Pin It button on image hover

segunda-feira, março 12, 2012

Jannat Ul Firdous- Swiss Arabian / Givaudan


Existe um aroma herbal e verde extremamente  picante neste attar.
A princípio  estimulante, quase selvagem,   finda docemente entre flores, madeiras, especiarias amendoadas e leitoso almíscar.
Na primeira impressão meu nariz torceu levemente em sinal de desagrado.
- Hummm... zimbro forte e ardido! 
Foi o que me pareceu. Entretanto  sob esta superfície agressiva desponta riqueza de ingredientes que estimula a curiosidade.
Entremeando  o úmido folhoso inicial despontam temperos quentes semelhantes a coentro ou cominho, apimentado de gengibre, cítricos e leve canforado, talvez anis, temperados pelo sumo de limão verde e intenso.


Profusão de folhas com certeza, confirmadas pela coloração intensa do óleo.
Considerando  a quantidade mínima de informações disponíveis sobre as notas representativas de attars a única luz sobre esta intrincada composição é a percepção olfativa... sem confirmações oficiais.
Contudo alguns comentários sobre a presença de massala condizem com as impressões sobre o leque olfativo.


Garam masala (em hindi  गरम मसाला) é o termo que representa uma mistura de condimentos usados na culinária indiana.
No mínimo duas ervas, especiarias e aromatizantes, possivelmente incluindo  pimentas verdes, coentro, hortelã, gengibre, limão,cominho....
Certamente o hall de entrada de Jannat Ul Firdous se atém a culinária indiana no aroma levemente frutado que revela alguma variante do  tempero massala.
Introduz no prato principal farto ramalhete  adocicado na  picante cremosidade da noz moscada.


Quase indecifrável, suave aroma de flores nos leva num passeio por exótico e etéreo jardim, talvez a concepção do paraíso celeste segundo a tradição árabe, pois o início selvagem e mundano cede espaço ao aroma suave e almiscarado da profusão floral.
Gerânios, cravos, rosas, jasmim,  lótus. ...é possível que se entrelacem para transmitir a sensação de quietude e temperança que abranda o começo intempestivo.


Flores submergindo nos aromas  amadeirados de cedro e sândalo, talvez toques de musgo que conferem característica chypre camuflando a intensidade cálida do bouquet embebido em noz- moscada.
Óleo tradicional é um dos mais populares attars entre muçulmanos da Ummah. Reza a lenda que  o perfumista Sufi  sonhou com os jardins do paraíso e imediatamente após  criou a fragrância segundo suas lembranças, denominando-a  Jannat-Ul-Firdaus.
Nome que deriva dos termos árabes para designar   "Jardins do Céu' ou 'Jardins do Paraíso".


Em curdo (idioma indo-europeu do Curdistão) Jannah é vocábulo simplificado para jardim. No Islamismo comumente associado á idéia cristã de "Céu" ou "Paraíso', enquanto Firdaws  (ou Éden) indica o nível mais alto habitado pelos profetas, mártires e piedosos,  totalmente felizes obtendo a satisfação de todas suas necessidades.
Livros sagrados do islamismo descrevem neste local vales sombreados, jardins exuberantes, fontes perfumadas de cânfora e gengibre, rios de água, leite, mel e vinhos. Também frutas deliciosas de todas estações.
Jannat ul Firdous procura reproduzir o aroma leitoso e picante dos Jardins do Paraíso.


Swiss Arabian, tradicional perfumaria do Golfo Pérsico, associada  à Givaudan comercializa  Jannet Firdous  talvez a  variação mais agreste do concentrado óleo tradicional.
Profundo e denso,  sublinhando ervas e especiarias  picantes,  este attar intensamente  verde  é denominada Jannat Ul Firdus C  em algumas perfumarias, destinado ao consumo masculino, enquanto seu predecessor original e  predominante floral seria feminino.


Família Olfativa: Oriental floral amadeirado
Designer: Givaudan Roure - Swiss Arabian
Gênero: Unissex
Rastro: Moderado
Fixação:Ótima
Pirâmide olfativa:
  • Topo - Aldeídos, manjericão, bergamota, limão - limonemo
  • Coração - Cravo, gerânio, jasmim, íris, lírio,  patchuli - salicilato de benzilo, linalol, isoeugenol
  • Base - Âmbar, almíscar, sândalo, madeiras - coumarin

VÍDEO: Chera Hay Ya Chan khila By Sheikhji Voice




7 comentários:

  1. Olá! Quanto tempo hein? que legal voltar aqui, é tão gostoso quando venho aqui, me sinto bem!São tantas fragrâncias e aromas que fico meia perdida...rss...Poderia até pedir-lhe uma sugestão de um perfume feminino, suave e atraente. qual a dica? Uma ótima semana!
    http://anjos-anjos04.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Há! Esqueci de comentar o vídeo, que coisa forte a mamãe urso chega bem a tempo, muito bom!
    Mãe é mãe!

    ResponderExcluir
  3. Que bela descrição! É possível adquirir este perfume? Fiquei muito curiosa. Parece ser exótico e uma delícia.

    Um abraço,
    Fernanda Bizzotto

    ResponderExcluir
  4. Oi Angel.Eu sinto um astral bom no Bighouse. Talvez porque perfume seja uma forma de arte o que sempre faz bem.
    O vídeo é uma graça não é? Como o perfume, começa selvagem, impactante e acaba doce e delicado, apesar da força das madeiras...mamãe ursa.
    nem gostei na primeira vez que senti, mas a evolução é boa. Início forte, masculino, muito adstringente. Depois muda muito.
    Delicadíssimo , feminino, discreto e requintado ... Infusion D'Íris da Prada.Uma fortuna tupiniquim, mas vi preços fantásticos nas lojinhas do blog.

    ResponderExcluir
  5. Hum... e outro muito especial é o Burberry tradicional de frasco oval. Wood Dsquared é muito fresco e delicado. Mais para o frio ou formalidades a doçura de Magnifique.
    Também os fascinantes perfumes ingleses de Penhaligon's, Floris, Ormonde Jayne, Betrothal...intensos ou delicados, são primorosos.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda. Sim é possível. Comprei um pequeno lote de vidrinhos pequenos( 2ml a 3 ml) e uns dois vidros maiores ( +- 10ml) para experimentar e conhecer attars.Pela internet. Paguei o preço de um perfume comercial.
    Entrei em contato com duas lojas e até fiz um acordo de afiliação a base do "fio-de-bigode", porém depois que coloquei os banners e vinculei as lojas não recebi nenhum retorno.
    Passaram-se meses e nada. Retirei.
    Porém as lojas são antigas e recebi minha encomenda direitinho. Comprei na loja USA, pois a indiana tinha frete absurdo e sistema difícil de pagamento. Não difícil, mas não conhecido por mim. Na americana havia cartão e Paypal.
    Acredito que as duas sejam confiáveis.Para compra e venda, não para afiliação. Beijocas de Elisabeth
    PS: São as que mais aparecem nas pesquisas do google.Fácil de achar.
    Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  7. Fernanda, attars não são extremamente diferentes dos ocidentais.Contudo oferecem uma relação custo/benefício compensadora, são óleos, ficam mais tempo perfumandoa pele além de impregnar muito os tecidos naturais.
    Porém o rastro não vai longe,são na maioria fechados sobre a pele. Sente quem está perto. Não invadem o ambiente.
    Este tem um início fortíssimo e drydown floral exótico, delicado.
    Gosto de attars e da maneira que perfumam o corpo. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!