Pin It button on image hover

quinta-feira, janeiro 15, 2015

Que Jeans Veste Seu Perfume? Távola 10


- O que é do gosto,  regalo da vida!
Lá pelos meus 16  havia uma febre entre as garotas fashionistas, calça Lee ( via Paraguay) no monótono look  "jeanscamisajaqueta".


Sentia-me a ovelha negra do bando, pois não via graça  naquela peça desconfortável, de tecido grosseiro e rígido, usada em todas estações e ocasiões.
Sonho de consumo era o pretinho básico, calça de couro ou  tailleur (saia mini) privilégio das mais velhas, ou melhor, das adultas. Vivíamos códigos de moda bem delimitados.


Vestidinho preto, sinônimo de elegância, também simbolizava emancipação, liberdade de decisão, que me parecia mais atraente do que o simples ato de "juventude rebelde" numa calça jeans desbotada.
A princípio jeans lavado não fazia muito sucesso aqui,  embora as mais ousadas não usassem o ferro de passar, nem vinco na sua preciosa Lee.
Posteriormente conseguíamos as desbotadas com os tradicionais banhos de hipoclorito e "batendo na pedra".


Não faz tanto tempo assim. Talvez três décadas?  Um pouquinho mais?
Para desfazer a impressão da descendência direta de Matusalém explico: moro numa capital de vocação conservadora, que já foi muito cautelosa com mudanças, inclusive as do vestuário.


Ironicamente,  ladeando o jeans básico,  perfumes agressivos, vibrantes, densos e  complexos marcaram presença nos anos 70 e 80.
Segui amando o  pretinho curinga e evoluí para dois  jeans no guarda-roupa: um desobediente vermelho desbotado e o floral estampado.


Tradicionalista ou transgressora da transgressão?
Sabe-se lá... talvez concorde com Platão na sua teoria das ideias precursoras dos objetos. Nasci com algumas formas (ou almas) na cabeça... 
Entretanto não dispenso  perfumes básicos entre meus numerosos estilos olfativos. Curingas que se amoldam a qualquer situação.
Ahhhh...estes dispensam até a filosofia.

- Qual jeans veste seu perfume?
 

O APAIXONADO  - Antílope eau de parfum by Weil - Na atração do couro, do animalic cheiro de pele, se expressa a paixão dos sentidos.


O ARROJADO - Safari Women by Ralph Lauren - Marcante em personalidade agreste e tons florais verdes.


O CASUAL - Chypre d'Oriente eau de toilette by Molinard - Ares  blasè  no equilíbrio clássico e elegante de chypre oriental.


O CLÁSSICO - Dèliria eau de parfum - Explosions D'Emotions by L'Artisan Parfumeur - Originalidade da composição aromática faz um belo  contraponto à formalidade clássica.


O  CORPORATIVO - Skin on Skin - Explosions D'Emotions by L'Artisan Parfumeur - Sofisticação vibrante amenizada em tons pastéis. Nem só de preto vive a elegância!


O DESPOJADO - She Wood by Dsquared - No encanto das coisas simples, belas e naturais e  das frescas violetas sobre madeiras úmidas.


O ESPORTIVO -Eau de Cartier Concentrée by Cartier - Energizante nas madeiras intensas e ácidas.


O FASHIONISTA - Organza eau de parfum by Givenchy - Floral oriental e luxuoso, como ainda é a alta costura.


O MINIMALISTA - Infusion D'Íris eau de toilette by Prada - Elegante e clean  destaca-se pela beleza e frescor da composição.


O NATURALISTA - Fig Leaf & Sage - Aromatics  Blends kiehl's - Encantador através  das cores e aromas de folhas, flores e frutos naturais.


O PROVOCATIVO - Amaranthine eau de parfum by Penhaligon's - Malicioso, feminino e íntimo.


O OUSADO - Womanity eau de parfum by Thierry Mügler -  Busca a feminilidade em flores, figos e maresi.


O REBELDE - Jannat Ul Firdous by Swiss Arabian - Doce, porém condimentado e instigante.



O ROMÂNTICO - Elisabethan Rose by Penhaligon's - Farfalhar doce e romântico das pétalas de rosas junto ao tremular das violetas.


O ROQUEIRO - Kouros  by Yves Saint Laurent - Controverso, intenso, urbano e animalic o antagônico kouros sai para a balada ...


O SEDUTOR - Dahlia Noir eau de parfum by Givenchy - Sedução e mistério melancólico na feminina fragrância  floral. O romantismo pode vibrar.


O SENSUAL - Nu eau de parfum by Yves Saint Laurent
Traz a lânguidez das flores mergulhadas no incenso.


O SOFISTICADO - Orris Noir eau de parfum  by Ormonde Jayne - Desfile do bouquet elegantemente envolto em especiarias e incenso


O URBANO - Burberry Women by Burberry - Brilho e sofisticação clean , praticamente acadêmicos na arquitetura desta fragrância.

- Clique no nome do perfume e acesse a resenha descritiva

Arte Irmã: Detalhes - Roberto Carlos e Erasmo na voz de Maria Bethânia


Imagens: Fotos de editoriais e publicidade; ilustração Daina Cutulab

Outros autores sobre perfumaria escreveram na Mesa Redonda ou Távola sobre Perfumes e jeans e pretinhos Básicos!
Leia aqui:

- A Louca dos Perfumes ( Diana Alcântara)
- Le Monde Est Beau ( Juliana Toledo)
- Odorata Parfuns ( Cris Bazzoni)
- O Templo dos Perfumes ( Cris Nobre)
- Parfumée ( Priscila Lini)
- Parfums Et Poesiè ( Lilia de Paula)
- Perfume Na Pele ( Vanessa Anjos)
- Pimenta Vanilla ( Carla Biscaglia)


13 comentários:

  1. Que lindo seu post, Beth! Lembro-me de que as meninas de minha convivência lá nos anos 90 desejavam calças da Pakalolo (marca pra lá de brega que tinha por aqui...) e eu tinha uma Lee. E agora, como faço que cada vez mais quero o Antilope da Weil? Bjos, querida!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Di. Todas temos um item fashion na adolescência. Uma febre da moda não é? Adoro notas de couro e Antílope é prato cheio. Uso no inverno e agora me deu uma curiosidade de usar neste calorão tórrido pra ver como fica. Experimenta! Bjocas.

    ResponderExcluir
  3. Belo post, ótimas sacadas...
    Bom tempo quando Nu era acessível... Bateu saudade.

    ResponderExcluir
  4. Otimas suas memórias sobre vestuario.consegui uma mini do antílope muito feliz

    ResponderExcluir
  5. Infusion D'Iris e Eau de Cartier Concentrée são muito "jeans"... Adicionaria um patchouli bem setenta para um jeans boca-de-sino (que agora se chama flare), no melhor estilo flower power! Suas resenhas são sempre um arraso Beth! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Perfeito Priscila.O jeans boca-de-sino é um clássico muito "hippie", que resiste ao tempo com vários codinomes. Parece espião da guerra fria carregando a maleta repleta de identidades diferentes. Nada melhor que um patchuli dos anos 80! Reeditarei assim que encontrar o par perfeito, na minha cabeça...ou nariz.Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Que lista maravilhosa Beth! De tirar o fôlego. Morro de curiosidade com esses perfumes da Weil... beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju. Obrigada. É marca super tradicional.Não é de hoje que eu gosto. quero provar um lançamento mais recente para ver se eles mantém a mesma relação custo/benefício que é boa. mas do jeito que vai nossa economia...Beijocas.

      Excluir
  8. Oi Elizabeth, suas listas são sempre boas, né?!
    Cadê o link para aquela lista dos contratipos e seus originais importados. Gosto mt do Miss Dior EDP ( o de líquido marrom) , vc saberia qual o contratipo dele?
    Obrigada, Bj...Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata.Obrigada. Aquele link não existe mais. Fiz a listagem para ajudar as pessoas a encontrar o original correspondente e não ao contrário. Não sou favorável a contratipos e imitações e acabei publicitando cópias dos originais que admiro e descrevo. Não era minha intenção, entretanto esta listagem foi reproduzida em inúmeros sites; você encontrará com facilidade. Costumo colocar no final de cada resenha alguns similares em linhas olfativas. Perfumes que apresentam semelhança em algum momento da sua evolução, porém não cópias. Parecidos, da mesma linhagem, mas não iguais.Beijocas. Elisabeth

      Excluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!