Nanas míticas, fortes que exalam a mesma arte presente na fragrância intensa, condimentada evoluindo para a serenidade cálida e doce da pelica temperada com resinas e incenso.
Niki de Saint Phalle gostava de mitos, da simbologia e magia que transmitiam.
Registrou esta predileção nas esculturas representando os vinte e dois arcanos maiores do tarot, no trabalho que consumiu vinte anos da sua vida.
The World - O mundo visto de cima pela triunfante nana azul que se equilibra sobre o globo ovo. Eva suprema dominando e interagindo com a serpente, ameaça e traição, talvez compartilhamento na criação da vida.
Strenght - Força espelhada na exuberância do animal alado pousado sobre a pedra, no embate constante entre bem e mal, característica na trajetória de vida da guerreira e criativa artista.
The Moon - Feminilidade, doçura, sensibilidade e angústia nos olhos que se voltam para o céu buscando a luminosidade suave e calma do luar.
Il Giardino dei Tarocchi, na Toscana, reflete impressionantes diretrizes de vida que talvez tenham norteado a mulher complexa na superação dos próprios mitos, vencendo desafios através da arte.
Niki de Saint Phalle, eau de toilette, concebida para auxiliar na criação de museus e parques temáticos inclinou-se para a mesma trajetória.
Explode em caleidoscópicas flores e ervas como se absorvesse das especiarias o calor e magia da terra.
Em sequência sobre herbal indistinto e cítrico evidencia picante acento de cravos que parecem ter substituído sua clássica companheira, a rosa, por exuberante e empoeirada canela.
Apesar do acorde se revelar verde e intenso não consegue dissimular o atrevimento quente da civeta que envolve insidiosa o farto bouquet floral.
Patchuli, musgos e madeiras não se revelam de forma acintosa, contudo o conjunto que amparam indica a qualidade chypre e exótica da fragrância cujos inesperados rumos, de notas surgidas durante a evolução, transmutam o verde intenso e apimentado para pelica elegante, suave e almiscarada.
Ramalhete de flores açucaradas como ylang ylang, envolto em enfumaçadas madeiras e soturno patchuli encontra equilíbrio e refinamento para a misteriosa e surpreendente fragrância Niki de Saint Phalle eau de toilette.
Mesmo que seja pálida sucessora da original, conforme comentários de conhecedores da versão vintage, ainda é uma bela fragrância...ainda seduz.
Embora guarde notas que lembrem Eau de Soir, Molinard de Molinard, Halston Classic, Byzance Rochas, Chanel 19 e Jean Scherrer para mim tem acento de couro similar ao encontrado em Mystere by Rochas.
Família Olfativa: Chypre Floral, 1982
Gênero: Feminino
Perfumista: Jacqueline Cochran
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Pirãmide Olfativa:
- Topo - Artemísia, hortelã, notas verdes, pêssego, bergamota, tagetes, lírio de maio.
- Coração - Cravo ( flor), patchuli, orris ( raíz de íris), jasmim, ylang-ylang, rosa, cedro, vetiver, patchuli.
- Base - Couro, madeira de sãndalo, âmbar, almíscar, musgo-de-carvalho
Vai ao Shopping? Confiras preços e marcas nas boas lojas que abrem suas portas em Perfume Bighouse
Leia também: Niki de Saint Phalle - da escultura ao perfume
VÍDEO - Il Giardino Dei Tarocchi - Niki de Saint Phalle (1930-2002)
Imagens - Montagem com frasco Niki de saint Phalle e esculturas Del Giardino Dei Tarocchi- Elisabeth Casagrande
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!