Pin It button on image hover

sexta-feira, outubro 02, 2015

Niche Perfumery versus Luxury Perfumery


Perfumaria nicho é um rio caudaloso com muitas ramificações. Alguns afluentes fortes quase caracterizam o rio principal.
Conforme  a abordagem em outro artigo podemos deduzir que compreende inúmeros caminhos, como a perfumaria botânica por exemplo, que utiliza estritamente  matéria prima natural. Óleos, ceras, concretos  e extratos botânicos.
Entretanto uma questão foge a classificação de acordo com natureza das composições ou  fórmulas.


Existe luxo em toda fragrância niche?
Sim e não!
Há luxo se pensarmos em concepção primorosa, na escolha cuidadosa dos componentes naturais, no longo tempo dedicado a pesquisa,  na elaboração talentosa da fórmula. Neste caso nos deparamos com a luxuosidade do bem feito. Do especial que transcende valor monetário.


Este é o luxo da raridade, do minoritário que caracteriza trabalho de poucos.   Do produto de artesão/artista que não se preocupa apenas com a larga escala e uma curva ascendente de lucro.
Faz pela coisa em si. Faz com amor, ou por amor. Pratica uma vocação, ou talento.
Difícil  de encontrar numa indústria multinacional, mas possível. Águas caudalosas com muitas direções...


O luxo inerente apenas  à concepção material difere do anterior, conceitual.
Caracteriza  o objeto que distingue  rico do pobre,  privilegiado do sofrido. É derivado do ato de obter um objeto de altíssimo valor,  não disponível à maioria da população. Símbolo de status que determina posição social e econômica.
Este objeto pode ser impecável, de alta qualidade... ou não. O importante é que seja raro, devido ao  alto custo monetário.


Uma fragrância pode ser  niche na concepção mais pura e conceitual e também luxuosa no sentido de  cara?
Acredito que sim!
Como disse perfumaria niche é um rio volumoso com muitos afluentes e  grande combinação de características.
Nesta ampla gama de composições  encontramos joio, encontramos  trigo,  e  algumas vezes encontramos magníficos  ovos dourados.

Imagens: Claire Marschack paints, gardênia amarela, "Here Comes Rain" by Diana Elena Chelaru, Golden coins, golden egg , chaff and wheat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!