Pin It button on image hover

sexta-feira, outubro 18, 2013

Le Counvent des Minimes



Le Couvent des Minimes... marca que transmitia aura  romântica e instigante, embora desconhecesse a origem das colônias, apresentadas nos frascos de botica antiga.
Surpreendeu-me  ao revelar  uma história  singular embalando o nascimento de produtos centenários.


Mínimos é ordem religiosa católica mendicante fundada por São Francisco de Paula, que estabeleceu três princípios espirituais aos que o seguissem:
- Humildade, Penitência e Caridade.
Esta ordem se desmembrou em três segmentos:
- Primeira Ordem - Sacerdotes e Religiosos.
- Segunda Ordem - Monjas de Clausura.
- Terceira Ordem - Leigos Cristãos.


Nos Alpes de Mane, Haute-Provence na França, em 1613 o Marquês Melchior de Forbin Janson fundou um convento da Ordem dos Mínimos, abandonado após a Revolução Francesa,  restaurado  e  transformado em hospício  pelo Arcebispo de Forcalquierno em 1862.
Alguns anos depois recebeu as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria que se dedicaram  a cuidar dos pacientes e da população local.


Oriundas de lugares distantes, as missionárias aplicavam conceitos adquiridos em outros países na entusiasta agricultura que praticavam nos terraços com muros baixos, onde abrigavam centenas de espécies cuja importância foi transcrita em dois tratados pelo botânico Louis Feuilliée - Louis XIV.


Muitos  hectares permitiam a existência de hortas, pomares com diversas árvores, videiras, e jardins de plantas aromáticas que constituem até hoje inspiração e fonte de princípios ativos para as fragrâncias provençais, cremes e locões destinados ao tratamento e bem-estar do corpo.
As freiras providenciavam alimentos e produtos curativos para  aldeões incluindo as missionárias que vinham se restabelecer, voltando de períodos prolongados nos trópicos.


Relatos de Saint Vicent, restaurador da época, descreveram um local paradisíaco abrigado entre os Alpes, onde vicejavam flores coloridas, anêmonas, rosas, margaridas, narcisos e amendoeiras entre arbustos de espinheiro.
Óleo de oliva com sabor frutado é obtido dos frutos colhidos nesta região entre o outono e inverno.


Em 1999 as irmãs deixaram o Convento dos Mínimos  que foi transformado no  hotel, onde funciona  o SPA de L'Occitane, empresa que em 2004 desenvolveu uma segunda marca de produtos levando o nome Le Couvent des Minimes - Eau des Minimes.


Esta projeção no mercado se deve a parceria com Neil Fiske, CEO da Bath&Body Works e Limited Brand, que em 2003 procurava uma marca tradicional e de qualidade para incorporaração.
Perpetuando a tradição no uso de ativos orgânicos ao perfumar, higienizar e tratar o corpo Eau des MinimesL'Occitane faz parte da segunda linha que homenageia o secular convento.


Entre as principais colônias de Le Couvent des Minimes encontramos  Eau des Missions e Eau des Minimes.
Seguindo este  conceito  de bem-estar outras  fragrâncias foram lançadas como Fleur d'Oranger  Eau de Toilette e Eau de Soin Tonificante Verveine&Citron.


EAU DES MINIMES
  • Receita original:
- Grapefruit, laranja sangüínea (laranja roxa), limão: refrescante
- Alecrim: revitalização
- Violeta selvagem, melissa: emoliente
- Bardana: fortalecendo
- Malva: calmante
- Neroli, benjoim: fontes de bem-estar


EAU DES MISSIONS
  • Receita Original
- Baunilha: confortante
- Centella Asiática: regeneração
- Mirra: restaurador
- Benjoim: fonte de bem-estar
- Camélia da China: proteção
- Cedro da Virgínia: tonificação


FLEUR D'ORANGE - 2009
  • Pirâmide olfativa:
Topo - Tangerina, framboesa, laranja
Coração - Flor de laranjeira, framboesa, petigrain
Base - Baunilha, almíscar e madeiras.


EAU VERVEINE&CITRON
  • Notas de verbena e limão

Postagem original  em Perfumes Bighouse,   2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!