Pin It button on image hover

quarta-feira, outubro 09, 2013

Reconhecendo Falsificações



*Chanel verdadeiro a esquerda - Chanel falso a direita

Falsificado ou não, eis a questão.
Uma linha fina divide  muitos inspirados das falsificações,  contudo perfumes falsificados são claramente  fraudulentos, e fabricados por organizações não registradas - empresas ilegais.
 Se o preço  é convidativo,  muito abaixo do praticado ficamos ressabiados.
Já dizia minha avó:
- "Se a esmola é demais o santo desconfia."
Começamos a nos perguntar se não é um falsific.Como reconhecer?
Tarefa difícil, contudo existem indícios

*Chance Chanel falso

Perfumes inspirados ou similares  produzidos por fabricantes legítimos são obrigados ( no comércio civilizado) a colocar nas embalagens muito semelhantes uma declaração de que não são originais, ou  são similares.
Falsificados  se fazem passar pelo original, embora fabricados sem nenhuma garantia de qualidade, ou registro nos órgãos competentes.
Aqui referiremos  fakes criminosos e dissimulados que vendem "gato por lebre", não marcas que imitam o estilo, constituindo empresas legítimas e registradas.

- Como identificar um perfume falsificado?

* Chanel N.5 vintage falso - 1920

Algumas falsificações tornam esta tarefa muito difícil. São tão parecidos com os originais que necessitam análise química para serem reconhecidos.  Outros nem tanto constituindo falsificações grosseiras.

TENTANDO  DECIFRAR O FALSIFICADO
  • Preços -  Quando muito abaixo das faixas praticadas pelo mercado geram desconfiança.Grandes lojas de departamento, distribuidoras físicas ou  on line podem  oferecer melhor relação custo benefício, ofertas.... porém existem limites.
* Amarige da direita falsificado
  • Embalagem Externa - Caixas desalinhadas, mal dobradas ou vincadas,  impressões borrados, etiquetas mal impressas e material de baixa qualidade ( papelão fino) são comuns nos falsificados. Verifique o estilo das letras, cor, tamanho e fonte. Marcas famosas costumam colocar logotipos e nomes em relevo. Preste atenção em vincos ou colorações  irregulares e erros de ortografia.  Compare o tamanho das caixas com um original conhecido. Você não veria um verdadeiro perfume Chanel, Prada ou Dior comercializado se em más condições.
  • Invólucro de celofane - Deve estar firmemente aderido a caixa e firmemente colado ( sem excessos de cola ou fita adesiva) na base, onde adulteradores costumam abrir para acessar o conteúdo. Muitas importadoras no Brasil ostentam selo de qualidade e reconhecimento colado sobre o celofane, embora ocorram exceções. 
  • Código de barra.-  Geralmente estão na parte inferior da caixa de perfume, muitas vezes em relevo. Códigos mal posicionados, tortos, borrados, em impressão de má qualidade noutras partes das caixas geram suspeitas.
     
    *Frasco Chanel N.5 falsificado vintage 1920
  • Frasco - Válvula de qualidade, informações em relevo na base do vidro, geralmente com o número de lote e logotipo do fabricante, são bons indícios de veracidade. Observe se o vidro é espesso, não apresenta bolhas e irregularidades que indiquem baixa qualidade. Os vidros Chanel por exemplo  são retângulares moldados em peça única sem sinal de junção nas laterais.
  • Número de lote - O número de lote do perfume  grafado ou em relevo no frasco deve ser igual ao núero de lote impresso ou em relevo no fundo da embalagem cartonada. 
*Chanel da direita com líquido âmbar é falsificado
  • Produto - Conhecendo  o perfume  compare cor, viscosidade fixação e aroma. Excluindo pequeníssimas diferenças de um lote para outro, cores mais claras que o usual podem indicar diluição da fragrância em álcool enquanto a  mais escura  podem assinalar  adição de substâncias estranhas a fórmula. O líquido dos perfumes normalmente é transparente. Desconfie dos turvos, leitosos ou com depósitos.Excesso de oleosidade também é suspeito.Fixação nos falsificados é baixa embora o rastro inicial seja forte e alcoólico.
  • Válvula e conteúdo - Para eliminarmos o manuseio indevido do frasco  um bom parâmetro é a válvula de spray ou borrifador. Perfumes intocados não exalam cheiro na válvula. Se  estiver  fortemente perfumada indica que foi acionada ou adulterada. Geralmente os atomizadores funcionam perfeitamente, não vazam. frequentemente o que sentimos é o aroma leve do material de composição - pláticoborracha/ - da válvula nova.  Algumas vezes podemos observar leve resistência nas borrifadas iniciais o que é normal em válvulas não usadas. O nível do perfume  deve estar ao nível máximo de mais ou menos 1 (hum) dedo abaixo da válvula.
  • Reações de pele - Se o seu perfume usual provocou manchas, coceiras  ou irritações na pele  provavelmente está adulterado. Com exceção das raras reações alérgicas ou dermatites de contatos em indivíduos particularmente sensíveis, perfumes de boas  marcas não produzem irritações na pele.

CUIDADOS PARA EVITAR PERFUMES FALSIFICADOS
  • Desconfie de preços muito abaixo do normal
  •  Investigue vendedores particulares da Internet ou fora de perfumarias estabelecidas.
  • Se não conhece o perfume vá a uma loja física e procure  visualizar bem o frasco,  líquido e aparência da caixa para comparar com o oferecido. Entre em vários sites com resenhas que ofereçam boas fotos dos perfumes para auxiliar na comparação. Peça fotos do produto ao vendedor particular encontrado em sites de busca.
  • Verifique a fonte do seu fornecedor. Se a loja física ou virtual  tem credibilidade e/ou antiguidade no comércio de perfumes e cosméticos.
  • Confira bem todos os critérios da lista anterior.

LEMBRE-SE
  • O perfume será absorvido pelo seu organismo.
  • Falsificações podem conter urina, anticongelante, álcool contaminado, corantes, bactérias, óleos contaminados.
  • Falsificadores em geral estão ligados ao crime organizado e atividades ilegais. Comprando um produto falsificado você estará fornecendo suporte para gangues, tráfico de drogas ou armas, assassinatos, extorsão e terrorismo.
  • Em alguns casos não  poderemos afirmar  com toda certeza se é fake ou não,  mas podemos nos precaver.
  • Algumas  perfumarias pequenas ou iniciantes podem  não perceber  que existam  perfumes falsos no seu  estoque. Quando em dúvida entre em contato com a loja e relate sua suspeita.

Vai ao Shopping? Confiras preços e marcas nas boas lojas que abrem suas portas em Perfume Bighouse


VÍDEO: La Trampa de Los Perfumes Falsos

VÍDEO: Schocking Facts - Fake & Copied Perfumes



Imagens
- falsificação de perfumes de Studio C; perfumes falsificados de perfume.com.au; Desenho de vídeo Al Services,Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!