Pin It button on image hover

quinta-feira, fevereiro 21, 2019

Mimosa na Riviera Francesa

Mimosa Golden Forest (February 2011-March 2014
by Michel Roudnitska


Acácia , cujo vocábulo deriva do grego ( Akakia ou  espinhoso) representa um grupo de plantas que foi recentemente dividido em cinco novos gêneros. No hemisfério norte é conhecida como Mimosa. No Brasil existem duas espécies: Senegalia e Vachellia que engloba a espécie Acacia farnesiana  ( Acácia ou Esponjeira) distribuída pelo mundo todo. Ocasionalmente há confusão com outro espécie de acácia arbustiva e espinhosa, que pode servir como  forragem para o gado,  e também oferece inflorescência perfumada. Esta última é considerada praga vegetal por alguns países.


As flores amarelas e luminosas evocam o brilho do sol e dentre os seus inúmeros significados representa a energia feminina. A árvore também proclama a imortalidade.
Para os egípcios era sagrada, No panteão grego foi dedicada a Hermes - Mercúrio e seus ramos floridos relembram o "Ramo Dourado" dos antigos mistérios.
Assim que são coletadas as bolas douradas da esponjeira ou acácia,  ainda frescas, são enviadas para extração, que pode ser feita por destilação a vapor, como nos mostram as imagens de Robertet - Grasse.



Para os israelitas seu valor estava na madeira ( pau cetim) que segundo a bíblia foi usada para fabricar o tabernáculo de Moisés, a Arca da Aliança e seus adornos.
Cristãos afirmam que a coroa da crucificação de cristo foi feita com espinhos de Acácia.
As notas florais, festejadas na perfumaria,  "são doces lembrando aroma de mel, empoeiradas verdes e persistentes".
Nesta época ocorre a floração de Mimosa na França, mais precisamente na  cobiçada Riviera Francesa.  Esta fragrância feminina e inebriante inunda o ar. Época de colheita!


Na fitoterapia tem efeito adstringente, analgésico, anti-reumático, antibacteriano, antidiarréico, demulcente, digestivo, emoliente, estimulante, estomáquico e hipertensivo.

De acordo com o país de origem pode ser chamada de:
Alemanha - Süsse Akazie
Brasil - Acácia, esponjeira, espinilha
Espanha - Aroma creolo, Cachito, Huisache
Estados Unidos - Mimosa
França - Mimosa, Acacie odorante
Inglaterra - Cassie Flower, sweet acácia, fragrante acacia
Itália - Acacia farnese
USA - Mimosa, Opoponax (?)

Referências: Imagens de Robertet/M.Roudnitska, fontes textuais Wikipédia, M. Roudnitska, Atison Essential oil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!