Pin It button on image hover

domingo, setembro 30, 2012

Companhia da Terra - Perfumaria Natural - Brasil


* Perfumaria Imperial de Teresópolis - Rio de Janeiro
 
Navegava em busca de literatura sobre fragrâncias quando acidentalmente me deparei  (e encantei) com a entrevista de Ricardo Penafiel Malta
- "Em 1975 estive em Londres, onde conheci o trabalho de Jeanne Rose, uma das precursoras da aromaterapia, que também ensinava como fazer cosméticos naturais em casa. 
As fórmulas, que chamava de receitas, eram a base de ervas e ingredientes vegetais frescos.
Quando ela descreveu uma fragrância tipicamente inglesa, a partir de flores e semente, que não são nativas do Brasil, pensei em desenvolver uma fragrância genuinamente brasileira, que não fosse cópia , nem inspirada em nenhum perfume estrangeiro."

 Se esta é a filosofia da empresa que Ricardo Malta fundou em 1976 existe muita procedência quando se afirma que Companhia da Terra  foi a primeira empresa nacional a produzir perfumes e cosméticos naturais  no Brasil.
Inicialmente  a composição primogênita, masculina  foi chamada Águas de Verão em homenagem a música  Águas de Março, de Tom Jobim, interpretada por Elis Regina, ambos amigos da família do empresário.
Hoje  existe uma gama variada de colônias e eau de toilette que se destinam ao uso cotidiano num país tropical com grande diversidade de clima e costumes.
Na descrição da perfumaria  fragrâncias  de alfazema, patchuli, ylang-ylang, capim-cheiroso, lavanda, entre outros aromas, contém óleos aromáticos puros.
Além das inúmeras fragrâncias oferece linhas de sabonetes e águas perfumadas para roupa de cama.




Imagens: Composições de E. Casagrande com imagens publicitárias obtidas no site oficial Companhia da Terra

Vídeo:  Águas de Março - Elis Regina e Tom Jobim


 

6 comentários:

  1. Gostei da proposta. Falta agora saber se as fragrâncias são interessantes quanto ela.

    ResponderExcluir
  2. Oi Florbela. Fiquei encantada com a proposta da perfumaria. Era tudo que eu queria ler sobre perfumaria no Brasil. Agora resta provar as fragrâncias. Espero que brevemente... beijocas de elisabeth

    ResponderExcluir
  3. Encantada! Que proposta linda, exclusiva! Vou comprar e prestigiar tamanha iniciativa na perfumaria nacional! Elisabeth, você me faz feliz!

    ResponderExcluir
  4. Oi Diana. Fiquei tão satisfeita lendo esta entrevista. Só de pensar que existe um empresário na terrinha que compartilha os sentimentos de brasilidade, a vontade de transformar esta rica flora em perfumes... Espero que o entusiasmo continue ao provar as fragrâncias. Creio que sim porque li alguns comentários favoráveis que a resenha despertou nas redes sociais.Beijocas de Elisabeth
    PS: Volte para compartilhar suas impressões.

    ResponderExcluir
  5. Beth! Da Companhia da Terra, Água de Alfazema é o perfume que carrega consigo muitas lembranças. Eu usava em 1983! Adoraria uma resenha sobre ele!

    ResponderExcluir
  6. OiNajma. Querida, tenho mais umas três amostras de Companhia da Terra para resenhar. Se alfazema não estiver entre elas farei o possível para conseguir. Creio que já usei também. Nos primeiros anos de faculdade eu adorava fragrãncias de alfazema. Usei inúmeras...Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!