Pin It button on image hover

segunda-feira, julho 28, 2014

Perfume de Escritório


Acessório imprescindível, perfume se torna  faca afiada de dois gumes quando encaramos ambientes profissionais entre quatro paredes.
Quanto mais confinado o espaço maior seria o cuidado na escolha. Menos é mais e perfumes intimistas constituem atributo de elegância.
Aromas marcantes e intensos provocam reação de desconforto, enxaquecas e irritações em muitas pessoas.
Presumindo que seja consenso não provocar tais impressões na chefia, staf de entrevista com RH da empresa cobiçada, ou  nos clientes e colegas mais próximos, existem pequenos detalhes que podemos observar.


Fugir dos gourmands com baunilhas extremas, composições de exóticas saladas de frutas, dulcíssimo cacau, aquáticos intensos e ardidos e flores exuberantes  é boa pedida.
Ambientes corporativos, ambulatoriais, hospitalares,  salas de estudo, pesquisas  e congêneres pedem fragrâncias  discretas.
Toda regra tem exceção e algumas personalidades marcantes simplesmente não conseguem despir  sua marca de impacto. Neste caso é prudente usar o mínimo do mínimo nos locais com reduzida circulação de ar, e onde existam pessoas possivelmente sensibilizadas.
Se o perfume anuncia sua presença no corredor provavelmente a dose foi exagerada. Sillage ou rastro é bom indicativo. Aura suave do aroma é mais indicado que um estandarte marcante.
Detalhe simples a ser observado é aplicação metódica, mantendo diariamente o mesmo número de borrifadas. Acomodação olfativa leva a menor percepção da intensidade do aroma, com o passar do tempo, se usamos repetidamente o mesmo perfume.


Aromas frescos, neutros e/ou amadeirados geralmente são boa escolha.
Flores como violetas, gerânios, lavandas, rosas, orquídeas e lírios agradam boa parte da população. Reserve as exóticas gardênias, Tuberosas (angélicas) e damas-da-noite  para ocasiões festivas...baladas.
Cedro, sândalo, guaiaco, pau-rosa, musgo, íris e patchuli  dos perfumes amadeirados ou verdes correm menor risco de incomodar olfatos sensíveis, quando usados com parcimônia.


Fragrâncias excessivamente doces e ambaradas, ou orientais,  são enjoativas para muitos. Sinalize com amarelo os orientais  especiados e envolventes. Ambiente profissional não necessita de glamour sensual, mas de eficiência.
Pimentas e gengibre são especiarias mais toleráveis que a intensa dupla cravo e canela.
Cítricos e ozônicos sem acidez  exagerada ou frutas explícitas constituem  bons curingas,  enquanto notas de chá e café  podem ser  neutras e confortáveis  em pequenos ambientes.
Procure experimentar alguns desta lista:


FEMININOS
4 Roses L'Occitane
31 Rue Cambon
Acqua di Parma
Anse Turquoise
Armani She
Blue Bell
Bond Le Parfum
Bvlgari Parfum
Burberry Women
Chloe eau de parfum
Comme Une Evidence
Dioressence
Eau de Reglissè
She Wood Dsquarred2
Eau Parfumée Au Thé Rouge
Eau Parfumée Au Thé Blank
Eau Parfumée Au Thé Vert
Elisabethan Rose
Ellie Parfum
Escale a PortoFino
Extreme Women
Feminindè
Femme Mont Blanc
Fendi Life Essence
Fleur de Cerisier
III L'Imperatrice
Incanto
Infiniment
Inside Trussardi
Intimatelly
Jolie Madame
Kenzo Parfum d'Éte
L'Heure Bleu
Lalique Le Parfum
Lauren
Le Monde Est Beau
Lacoste Pour Femme
Le Muguet
Lee Lee Benefit
Light Blue
Lily of The Valley Penhaligon's
Skin On Skin 
continua...


MASCULINOS
5:40 pm in Madagascar
Acqua di Parma
Anse Turquoise
Aquaman
Baldessarini Del Mar
Blenheim Bouquet
Coffee Man
Dior Homme
Eau Cartier
Eau de Reglissè
Eau Parfumèe Au The Rouge ( Blanck e Vert )
Eau Sauvage
Eaux Spontanée
Endymion
Escale a Porto Fino
Extreme Women
Fendi Life Essence
Wil Fern Cologne
Incanto Homme
Insense
Joop Homme
L'Eau D'Issey Pour Homme
L'Heure Bleue
L'Homme Shalini
Luciano Soprani - Solo Soprani
continua...

Reeedição da resenha original de Elisabeth Casagrande - 2012 
Imagens: Imagens editorias e publicitárias da web.

2 comentários:

  1. Beth, minha diva, este seu post devia virar lei! Ah, se todos os narizes te lessem...
    No mais, já cobicei alguns cheiros dessa sua lista linda (alguns eu já tenho, mas outros me são desejo). Gosto muito desse estilo low profile de se perfumar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa. Sabe que eu amo os poderosos, aquelas bombas dos anos 80, mas no dia a dia um perfume suave, destes que não fazem os sentidos arderem traz conforto e bem estar. Sem falar que no quesito elegância eles não erram nunca. Esta é a "lista inacabada de Betty" desde a postagem inicial, há uns dois ou 3 anos atrás.Comecei a elaborar pensando na filha que entrou para este universo corporativo repleto de regras de comportamento e vestuário. Mas a lista vai adiante. Ainda estou no "L" ...hehehehe. Mil beijocas

      Excluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!