Paco Rabanne faz perfumaria marcante.
Difícil esquecer da intensidade aldeídica de Calandre (1969), a doçura profunda e delicada de Paco Rabanne Pour Elle (2003), ou a popularidade das séries XS e Black XS Men e Women (1994). Igual sucesso alcançaram os lançamentos de 1Million (2008) e Lady Million (2010).
Apesar da repercussão obtida pelas versões douradas dos perfumes Million também considero impressivos os aromas florais, apimentados e insinuantes, de Ultraviolet (1999) e seus flankers.
Paco Rabanne Pour Homme (1973) é um ícone fougere aromático no estilo verde adstringente das fragrâncias dos anos 80.
O controvertido Invictus (2013) divide opiniões com estilo amadeirado, picante e cítrico, que evoca o travo de junípero.
Fazendo uma retrospectiva percebo que esta casa prima pelas fragrâncias intensas e personalíssimas, criações de "narizes" muito conceituados e competentes.
Nada insosso enraíza na grife espanhola e Olympéa segue a regra.
Na primeira impressão senti uma autêntica "bomba" dos anos 80 centrando o aroma na baunilha picante e temperada.
Pirâmides olfativas citam baunilha e sal o que me fez pensar na modernidade de caramelo salgado, o queridinho de chefs de cuisine.
Que cheiro é este? Nada mais que a velha amiga baunilha temperada e salinizada como se tivesse ganhado um dourado de praia.
Este diferencial faz Olympéa impressionar os sentidos. Alguns provavelmente torcerão os narizes, Outros soltarão suspiros de surpresa.
Inspirada na Grécia moderna, no calor das competições e vitórias, abre em bouquet branco, ligeiramente exótico, revestido de cítricos aquáticos. Um toque de frescor...
Rapidamente veste embriagante e incomum baunilha, servida sobre uma bela tábua de madeira clara.
No drydown existe doçura acolhedora de flores abraçadas pelo lenho suave e ambarado. Uma pitada de talco, outra de sândalo associadas a sensação amadeirada de cashmere. Um toque de suavidade.
Olympéa Intense percorre caminho semelhante entremeado por madeiras que perderam o aveludado. É um revés sombrio e carnal que suprime flores ressaltando notas agridoces, secas e amadeiradas.
Finalmente Olympéa Acqua Eau de Parfum Légerè aparentando acorde úmido e refrescante composto por cítricos, suspiros de frutas vermelhas e flores aquáticas. Não perde a alma original, dividida entre baunilha exótica e madeira aconchegante.
Todas as versões mantém identidade primordial, assinatura caracterizada pela salinidade marinha embrulhada nos favos de baunilha. Em suas variações permanece constante projeção intensa e aroma marcante.
Se houvesse um dia dedicado à Olympéa começaria no frescor da manhã com duas gotas de Acqua Légerè, temperadas durante a tarde pelo eau de parfum original, e reafirmadas a noite com a versão Intense.
Provavelmente no dia seguinte restariam pegadas deste caminho. No ar apenas a doçura de sândalo, resquícios de jasmim e baunilha da primogênita Olympéa eau de parfum.
Espero que qualquer exemplar da coleção habite meu armário, em algum momento. Hoje, neste tórrido verão, certamente a versão Acqua. Quando ventos gelados baterem a porta Olympéa edp e Intense serão bem-vindos.
Olfatos que abraçam fragrâncias doces porém contidas e frescas, como 212 tradicional, Light Blue, Burberry Women, Chance Tendré, Dolce, Hugo Boss Nuit, talvez considerem o eau de parfum tradicional e intense demasiados. Acqua seria opção mais próxima.
Ficha Técnica - Olympéa edp
Família Olfativa: Oriental Floral, 2013
Gênero: Feminino
Perfumista: Loc Dong, Anne Flipo, Dominique Ropion
Designer: Paco Rabanne
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Campanha: Top model brasileira Luma Groth
Frasco: Design de Marc Ange
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Mandarina verde, flor de gengibre, jasmim d'água
- Coração - Baunilha, sal (notas marinhas ozônicas e picantes)
- Base - Âmbar cinzento, madeira de sândalo e madeira de cashmere
Ficha Técnica - Olympéa Intense
Família Olfativa: Oriental Floral Animalic, 2016
Gênero: Feminino
Designer: Paco Rabanne
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Campanha: Modelo brasileira Luma Groth
Frasco: Design de Marc Ange
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Grapefruit, jasmim, flor de laranjeira
- Coração - Sal, baunilha
- Base - Âmbar, madeiras
Ficha Técnica - Olympéa Acqua Eau de Parfum Légerè
Família Olfativa: Floral Aquático, 2018
Gênero: Feminino
Perfumista: Loc Dong, Fanny Bal
Designer: Paco Rabanne
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Campanha: Modelo brasileira Luma Groth
Frasco: Design de Marc Ange
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Flores de Limoeiro, clementina (mandarina de Canton)
- Coração - Jasmim, lírio d'água ou lótus, notas solares
- Base - Baunilha, sal, âmbar cinzento, madeira cashmere
Vídeo publicitário de Paco Rabanne
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!