Pin It button on image hover

quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Weblogs Brasileiros em Perfumaria - Registro Histórico


Brasil é considerado um dos maiores consumidores de perfumes e cosméticos e,  em alguns momentos, ultrapassa  o volume de compras  dos Estados Unidos e  países europeus.
Paradoxalmente  o cenário de informações técnicas e  literárias físicas  ou virtuais era pouco produtivo até entrarmos no novo século .
Foi impulsionado pelas publicações  em blogs  que não utilizavam subsídios astronômicos,  ou dependiam apenas do empenho de colecionadores  e estudiosos da perfumaria.


A blogosfera do Brasil, ou pelo menos escrita por brasileiros,  começou lá fora. Com o blog de Nelci Sampaio, carioca da gema,  que vive na Bélgica onde exerce atividades na literatura e administração de empresas..

 Perfumes & Etc - Maio de 2008 - Autoria de Gaelle ( Nelci Sampaio)


Quase simultânea surgiu outra publicação  de Simone Shrit que  divide seu tempo entre o Brasil e a Europa onde viveu durante alguns anos.


Mais que Perfume - Julho de 2008 - Autoria de Simone Shirit


 Com residência  em solo brasileiro na mesma época surgiu o blog  da administradora paulista  Cristiane Gonçalves, que se tornou popular entre os internautas  das comunidades do  Orkut.  No momento está desativado.

 Perfume da Rosa Negra - 2008 - Desativado


Inspirada na dedicação destas três autoras e na excelente blogosfera internacional alimentei uma ideia. Embasada no conhecimento acadêmico de bióloga/bioquímica, na paixão pelos aromas, e com o apoio técnico de Gaelle criei o blog Perfumes Bighouse em janeiro de 2009; oficialmente inaugurado na plataforma  blogger em 3 de fevereiro de 2009. Posteriormente mudou de hospedagem e nome passando a se chamar Perfume Bighouse,  até a atualidade.

Perfume Bighouse - Fevereiro de 2009 - Autoria de Elisabeth Casagrande

Além da blogosfera nacional e internacional, comunidades em  redes sociais como Orkut, Twitter e  Facebook,  onde  aficionados de perfumaria trocam ideias, frascos usados e amostras, compram e vendem perfumes, alimentaram a vontade de vários e jovens autores . Perceberam nesta atividade envolvente a  oportunidade de ingressar no mercado da perfumaria, ou simplesmente se fazer ouvir em seu próprio espaço.
Esta lista não para de crescer, felizmente.
A medida que forem aparecendo estes sítios  virtuais perfumados estarei adicionando,  para que façamos um registro histórico destas publicações em perfumaria, se possível acrescentando informações sobre cada  blogueiro(a).


Inaugurado em 2009, pausou suas atividades em 2010 retornando à blogosfera no corrente ano.
Floral e Amadeirado - Abril de 2009 - Autoria de Luciana Marques


 Perfume na Pele - Março  de 2009 -  Autoria de Vanessa Anjos


Van Mulherzinha - Outubro de 2009 - Autoria de Vanessíssima


Village Beauté - 2010 - Autoria de Dâmaris O.B.Silva - desativado


O Perfumístico - 2010  - Autoria de Fabio Condé


Odorata Parfums - Maio de 2010 - Autoria de Cris Bazoni



 Perfumólatras  - Julho  de 2010 - Autoria de Adriano Guimarães



PDD - Perfume do Dia - Outubro de 2010 - Autoria de Henrique



 Amo Perfumes - Janeiro de 2011 - Autoria de Daniela e Denise

A Louca dos Perfumes  - Agosto de 2012 - Autoria de Diana Alcântara


Parfums Et Poesie - Agosto de 2013 - Autoria de Lily Loon


Le Monde Est Bleu - Agosto de 2013 - Autoria de Juliana Toledo


 1 Nariz  - Agosto de 2013 - Autoria de Denis Pagani


Perfumart - Outubro de 2013 - Autoria de  Cassiano Silva


Parfumée - Dezembro de 2013 - Autoria de Priscila Lini


A Estante Perfumada - Janeiro de 2014 - Autoria de Mariana Rocha


 Templo dos Perfumes - Fevereiro de 2014  - Autoria de Cris Nobre


 Pimenta Vanilla - Março de 2014 - Autoria de Carla Biscaglia


Ego in Vitro - 24 de maio de 2014 - Autoria de Daniel Barros

18 comentários:

  1. Que orgulho ter meu humilde blog citado em seu post, Elizabeth, minha musa! Tanto bebi em sua fonte de dos blogs citados por vc, + que Perfume, Rosa Negra, e hoje me enche de orgulho estar entre eles! Biejos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana. Obrigada flor! Creio que todos devemos nos sentir honrados sendo pioneiros nesta forma de publicação informal, de literatura e crítica virtual que se tornou marcante; diria mesmo que de importância para a divulgação dos conceitos, marcas, fragrâncias e perfumistas relativos à perfumaria mundial. Durante grande período de tempo senti necessidade desta forma de comunicação no idioma pátrio, com a ótica dos conterrâneos. Certamente com o passar do tempo alcançaremos a diversidade e oferta de leitura virtual que vemos no hemisfério norte, americano, europeu ou mesmo do leste, que são pródigos em blogs e sites literários; técnicos e de crítica. Que aqui sejam todos igualmente pródigos em informações e qualidade. Estamos nos encaminhando com empenho para tal E temos a honra de sermos os que abriram este caminho, as custas do próprio esforço, muitos não subsidiados por nenhuma empresa. Conto com vocês para me ajudarem neste registro, trazendo informações, comprovações e adição de blogs que ainda não conheço.Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  2. Oi Beth! Tem meu humilde Parfumee (no ar desde 11/2013)... Novidades perfumadas diretamente da bela e quente Foz do Iguaçu, e todas as suas tentações 'internacionais'... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila. Seu blog é uma gracinha, seu filhote, seu espaço. E Foz do Iguaçu...nem me fale. Uma tentação com todos aqueles perfumes deliciosos esperando por nós do outro lado da ponte. E mais acessíveis que os terrivelmente caros e taxados do território brasileiro. Poderia dizer até que são proibitivos! Quero ir a Foz este ano. Vou te visitar. Beijocas

      Excluir
    2. Venha mesmo! Farei as vezes de guia turística, com muito gosto! Beijão

      Excluir
    3. Iremos as compras ... nos cantinhos perfumados! Hehehehe. Beijocas

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada Cris. Um registro necessário! A nossa blogosfera começou timidamente com dois ou 3 blogs e agora ...que beleza , quase vinte blogs sobre perfumaria ativos. De autores brasileiros, e talvez existam vários que não conhecemos, apesar de ser um círculo ainda pequeno e fechado.Beijocas

      Excluir
  4. Comecei com o blog por acaso, por amar perfumes. Foi a melhor coisa. Fiz amigos e aprendi muito. Naquela época, já tinha seu blog como inspiração. Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Eu também Cris. Fascinada pela perfumaria sofria nas traduções trôpegas do inglês, francês, italiano, espanhol...nada em português, com espírito e olfato brasileiro. Até encontrar as comunidades e 3 ( três! ) iniciativas brasileiras. Foi uma dádiva. Nesta época em 2009 já tinha uns 3 ou 4 anos de pesquisas e experimentação. Atrevi-me e nasceu o Bighouse. Hoje fico feliz vendo que neste caminho vieram outros. Espero que continuemos como um grupo coeso e interativo, cada vez mais empenhado em difundir a arte de perfumar.Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Cara muuuuito legal esse post, um bela apanhado heim!
    parabéns, pelo carinho com os outros blogs (sim eu vejo isso como uma demonstração de carinho)

    como sou "novo" nesse ambiente de resenhas perfumudas pra mim foi um presente esse seu post pois assim pude ter mais fontes pra me informar e me divertir - até prq vamos combinar que alem de informativo esses blogs são muito divertidos e instrutivos. Alias outro ponto positivo em todos os blogs que vc citou é o comprometimento em fazer um bom trabalho, são resenhas e noticias muito bem elaboradas e comprometidas.

    Voce minha cara Elisabeth e todos os demais blogueiros estão de parabéns :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael. Seja bem-vindo. Somos conterrâneos de cidade e profissão! Na verdade primeiramente sou bióloga. Fiz Bioquímica após a conclusão daquele curso.
      Obrigada, blogar é uma delícia apesar de exigir bastante esforço, pesquisa e estudo para acrescentar algo de valor. Bom é a diversidade, pois cada um tem seu estilo, sua "signature" assim como os perfumes.Provavelmente a listagem está incompleta apesar do circuito perfumado ser pequeno e a maioria se conhecer através das comunidades de redes sociais. Procurei sua página da web no perfil e não encontrei. Você optou por não mencionar ou esqueceu? Beijocas de Elisabeth

      Excluir
    2. Olha só de profissão tbm! que legal :D
      vi que age tbm como professora, bem a docência é pra mim uma pretensão futura rs

      realmente cada blogueiro citado tem sua assinatura eu particularmente gosto de todos. Suas resenhas mesmo são de um esmero impar , o design do blog conferindo uma atmosfera mais onírica, sua atenção com os comentários ... gosto muito :)

      Quanto a minha "web page" deveras nao tenho, sou meio relutante a essas exposições exacerbadas das atuais redes ditas "sociais" ... (tentei manter uma conta no twitter mas me desapeguei tbm (capricórnio sabe hahaha)

      então é isso
      bjos e té mais
      :D

      Excluir
    3. Sim, atuei décadas no magistério do 1º ao 3º grau. Gosto muito de fazer meus layouts . É relaxante. Faço tudo no blog, sou o bloco do "Eu Sózinha" hehehe.Também gosto de interagir. A proposta do Bighouse está no nome...Casagrande. Para receber os colegas, amigos, leitores enfim. Beijocas.

      Excluir
  7. Comecei a aprender sobre perfumaria acompanhando o seu, Beth, após anos atrás procurar por resenha do Tom Ford Purple Patchouli e felizmente caindo aqui no seu cantinho. Andei sumido por aqui, mas....lembra de mim? Rs. Vou confessar e "prontofalei": você é a "the best"! Imagino o trabalhão de manter um blog como o seu, mas por favor, não nos abandone! Bjo carinhoso.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ubiratan. Obrigada! Que bom vê-lo por aqui. Tenho muitos leitores desaparecidos desde que perdi mais de mil seguidores, quando troquei o site de hospedagem... Realmente é muito trabalho, pois sou a única responsável, a "faz tudo", sem nenhum subsídio. Mas é um prazer escrever aqui. Embora em ritmo mais vagarosos ele continuará até ...quando der. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  9. Satisfação enorme em ver meu siteblog mencionado aqui. Muito obrigado, minha querida. Sucesso sempre, e um bom rastro perfumado por onde passar! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano é um prazer fazer este registro. Espero que fique para o futuro mostrando como a iniciativa de 2 ou 3 abriu espaço para toda uma confraria. Beijocas de Elisabeth

      Excluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!