Pin It button on image hover

quarta-feira, junho 11, 2014

Perfumaria e Culinária - Távola 3


Da paixão pela perfumaria à culinária e jardinagem o espaço é muito pequeno. Sabores aromas e plantas se entrelaçam como teia natural e resistente. Condimentos, flores, frutas, néctares e fragrantes ervas fazem parte tanto de um universo quanto de outro, compondo receitas para o prazer dos nossos sentidos.
 Pensando nos quitutes lembrei do que costuma dizer meu guru Jamie Oliver:- " Se olharmos para a história veremos que  a melhor comida do mundo  sempre surgiu em comunidades  que sofriam grande pressão financeira." Nada mais adequado para o momento de crise financeira que grassa mundo afora. Neste rumo trouxe dicas econômicas de culinária que confraternizam  perfeitamente com perfumes que aprecio.
PS: Para sentir o cheiro acesse a resenha do perfume clicando no nome! Estará descrito.

PIMENTAS


De mercado ou do quintal usamos pouquinho e costuma sobrar. Se pimentas e gengibre estiverem meio desmaiados experimente embalar num saco plástico e congelar. Para usar é só ralar, direto do freezer! Outra opção é colocar cerca de 10 pimentas frescas ou congeladas  numa panelinha cobrir com  2 cm de azeite e cozinhar lentamente por 1h. Coe num frasco limpíssimo e quando frio complete com azeite. Ficará picante e adocicado. Seque suas pimentas excedentes ao sol ou num local quente e arejado. Depois coloque-as num pote, esmigalhadas ou raladas.


E para acompanhar este embalo apimentado use LALIQUE LE PARFUM - uma delícia de pimenta! Quer experimentar outras versões perfumadas e picantes? Tente estas listadas abaixo:
- Acqua Colonia  Pink Pepper&Grapefruit - 4771
- Angeliques  Sous la Plerie - Frederic Malle
- Balahe - Leonard
- Chant Des Bois - Le Labo
- Hemp Black  Pepper - Dr. Taffi
- Hermessence Poivre  Samarconde - Hermés
- Incarnation - Ayala Morel
- Madagascar Spice - Pacifica
- Millenia - Avon
- Paradise - Oriflme
- Pimienta Negra - Bottega Verde
- Pleasures - Estée Lauder
- Poivre 23 London - Le Labo
- Poivre  Piquant - L'Artisan Parfumeur's-
- Roberto Cavalli eau de parfum - Roberto Cavalli
- Rose Poivrèe - The Different Company

CANELA


Especiaria eleita para pratos doces fica divina nos salgados, embora nestes a preferência recaia sobre cassia, a  prima aromática.
Confira o  Pão-de-ló Cremoso de Canela!
Faça um pudim batendo no liquidificador 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite, 4 ovos, 1 colher de sopa de canela em pó. Em refratário caramelado leve ao banho-maria por 30m a 40m. Esfrie e reserve. O bolo faça na batedeira  acrescentando à 4 claras em neve  gemas de ovos, uma a uma, 1 xícara de açúcar  e uma xícara de leite quente. Manualmente misture  2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de canela, 1 colher de chá de fermento em pó. Despeje sobre o pudim e asse em banho-maria até a superfície do pão-de-ló dourar.


Acompanhando a especiaria  perfume-se  com  ASJA eau de parfum  by FENDIe se não achar esta raridade experimente algum desta lista:
- Accroche Coeur - Galimard
- Amarige Mariage - Givenchy
- Be Jour - Yves Rocher
- Canella Dello Sri Lanka - Compagnia Delle Indie
- Casmir - Chopard
- Cinnamon Bark - Demeter Fragrances
- Dolce Vita - Dior
- Fuoco - Byblos
- Jaipur Homme Fraicheur Epicee - Boucheron
- kenzo jungle le Tigre - kenzo
- kobako - Bourjois
- Mulled Cider Demeter - Demeter Fragrances
- Opium - Yves Saint Laurent
- Rafinee - Houbigabt
- Spark - Liz Claiborne
- Vanille Canelle - Comptoir Sud Pacifique
- Wolfgang Joop - Joop!

ZIMBRO ou JUNIPER


Frutinhos que levam  quase três anos para amadurecer, indo do verde ao azulado e finalmente preto. Usados secos  emprestam  sabor picante aos assados, bifes, molhos para carnes e marinadas. Geleias ou conservas dos frutos podem ser usadas para acompanhar carnes frias enquanto para fabricação de destilados como gin se usa óleo essencial. Com meia colher de café de zimbro ou juniper  moído tempere feijão (0,5 kg), assados (1,5 kg ), chucrute (0,5 kg)  e molhos para carne.


Pratos tão saborosos pedem perfume que também traz zimbro: JUNIPER SLING by Penhaligon's. Gostando da nota ( deliciosa no Penhaligon's) procure variações sobre o juniper em:
- Baudelaire - Byredo
- Bois D'Argent - Dior
- Eau Vive - Carven
- Esencia Pour Homme - Loewe
- Lapidus Pour Homme - Ted lapidus
- Lauder For Men - Estée Lauder
- Missoni Uomo - Missoni
- Pino Silvestre Original -  Pino Silvestre
- Polo Ralph - Ralph Lauren
- Santos - Cartier 
- Tsar - Van Cleef Arpels

FRUTAS versus SORVETES 
 

Benéficas ao extremo, apreciadas pelas crianças, frutas com cara de sorvete ficam irresistíveis. Se feito em casa é indicado para  saúde do corpo e do bolso.
No processador bata frutas congeladas (vermelhas, amarelas ou verdes... a sua escolha), iogurte e mel  até obter consistência macia de sorvete. Coloque as bolas em copinhos e leve ao freezer. Rápido! No liquidificador bata frutas congeladas com iogurte, mel e um pouco de leite. Despeje num pote alto, misturando alguns pedaços de fruta. Espete 4 palitos de sorvete. Congele. Corte em 4 partes cuidadosamente. Pronto! Picolés nutritivos econômicos e saborosos.


Use perfumes de frutas! Maracujá e manga divinos você encontra em NIRMALA de Molinard. Outros semelhantes?
- Eau de mandarine Ambree - Hermès
- Escada Marine Groove - Escada
- Exotic Passion Fruit - Mary Kay
- Gandali - Isabel Derroisne
- Les Plaisirs Nature Mangue Passion - Yves Rocher
- Passion Fruit - Demeter Fragrance
- Vanilla Passion fruit - Lavanila laboratories
- Tropical Passion Fruit - Bath and Body Works 

CHÀS VERMELHOS


Bebemos o sabor, aroma e a cor dos chás. Vermelhos me atraem, geralmente pelo agridoce, fragrância agradável e propriedades antioxidantes, entre os inúmeros benefícios à saúde.
Flores secas de hibiscus se transformam em maravilhoso chá frutado e agreste. Cranberry traz sabor e cor mais delicados. Romã e Blueberry ficam vermelhos! Roiboos, originário da África do Sul, de sabor doce e amendoado, geralmente é servido com  açúcar ou mel e uma rodela de limão. Chá Dianhong ou da província chinesa Yunnan é obtido fermentando folhas com lichia e rosa. Suave adstringência.


Para uma tarde chuvosa com chás, torradas e geleias o perfume poderia ser: EAU PARFUMÉE AU THÈ ROUGE by Bvlgari.
Ou procure outras opções com notas de chá. Dos mais variados chás:
- A Rather Novel Collection Cape of Good - Anthropologie - chá vermelho
- B Blood Concept - Blood Concept - chá vermelho e earl grey tea
- Eau de Fleur de Thé Kenzo - chá verde
- Eau Parfumee au Thé Vert - Bvlgari  - chá verde
- Green Tea - Elizabeth Arden - chá verde
- Hibiscus Tea - Demeter Fragrances - chá  de hibiscus
- Jasmin Perle de Thé - Fragonard -  chá verde
- Osmanthus Oolong - Providence Perfumes - chá vermelho
- Perles de Silence - Jacomo - chá verde
- Red Tea & Fig - Mary Kay - chá vermelho
- Tè Bianco - L'Erbolário - chá branco
- Thé Vert - Roger & Gallet - chá verde
- Thé Vert - L'Occitane En Provence - chá verde
- Thé Vert A La Menthe -   L'Occitane En Provence - chá de menta
- Thea Verde, 1902 Eau de Cologne Collection - Parfums Berdoues - chá de menta
- Tobacco and Tea Noir - Melange Perfumes - chá preto
- Whish Of Peace - Avon - chá branco


Leia mais! Confira o que dizem a respeito deste assunto outros autores sobre perfumaria na Távola ou Mesa Redonda.

1 Nariz ( Denis Pagani),  A Louca dos Perfumes (Diana Alcântara), Estante Perfumada (Mariana rocha) Le Monde Est Beau (Juliana Toledo),   O Templo dos Perfumes  (Cris Nobre),  Parfums et Poésie (Lily Loon), Perfumart  (Cassiano Silva)  Pimenta Vanilla (Carla Biscaglia), Van Mulherzinha (Vanessíssima),  e Village Beauté ( Dâmaris O.B. Silva).

Referências: Textos e imagens de Elisabeth Casagrande, referências textuais e imagens de  Jaime Oliver e Nelusko Linguanotto Neto

20 comentários:

  1. Quanta riqueza em seu post, Beth! Imaginei o sabor dos pratos, o cheiro dos condimentos, a refrescância do sorvete! E ainda combinei mentalmente com perfumes citados que conheço! Cozinha mágica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana. Empreitada difícil relacionar receitas com perfumes, embora consumamos alimentos pelo olfato, visão e percepção tátil tanto quanto pela gustação. Aliás os sabores são determinados pelas moléculas capturadas na região do olfato. Comemos pelo nariz! Espero que as receitinhas tenham servido para sugerir os aromas e que sejam úteis. Beijocas

      Excluir
  2. Que incrível seu post, Beth! Cheio de receitinhas ótimas! Já anotei algumas aqui. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessíssima. Então flor, os ingredientes da culinária e da perfumaria andam de mãos dadas embora percorrendo caminhos diferentes. No final é tudo alquimia.A percepção na cozinha enriquece a percepção na perfumaria e vice-versa, então coloquemos os aventais! Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  3. Me identifiquei com o sorvete caseiro de frutas. Eu faço assim aqui em casa: bananas nanicas bem maduras e iogurte batido. Nada de açúcar!
    Na hora de servir, mel e canela em pó sobre as bolas de sorvete.
    Refrescante, natural e saboroso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica uma delícia não é Cassiano? Vou experimentar sua sugestão do mel e da canela sobre o sorvete.Iimagino o aroma. E nada de açúcar. Tenho evitado. Nos meus doces e geleias uso muito o mascavo e o demerara. Apesar do cheiro gostoso ( principalmente queimado) não é bom para a saúde.Beijocas de Elisabeth.

      Excluir
  4. Meu primeiro comentário não entrou, e logo de manhã eu leio essa postagens cheia de delícias e com receita ainda!! Pão de ló cremoso de canela me levou à nocaute, rs. Como sempre tudo lindo, rico e cheiroso demais por aqui. Amei, Beth.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily. Não entrou flor. De ontem para hoje tenho passado por dificuldades na internet. Até pensei que era meu notebook complicando a vida. Sou apaixonada por canela! Foi um páreo duro entre ela e a noz-moscada, mas canela é canela. Uso muito.Obrigada pela visita. Seu blog como sempre uma arte! Beijocas

      Excluir
  5. Ai, ai... pão de ló cremoso de canela é para chorar... vou ter que fazer!!! Amei a reação de perfumes com pimentinhas, amo! Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju. Chorar de alegria com esta receita não é? E pimenta é outra paixão minha. Adoro os pratos "quentes". E agora lembrei que não mencionei a geleia de pimenta. Linda, maravilhosamente rubra! Está na página do facebook. Beijocas de Elisabeth.

      Excluir
  6. And the Oscar go to: Elisabeth
    Não poderia deixar de ser. Riqueza nas palavras, minimalismo ao descrever cada ingrediente, receitas complementando e uma lista de nos fazer perder o Juízo!
    Ao comentar da canela em pratos salgados, agora conto um causo caseiro. A muitos anos, minha mãe no auge de uma gripe e incumbida de temperar o lombo de porco para o ano novo, sem querer, fez o tempero e colocou MUITA canela na carne pensando ser outro ingrediente.
    Pois fez TANTO sucesso que de vez em quando fazemos um lombinho à moda mamy aqui em casa. Experimente pra vc ver!
    bjxxxxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada Carlinha! Eu estou procurando receitas salgadas com canela, querendo revolucionar minha cozinha. Seguirei a inspiração da sua mãe quando fizer um lombinho. Deve ficar perfeito na mesa do Natal ou Ano Novo. Ela fez um Chanel 5 da culinária! Canela é inspiradora. E quero usar cássia. Aliás desconfio que alguma canela do nosso comércio na realidade é cássia. As vezes percebo uma diferença no aroma.Dizem ser mais adequada para os salgados, embora na perfumaria perca pontos para a verdadeira canela. Beijocas.

      Excluir
  7. Estou com a Lily, a lista de sugestões com canela me fez parar no texto e viajar olfativamente... delícias, Beth!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canela faz isto com a gente não é Dâmaris. É um aroma mágico! Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  8. Incrível como sempre aprendo por aqui. Estava formidável, Beth. Amei as dicas. Tomando notinhas.
    ps: tb amo zimbro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris. Zimbro não é muito usado na culinária brasileira. E não é encontrado com facilidade, mas muito aromático. exótico para nós. Beijocas.

      Excluir
  9. Como sempre, post maravilhoso, Beth!! Mexendo com o olfato e paladar, adorei!! Saindo um pouco do âmbito culinário, gostaria de te perguntar se conhece algum(ns) perfume(s) com a nota predominante de âmbar gris. Sou apaixonada por ela, mas nas descrições de perfumes em alguns sites normalmente não se especifica se a nota de âmbar presente é o de origem resinosa ou o de origem animálica. E muitas vezes confundem-se, como por exemplo no perfume Ultraviolet masculino da Paco Rabanne, no site Fragrantica (o perfume possui nota de âmbar gris, mas na descrição errônea está o âmbar resina). Um grande beijo, obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia. Como diz na frase que abre o blog, na lateral esquerda, " As artes são irmãs e cada uma ilumina a outra". Cozinhar exige talento, dedicação e culinária anda de mãos dadas com a perfumaria. Obrigada pelos elogios. Ambar gris é extremamente raro. Amaioria do perfumes usa o âmbar branco, doce e empoeirado, ou combinações de essências, ou de óleos essenciais que lembram a nota mais rica e animalic do cinza.
      Perfumes artesanais, niche ou botânicos conseguem bons resultado. Procure experimentar Amber incense de Sonoma Scent Studio,Amber Amouage, Raman Abdul Samad Al Qurashi, encens Mythique D'Orient Guerlain, 09 Orange Star Tauer Perfumes, Jubilation for Men Amouage, Cuir Fauve Keiko Mecheri, Opulence JoAnne Bassett, Herrera for men de Caroline Herrera, Amber Mirabilis Keiko Mecheri,Oud Malaki Chopard, Uomo Moschino, Aoud Roja Dove. Wild Essence Weil, Invictus Paco Rabanne. Beijocas de Elisabeth

      Excluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!