" O homem forma-se segundo a terra;
a terra forma-se segundo o céu;
o céu forma-se segundo o Tao;
o Tao forma-se segundo a Natureza". ( Tao te Ching)
Dharma ou virtude, em transcrição literal do sânscrito e do páli, significa "Lei Natural" ou "Realidade", alicerce para a filosofia e religiosidade das culturas orientais, principalmente indiana.
Ramifica-se nos caminhos que procuram retidão, harmonia e interação com a Natureza.
Armazém da Terra Saboaria percorre esta trilha quando Ju Monteiro executa um ritual de preparação física e espiritual, antecipando o momento criativo, ao elaborar sabões artesanais e o que carinhosamente chama de "cheirinhos", compostos perfumados com óleos essenciais naturais, isentos de conservantes químicos.
Embrião de perfumaria niche mescla o conceito da terapia natural com forma e beleza da composição artística.
Darma reflete fluidos místicos do oriente na tríade de bergamota, patchuli e cedro, temperado e adoçado pela encantadora lavanda.
Se comungar com a Natureza é mergulho de retorno às origens, observação pura e simples, lida diária da terra, manipulação de seus frutos, e meditação, igualmente compartilhamos origens no simples ato de se perfumar.
Quando envolvidos pelos aromas que vem deste seio farto despertamos sentimentos, emoções e presenteamos o espírito de bálsamos benfazejos.
Bergamota se traduz em auto confiança, cedro fornece estrutura e força, concentra energias , patchuli prepara o espírito para mudanças e lavanda despe corpo e mente das impurezas.
Ju Monteiro se alinha fielmente à proposta de perfumaria niche, comumente enraizada em conceitos de terapias não alopáticas.
Inspiração e exemplos vívidos que encontramos no exercício da alquimia de Jeanne Rose, Mandy Aftel e Yosh Han, entre outros inúmeros mestres e perfumistas artesanais, que aliam fundamentos de Aromaterapia e filosofias orientais à criação de fragrâncias.
Família Olfativa: Cítrico amadeirado, 2012
Gênero: Unissex
Perfumista: Ju Monteiro
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Notas Olfativas: Bergamota, patchuli, cedro, lavanda
Na parceria de arte irmã o "poeta maldito" expressa tais idéias com beleza e maestria:
" Alguém encontra um frasco, e de uma borrifada
Um espírito, agora renovado e vivo, se derrama
Mil idéias adormecidas, lúgubres e crisálidas
Tremendo nas sombras como jovens borboletas,
Que se põem a voar, as asas enrugadas se abrindo
Em tons de azul, sopros de rosa, e faíscas de dourado". ( Charles Baudelaire)
Vídeo: Kitaro silk Road
Imagens: Taoísmo and Chi - Wikipedia; Dharma em sânscrito e páli; Frasco de Darma - Armazém da Terra e Saboaria, foto Elisabeth Casagrande; Forest InNatura;Frasco de Darma - Armazém da Terra e Saboaria, foto Elisabeth Casagrande; Frasco de Darma - Armazém da Terra e Saboaria, foto Elisabeth Casagrande;
Compre qualquer produto em Armazém Natural da Terra - Saboaria Artesanal usando o código BIGHOUSE
Elizabeth, não contive a emoção lendo o teu texto sobre o meu "cheirinho". Poético, doce, telúrico...qdo "construi" estes acordes a intenção foi o de aquecer um pouco a alma de quem o usasse, sem nenhuma pretenção; mas a tua descrição é que encontrou a minha alma e me deixou imensamente aquecida e feliz! Obrigada beijos perfumados pra vc!
ResponderExcluirOi Ju. Pois você tem talento e alma de alquimista. Faz seu trabalho com dedicação, empenho e intuição. Dá nisto... estes produtos deliciosos. Apenas relatei. Beijocas de Elisabeth para um carnaval produtivo e repousante.
ResponderExcluiresqueci de comentar o fato da primeira imagem linda c/ o Kitaro do qual sou fã incondicional e que ouço muito qdo estou no meu trabalho de alquimia; vc fez uma leitura perfeita. bjus
ResponderExcluirOi Ju. Lembra muito mesmo! E obrigada pela dica do Kítaro que eu não conhecia. Procurei uma música que falasse no mesmo tom da resenha e não achei... agora coloquei Silk Road que ficou muito bonita. Beijocas
ResponderExcluirO Kitaro é esplêndido, só estou esperando uma vinda dele ao Brasil. Esta música é divina, pra mim ele capta os sons do Universo e trás pra Terra divinamente; me transporto qdo ouço ele e o perfume integran-se perfeitamentee não? .bjs
ResponderExcluirSim, ficou perfeito. Adoro correlacionar artes. Descobrir cores, formas e sons que harmonizam com os aromas que experimento.Naturalmente sob minha ótica, que provavelmente falha muito. Bom saber que nossas opiniões fizeram eco. Beijoccas.
ResponderExcluirExperimentei estes sabonetes, através das suas amostras. Hummm, coisa gostosa. Natal chegando...será uma das opções de presentes. Nada como ter irmã que pesquisa cheirinhos.... Bjo. Cris
ResponderExcluirEstou entendendo o recado...cartinha para o Papai Noel anotada. Beijocas.
ExcluirOs produtos da Ju Monteiro são divinos. Eu adora o perfume em óleo Dharma e tem também o Karma. Mas segundo um e-mail dela para mim, diz que parou de criar esses perfumes. Lembram muito as criações alquímicas lá da Chapada Diamantina que tive contato recentemente.
ResponderExcluir