  em muitos lugares além do antigo Egito, Grécia e Roma.
Na Grécia antiga  uma pessoa pobre demais para comprar um perfume no seu funeral  poderia simplesmente  ter um frasco de perfume pintado em seu caixão como tributo aos deuses."

Referência: Site comercial Perfume.
PS: Não conheço o site comercialmente, desta forma não posso fornecer nenhuma avaliação sobre este aspecto. Os textos lá encontrados , sobre perfumaria, são procedentes de pesquisa virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!