* Perfumaria Imperial de Teresópolis - Rio de Janeiro
Navegava em busca de literatura sobre fragrâncias quando acidentalmente me deparei (e encantei) com a entrevista de Ricardo Penafiel Malta
- "Em 1975 estive em Londres, onde conheci o trabalho de Jeanne Rose, uma das precursoras da aromaterapia, que também ensinava como fazer cosméticos naturais em casa.
As fórmulas, que chamava de receitas, eram a base de ervas e ingredientes vegetais frescos.
Quando ela descreveu uma fragrância tipicamente inglesa, a partir de flores e semente, que não são nativas do Brasil, pensei em desenvolver uma fragrância genuinamente brasileira, que não fosse cópia , nem inspirada em nenhum perfume estrangeiro."
Se esta é a filosofia da empresa que Ricardo Malta fundou em 1976 existe muita procedência quando se afirma que Companhia da Terra foi a primeira empresa nacional a produzir perfumes e cosméticos naturais no Brasil.
Inicialmente a composição primogênita, masculina foi chamada Águas de Verão em homenagem a música Águas de Março, de Tom Jobim, interpretada por Elis Regina, ambos amigos da família do empresário.
Hoje existe uma gama variada de colônias e eau de toilette que se destinam ao uso cotidiano num país tropical com grande diversidade de clima e costumes.
Na descrição da perfumaria fragrâncias de alfazema, patchuli, ylang-ylang, capim-cheiroso, lavanda, entre outros aromas, contém óleos aromáticos puros.
Além das inúmeras fragrâncias oferece linhas de sabonetes e águas perfumadas para roupa de cama.
Imagens: Composições de E. Casagrande com imagens publicitárias obtidas no site oficial Companhia da Terra
Vídeo: Águas de Março - Elis Regina e Tom Jobim
Gostei da proposta. Falta agora saber se as fragrâncias são interessantes quanto ela.
ResponderExcluirOi Florbela. Fiquei encantada com a proposta da perfumaria. Era tudo que eu queria ler sobre perfumaria no Brasil. Agora resta provar as fragrâncias. Espero que brevemente... beijocas de elisabeth
ResponderExcluirEncantada! Que proposta linda, exclusiva! Vou comprar e prestigiar tamanha iniciativa na perfumaria nacional! Elisabeth, você me faz feliz!
ResponderExcluirOi Diana. Fiquei tão satisfeita lendo esta entrevista. Só de pensar que existe um empresário na terrinha que compartilha os sentimentos de brasilidade, a vontade de transformar esta rica flora em perfumes... Espero que o entusiasmo continue ao provar as fragrâncias. Creio que sim porque li alguns comentários favoráveis que a resenha despertou nas redes sociais.Beijocas de Elisabeth
ResponderExcluirPS: Volte para compartilhar suas impressões.
Beth! Da Companhia da Terra, Água de Alfazema é o perfume que carrega consigo muitas lembranças. Eu usava em 1983! Adoraria uma resenha sobre ele!
ResponderExcluirOiNajma. Querida, tenho mais umas três amostras de Companhia da Terra para resenhar. Se alfazema não estiver entre elas farei o possível para conseguir. Creio que já usei também. Nos primeiros anos de faculdade eu adorava fragrãncias de alfazema. Usei inúmeras...Beijocas de Elisabeth
ResponderExcluirquero saber do meu pedido que vcs não me entregão
ResponderExcluirOlá Anônimo. Sinto mas não posso resolver seu problema. Vc deverá se dirigir à perfumaria Companhia da Terra e fazer sua reclamação no site oficial da mesma. Não tenho nenhuma relação comercial com esta ou outra perfumaria. Aqui apenas faço críticas e escrevo minha opinião. Trabalho sozinha, não recebo nenhum incentivo financeiro e de algumas empresas apenas amostras dos perfumes. Entretanto sou cliente da Companhia da Terra. Já encomendei em três ocasiões e não tive problema.Comprei perfumes que me agradaram e descrevi. Também fizemos uma troca de links entre os sites. É uma forma de incentivo entre pessoas que apreciam a perfumaria. Espero que sua encomenda chegue logo. Tivemos uma greve de Correios recentemente, Perto do movimento de Natal. Averigue as competências. Beijocas de Elisabeth.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirBom Dia! Vocês já trabalharam com o perfume Toque da Terra ?
ResponderExcluirBoa Noite. Desculpe a demora na resposta. Não tinha percebido este comentário...Não conheço Toque da Terra. e não encontrei nenhuma referência na internet.
Excluir