O coração das metrópoles européias abriga prédios históricos, centro financeiros e parques cujas árvores frondosas sombreiam canteiros de flores desdobrando recantos para lazer e entretenimento.
Coleções de plantas artisticamente dispostas para formar composições coloridas e sazonais caracterizam seculares jardins ingleses, históricamente importantes como precursores destas áreas verdes, abertas para a população nas cidades; os primeiros jardins públicos no continente.
Entretanto é a aura de romantismo e a exuberância da natureza inebriando os sentidos que nos toca quando pensamos nestes belos espaços.
Ao entardecer, no momento que flores se preparam para o abraço aveludado da noite, desfrutamos do apogeu aromático da Natureza.
Peoneve edp abre incisivo tal leque olfativo como se brisa fresca e úmida farfalhasse pelos caminhos, carregando no seu rastro a fragrância de pétalas e folhas.
Evoca a mulher que antecipa o prazer do encontro romântico, enquanto o jardim se colore com as nuances do céu vespertino.
Que percorre vagarosamente as alamedas, entre sebes floridas, descuidada, pisando sobre a grama e pequenas plantas, roçando a saia na profusão de pétalas perfumadas.
Inebria-se com o bouquet harmonioso e intenso que permite viajar através de belas histórias românticas, ouvindo suspiros e devaneios dos grandes amores, misturando a fragrância de um personagem com o cheiro atraente de papel impresso.
Esta é a sensação que me provocam os acordes de Peoneve... Abrir um livro novo, aspirar o perfume delicado das folhas enquanto a história sugere outros aromas, inesperados, pincelando emoções e paisagens floridas.
Festivo no despontar das notas atordoa com o aroma licoroso de flores e frutas imersas em ácido, porém doce, sumo de limão.
Frutos tenros e carnosos emergem neste primeiro momento, personalizados por tempero picante, verde e aquoso.
Talvez curtido em notas alcoólicas . Seria o gin, que apareceu ocasionalmente na recente fragrãncia de sucesso da casa Penhaligon's.
Flores submersas pela frondosa imponência do pomar são resgatadas pela leveza verde e fresca das folhas de violetas, sublinhadas por acentos herbais translúcidos que levam o aroma a pairar no ar como se procurasse nuvens.
Hedione é citado na pirâmide olfativa e certamente ressalta o bouquet onde peonia e rosa se entrelaçam em perfeita harmonia, traduzidas num apelo floral gustativo, sensual e quase animalic, complementado pela doçura levemente ardida de fugidio jasmim..
Entretanto se em alguns momentos a fragrância adensa trilhando bosques sombrios noutros retorna ao caminho ensolarado se desdobrando em cor e luminosidade.
Ocasionalmente percebemos aveludada e incensada madeira sob as camadas florais, densas ou etéreas, confortavelmente rodeada pelos almíscares empoeirados.
Decorridas poucas horas a pungência do vetiver aliado as notas verdes e úmidas torna-se mais vibrante enquanto complexidade e transparência se antagonizam na composição que funde frutas, flores, folhas e raízes em vertiginoso carrossel.
Peoneve se define em movimento, ora indolente e luxuriante, ora leve e cristalino, contudo fiel ao jardim perfumado que transporta da sombra para luz, das flores mornas de sol à fonte cristalina de água corrente.
Família Olfativa: Floral, 2012
Gênero: Feminino
Perfumista: Olivier Cresp
Rastro: Intenso à moderado
Fixação: Boa
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Folhas de violeta
- Coração - Peônia, rosa da Bulgária, hedione
- Base - Vetiver, almíscar, madeira cashmere
Vai ao Shopping? Confiras preços e marcas nas boas lojas que abrem suas portas em Perfume Bighouse
Imagens: Composições de Elisabeth Casagrande com - Livro antigo, peônias, english garden, Paeonia garden/combination of Paeonia mutabilis - Allium giganteum; short garden wedding dress /editorial;english garden de custom garden designs; frascos de Peoneve de penhaligon's; A English Garden de Percy Robert Craft; peoneve edp em penhaligon's London; Garden Museum.
ARTE IRMÃ
Jardim com Flores (Leilão de Jardim) - Cecilia Meireles
Quem me compra um jardim
com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão!
Elisabeth, acompanho seu blog e o acho incrível.Por sermos tão deficientes de blogs sobre perfumes, resolvi criar um, se vc puder dá uma olhada, vaiser uma honra!
ResponderExcluirhttp://aloucadosperfumes.wordpress.com/
Obrigada!
Oi Diana. Será um prazer. É incrível como o conhecimento sobre perfumaria é restrito no Brasil. o brasileiro ama perfumes, mas formamos poucos perfumistas, há carência de literatura, escolas...
ResponderExcluirOs sites e blogs sobre perfumaria são tantos, com pessoas tão esclarecidas que as vezes me sinto acanhada!
Há muito espaço para este assunto e as opiniões são bem-vindas. Logo farei uma visita. Beijocas de Elisabeth