Pin It button on image hover

domingo, maio 27, 2018

Profumerie di Firenze

Entrada do bairro italiano  "Santa Felicidade" em Curitiba.
O Sul do Brasil é muito italiano!
Boa parte de imigrantes  que originaram a atual população brasileira no Sul era italiana. Somos fruto da mistura de muitos povos europeus e orientais, ma l'italiano è molto presente! Principalmente nos sabores e odores gastronômicos,  e falando em cheiros...


Profumi!
Na Itália proliferam  negócios de perfumaria, artesanais e industriais, de alta qualidade.
Em Florença  dezenas de perfumarias antiquíssimas são produtivas.
Além de toda ancestralidade relacionada ao Renascimento esta cidade histórica foi no passado considerada "capital do perfume".


O status se devia a corte de Catarina de Medici (1519) que estimulava a arte da perfumaria.
Segundo a história, Caterina chegou em Marselha para casar com Henry, Duque de Orleans e futuro rei da França, acompanhada do seu perfumista pessoal Renato Bianco. Este apresentou à corte francesa a arte da perfumaria italiana. Os participantes da comitiva levavam no pescoço esferas de metal contendo ervas e pomadas perfumadas. Assim se protegiam dos maus odores emanados pelos franceses...rssss.
Caterina de Medici foi considerada uma grande influenciadora dos hábitos e etiquetas na corte francesa.
Entre os negócios de perfumaria mais tradicionais  e modernos podemos citar, e quiçá visitar:
 

- Farmacia SS Annunziata  que funciona desde 1561.  Na Via dei Servi, 80. Fundada pelo químico Domenico di Vicenzo que foi o primeiro a gerenciar a Santíssima Annunziata Pharmacy. Segue os preceitos de rigoroso controle de qualidade que orientava os boticários ancestrais.


Officina Profumo Farmaceutica Santa Maria Novella , casa fundada em 1612.  Sua tradição iniciou com o  trabalho dos frades dominicanos que manipulavam plantas, extratos e óleos aromáticos. Lacqua di Rose  nasceu em 1381 como produto desinfetante , utilizada para combater a peste. Em 1533 criou - se um perfume exclusivo para uso da regina Caterina dè Medici.


- Antica  Spezieria Erboristeria San Simone, fundada em 1700, situada na Via Ghibellina. Perfumes artesanais e personalizados. Sabonetes artesanais. perfumes para ambiente. Também é escola de perfumaria iniciada em 1993 sob a orientação da dottª Fernanda Russo.


- Speziere di Palazzo Vecchio, Dott. Givanni Di Massimo na Via Vacchereccia, Piazza Signora. Em 1978 o farmacêutico Dr. Massimo  estudava plantas e fitoterapia, escrevendo um livro - Libro dele Erbe - sobre o assunto. Nesta época decidiu se dedicar ao ofício de boticário e perfumista. em Florença desenvolveu a linha Profumi di Firenze. As fórmulas são inspiradas nas antigas receitas do livro Muschiari , da perfumaria exercida na corte de Caterina de Medici.


- Accqua Del Elba na Via Calzaiuoli. perfumaria que se inspira nos odores, cores e magia da ilha de Elba.


- Officina di Tornabuoni  na Via Tornabuoni. Oferece fragrâncias para uso pessoal, cremes e produtos para hiegiene e cuidados com a pele. Funciona de maneira tradicional valorizando atendimento caloroso e personalizado, segundo comentários de viajantes. São quatro gerações trabalhando com produtos naturais.


- Anttica Officina del Dottor Vranjes  na  Via dela Spada. linhas para ambiente, carros e cuidado pessoal;  refinadas e tradicionais.


- Erboristeria Gremoni em atividade desde 1716 na Via Faenza. Gerenciada familiarmente desde 1700s é especializada em ervas aromáticas, chás, extratos e óleos essenciais de plantas nacionais e importadas. As receitas centenárias foram transmitidas de pais para filhos. Uma receita de vinagre e óleo e melaleuca data da época da peste medieval. Existem receitas de lavanda calêndula e mel passadas pelas nonas para cuidar da pele. Pomadas de arnica inspiradas nos conhecimentos dos montanhistas e óleos de cíclame  usados pelas donas-de-casa inspiram receitas modernas.


- BbFragrance na perfumaria artística de Beatrice Bernochi na Via Volta a Calenzano. Inspirada em flores e plantas que nos rodeiam foi criada em 2015. É um laboratório de perfumaria artesanal de Beatrice Bernochi.


- Officina Mary Anny Florence com perfumes personalizados. Linha cosmética natural certificada desde 2008 quando surgiu a Linha Tusca.  Usa principalmente óleo de oliva e babosa. Basicamente empresa de cosméticos.


- Mirko Buffini Firenze, na praça Beccaria oferecendo perfumes inovadores. procura uma visão moderna da antiga arte de perfumaria fiorentina.


- 1'Ò Profumo na Via Pietrapiana. Cosméticos naturais para propiciar bem-estar. foto de Moreno Ceccarelli


- Aromântique  na Via Dei Macci. De Maria Letízia Longo é uma botica onde  os processos visam o bem estar , a transmissão de energias benéficas através dos produtos elaborados. As essências são criadas através dos princípios da aromaterapia. oferece cursos com experiências olfativas e criação de perfumes pessoais


- Aquaflor Firenze na Borgo Santa croce, 7 é perfumaria de luxo artesanal especializada em artigos finos.
- Divina Essentia na Via de Servi. Linha de dermatocosméticos naturais que seguem os princípios holísticos e de aromaterapia. Oferece óleos essenciais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!