Pin It button on image hover

terça-feira, fevereiro 17, 2015

Valentine's Day, Carnaval e Perfumes - Távola 11



Para brasileiros pode-se dizer que  o Valentine's Day do Hemisfério Norte, ou Dia de San Valentim, é um preview, como tem acontecido com frequências nas coleções fashion em lojas de grife. Nosso dia dedicado aos casais enamorados acontece somente  em 12 de junho, dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro!
Esta tradição presume-se que iniciou  quando o Imperador Claudio II  proibiu casamentos em tempos de guerra, sendo desobedecido pelo Bispo Valentim, que continuou celebrando bodas as escondidas.
Tornar-se o patrono dos namorados custou-lhe a liberdade e a vida. Descoberto e sentenciado, o mártir católico foi morto em 14 de fevereiro, cuja data também é  véspera da festa pagã romana Lupercais, envolvendo rituais para a fertilidade...
Enquanto prisioneiro o Bispo se apaixonou pela filha do carcereiro com quem trocava cartas de amor, e assinava  " Seu  namorado" ou Seu Valentim".
Registros datados da Idade Média  indicam que este dia também marca o início do acasalamento dos pássaros.
Festividade comemorada principalmente nos países  anglo- saxões, difundida pelo mundo, tornou-se  hábito nos Estados Unidos,  principalmente pela troca de cartões entre apaixonados.
Em 2015 coincidiu com o carnaval brasileiro e muuuito calor! Desta forma a racionalidade indicaria o uso de perfumes leves e frescos.
Entretanto como "o coração tem razões que a própria razão desconhece", todas as famílias olfativas são bem-vindas, desde que para cada um combine  com sedução ou amor.
Leia  nas resenhas abaixo as sugestões apaixonadas de Perfume Bighouse:

- Dia Dos Namorados  - Valentine's Day 

- Namorados e Perfumaria

- Valentine's Day  e Perfumaria

Leia  também o que outros autores da Távola escrevem sobre o assunto
-  Floral e Amadeirado ( Luciana Marques)
- Parfumée ( Priscila Prini)
- Templo dos Perfumes ( Cris Nobre)

Fontes: Wikipedia

8 comentários:

  1. Oi, Beth! Dessa vez não consegui postar em tempo. Achei em seu post a citação de dois perfumes que fatalmente entrariam em minha sugestão: Eternity e Paris... Claro: levando em conta o lado romântico do tema. São buquês florais que me trazem o fim dos anos oitenta e toda a delicadeza das rosas e das violetas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris. foi uma pena, o Carnaval dispersou os perfumólatras... Florais são eternos românticos mesmo. Adoro. Rosas e violetas então...imperdíveis. Ficamos a esperas de mais resenhas com perfumes apaixonados, ou apaixonantes. Bjocas

      Excluir
  2. Oi Beth o/ Nossa, o Bighouse tem tanto material riquíssimo!!!! É sensacional passear pelas postagens :3 Beijos \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Então flor...É tempo na estrada. Houve época que escrevia diariamente. Atualmente estou mais contida com o volume das publicações, porém continuo apaixonada pela perfumaria. Estas postagens são antigas. repaginadas e postadas novamente em 2014. Quando mudei o Big de endereço suprimi algumas que voltaram com o tempo. Ainda tenho mais de uma centena para reeditar. rssss. Beijocas

      Excluir
  3. Como visitar o Bighouse e ficar em uma só página? Lista enorme, para todos os gostos e amores... E agora, quem agradaremos, Santo Antônio ou São Valentim?!? Vamos nos dois! Beijos Beth!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri. Bom,aqui são pelo menos 3 opções ...hehehehe. Mas como todo dia é bom para amar podemos incorporar na nossa tradição o San Valentin carnavalesco também. Obrigada pelo carinho. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Adorei reler seus posts aqui linkados! E adoro ler a história por trás das datas festivas! Bjos Beth!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana. E é gostoso escrever sobre estes assuntos românticos...perfumes de personagens, de enamorados, de gente que tem história. Beijocas.

      Excluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!