Pin It button on image hover

terça-feira, fevereiro 20, 2018

Mitti Oil - Chuva e Terra Molhada


Durante a semana estive imersa em leituras e logada nas mídias para entrar em contato com amigos, perfumistas, colecionadores, aficionados. Buscando opiniões, esclarecimentos e recomendações  para o texto sobre Agarwood, que ainda não terminei.
Como disse uma perfumista que conheço... muitos fazem fragrâncias Oudh. Descobri que é verdade.
Justamente porque muitos fazem, porque os derivados sintéticos não são muito fiéis,  e o óleo natural é caríssimo, mais que ouro, estou sendo cuidadosa.
Para ser correta nas afirmações e para elaborar uma listagem de boas fragrâncias.
Nesta atividade contactei  Roxana Villa que citou um perfume sólido da sua perfumaria botânica e natural: Roxana Iluminated Perfume.


Atraiu-me a formulação, sólida, não muito comum no Brasil. Conheço alguns perfumistas do Hemisfério Norte que o fazem rotineiramente. Os modernos alquimistas da perfumaria...
Com o nome na manga - Terrestre - fui em busca de imagens do conceito e notas olfativas no site da perfumaria.
Segundo a perfumista Roxana  a fragrância chama-se Terrestre porque é o vocábulo para o que vem da terra,  em francês  -  Coincidentemente em português também.
Tem como propósito representar a sinergia entre madeiras e resinas botânicas com acentos verdes. Um aroma terroso em  homenagem ao planeta terra.
Eu gosto de verde! Da natureza, da cor, e dos perfumes verdes!
Fui curiosa para as notas olfativas:  Cera de abelha, jojoba, essências de plantas, oudh, incenso, patchuli, vetiver, rosa indiana, toques de gálbano e destilado de terra indiana.
Como?


Procurei na internet e não encontrei a citada terra indiana..
- Oh my goodness!  Roxana help me.
E veio a resposta nas palavras da própria perfumista:
-"Distilled Indian earth is Mitti, an absolutely beautiful attar that is made by distilling patties of Indian earth that were made from soil after the first monsoon rains and that then were have baked in the sun into sandalwood."
Fiquei olhando a mensagem e sorrindo...que lindo!


Colher o barro após a primeira chuva, fazer pequenos artefatos e temperar com sândalo para obter um attar maravilhoso, primitivo, artesanal, puro.
O que poderia ser mais primordial e essencial que o próprio barro?
Obrigada Roxana. Ensinou-me uma nota preciosa.


Mitti Oil - Attar
Segundo descrições que encontrei, quando a primeira chuva das monções cai no solo seco e ensolarado, ao redor  do sagrado rio Ganges, emana um perfume terroso  e inebriante .
A ancestral técnica oriental de destilação do attar tenta capturar esta essência mística.
O nome botânico desta mistura seria : Santalum album and Mitti baked earth. Algo como terra cozida com sândalo indiano branco. Para obtenção o método tradicional é a hidro-destilação.
O uso é diversificado. Na perfumaria certamente é uma nota esplêndida. Desodoriza higieniza e acalma a pele. É aplicado nos pontos de pulso e meridianos durante a meditação. Reequilibra o Sistema Nervoso.
Em resumo é o cheiro da terra molhada, o maravilhoso cheiro da chuva e da terra molhada..


Arte Irmã no livro Descoberta da Índia de Jawaharlal Nehru
- "O Ganges, acima de tudo, é o rio da Índia, que manteve cativo o coração da Índia e atraiu incontáveis milhões às suas margens desde a alvorada da história. A história do Ganges, de sua fonte ao mar, dos tempos antigos aos modernos, é a história da civilização e da cultura da Índia, da ascensão e queda de impérios, de cidades grandes e orgulhosas, de aventuras do homem."

Imagens: Arte de Yoko Tanjl;  Roxana Iluminated Perfumes; Etsy; Natural Essential Oils;Chromolithograph,"Indian woman floating lamps on the Ganges," by William Simpson, 1867






2 comentários:

  1. Thank you for the sweet nod to Terrestre and fun exchange! It's a pleasure to share my love of the rich tapestry of essences botanical perfumers get to work with.

    ResponderExcluir
  2. Hi Roxana. It was really delicious to research Mitti. A beautiful concept. Very grateful for the kindness sharing your knowledge. Botanical perfumery is modern alchemy. It has ancestral roots. Fragrant hug de Elisabeth

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!