Pin It button on image hover

terça-feira, dezembro 26, 2017

Perfumando a Pele


Amamos parfum, eau de parfum, eau de toilette, eau fraiche, eau de cologne...entretanto existem outras  maneiras muito eficientes de perfumar pele.


Talco
Algumas décadas atrás encontrávamos no comércio grande variedade de talcos.  Este pó fino e delicado é obtido do mineral esteatita, sendo usado para suavizar e acalmar irritações na pele desde o antigo Egito.
Além da cosmética tem aplicação em fármacos, e indústria de alimentos vista que é elemento inerte, não reagindo quimicamente com nosso organismo se sobre a pele ou ingerido.


Hoje o consumo de talco para higienizar e perfumar a está diminuído permanecendo ótimo recurso para aliviar as irritações na cútis delicada de bebês. Competem com o talco em pó as formulações líquidas ou cremosas chamadas talco líquido.


Apesar de ter diminuído a oferta nas perfumarias e farmácias do Brasil  ainda são comercializadas  marcas tradicionais  perfumadíssimas e muito agradáveis. Inclusive importadas.



Óleos e Loções Cremosas
Estas formulações  além de desodorizar,  hidratar e suavizar a pele perfumam de forma prolongada, devido a presença de óleos essenciais ou essências.
Grande parte dos produtos comercializados fazem parte ou são pensados numa linha de perfumaria cuja fragrância é o carro chefe.


Porém alguns  perfumam de forma tão intensa que o perfume  atua como coadjuvante. Todos reforçam e fixam o aroma da fragrância.
Attars apesar de serem  perfumes oleosos isentos de alcoóis constituem um capítulo a parte, e muito especial, no ritual de se perfumar.
Diferem dos óleos e loções  cuja finalidade principal é o tratamento de pele sendo usados em quantidades mínimas como um parfum ou eau de parfum.


 
Sabonetes
Mesmo que a função principal seja higienizar grande parte das fórmulas de sabonete, líquido ou em barra, contem fragrâncias.


Há quem prefira  os minimamente perfumados ou necessite usar sem fragrância devido a sensibilidades variadas. O mercado atende estas necessidades, porém a disponibilidade de sabonetes perfumados é imensa.



Modernamente  o consumo de sabonetes artesanais cresceu de forma considerável. A busca do natural e  personalizado tem provocado novas expectativas  e exigências. ( Imagem de Natural da Terra- Saboaria e Afins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!