Aroma intenso se espalhava no ambiente, de flores brancas num ramalhete profuso, pesado e picante.
Afoita e curiosa percorri os rótulos de cada pequenina amostra a procura da composição rica em tuberosa.
Dois ou três flaconetes atendiam teoricamente ao perfil de floral branco exuberante que exalava da caixinha, contudo Gardenia Passion trouxe momentânea certeza.
Era ela! A fragrância impressiva e floral que dominava todas as outras impregnando meu olfato, provocativa na memória construindo desfile imaginário de frascos floridos em branco cortejo...Intense Tiarè, Sacks fifth Avenue, Carolina Herrera, Bora Bora.
Após a intensidade doce e melífera do perfume anteriormente resenhado pretendia amenizar os sentidos num aroma fresco e leve, contudo Gardenia Passion conquistou, através da curiosidade, o rumo direto para a pele.
No acorde inicial uma surpresa floral agreste e verde, quase frescor de folhas orvalhadas, me fez titubear:
- Enganei-me?
Absolutamente. O fugidío acento verde, desvanecendo como fumaça, recebeu uma braçada de tuberosas apimentadas e exóticas entremeando jasmins sufocados, que exalavam suspiros indólicos, atormentados, confirmando uma fragrância de flores imperativas.
Mesmo a delicada e doce inflorescência de laranjeira mostrou lado tumultuado, quase imitação de frésias, entremeadas de acidez cítrica, repudiando meias medidas.
Tal ardor inicial levou-me a pensar que ficaria horas sob o impacto deste bouquet atordoante, entretanto o perfume se acomodou sorrateiro em enganosa delicadeza. Talvez estabelecendo estranha química com a pele levando a crer na perda de exuberância. Principalmente se considerarmos o aroma denso instalado ao redor do frasco, negando espaço para outras impressões olfativas, persistindo indefinidamente.
Após algum tempo ocorre apuração da fragrância, flores cristalizando, acomodadas e definidas, imersas em aura limpa, levemente metálica, ares de patchuli, incenso branco e leve substituindo gradativamente o dulçor apimentado
Repentinamente a fragrância cai, quase que totalmente, talvez em notas desencantadas pela busca infrutífera do acorde terroso, obscuro e úmido de musgo... listado oficialmente.
Desvanece similar a fogos de artifício queimando estupendos e fugazes provocando tênue rastro enfumaçado.
Se não posso afirmar perfeição nesta gardenia disfarçada de tuberosa e jasmim, ou longevidade na pele semelhante à persistência da volatização no papel, admito atraente voluptuosidade na composição impactante que sofre metamorfose para elegância calma e refinada.
Sugestivo e instigante o suficiente para ocupar espaço entre os bons perfumes.
Família Olfativa: Floral, 1989
Gênero: Feminino
Perfumista: Elizabeth Doyen
Rastro: Intenso
Fixação: Regular (?)
Notas Olfativas: Tuberosa, jasmim, flor de laranjeira, musgos.
PS: Comenta-se que gardênias nunca conquistaram a apreciação de Annick Goutal, e neste perfume me parece que gardênias estão camufladas, se não sufocadas, pelas tuberosa e jasmin da indonésia, em aromas muito próximos, que confundem o olfato.
Vai ao Shopping? Confiras preços e marcas nas boas lojas que abrem suas portas em Perfume Bighouse
Arte Irmã: Se tocasse uma música seria...
VÍDEO: Melati Dari Jayagiri - Iin Bimbo
Imagens: Frascos de Gardenia Passion - Annick Goutal; flores do weblog Kiyanti 2008's- mock orange ou jasmin laranjeira, tuberosa ou angélica, melati ou jasmin da Indonésia.
Elizabeth, simplismente adorei a descrição do perfume Gardênia Passion, depois de quase uma semana, escolhendo entre os disponíveis da marca na Sephora.com.br, cheguei a conclusão de que arriscaria minhas fichas nessa fragrância. Estou muito anciosa por sua chegada, e imensamente feliz por essa resenha, tive a certeza de ter feito a escolha certa.
ResponderExcluirOi Dricka. Se você gosta de bouquets impressivos apreciará com certeza. Annick Goutal tem um lindo estilo para florais e muita qualidade na perfumaria.Parabéns pela aquisição. Beijocas de Elisabeth
ResponderExcluirElizabeth, recebi o meu ainda pouco, e não pude deixar de voltar aqui para registrar minhas impressões. A sensação que tive ao borrifá-lo foi de estar cheirando uma flor orvalhada, colhida no jardim de casa, ele tem um aroma extremamente natural, e exclusivo, já fazem duas horas aproximadamente, e o perfume ainda está aqui, ainda posso senti-lo no meu pulso. Com essa aquisição pude conhecer um perfume que mais parece artesanal, de uma forma que não vê mais. No entando, ainda não define a minha personalidade, gosto muito de florais,e até florais frutais frescos, abertos,gosto de jasmim, frésia, rosas brancas, flor de laranjeira, mel, hortelã, manga, pera. Você teria algum que pudesse me indicar? Desde já agradeço mais uma vez pela sua atenção.
ResponderExcluirOi Dricka. É mesmo um perfume especial. Você conhece J'adore. Floral lindo. E Diva? Poderoso...Burberry Tradicional é muito elegante. Os florais de Penhaligon's, Ormonde Jayne, Floris, Molinard e l'Occitane são particularmente bons. A família floral é tão extensa! Tente na listagem de marcadores que tem no rodapé do blog achar as resenhas das notas olfativas. Geralmente cito perfumes onde a nota predomina. P. Ex na resenha de rosas tem perfumes com rosas. E também pode procurar pela Família Floral. Todos os assuntos estão listados por ordem alfabética em MARCADORES. Beijocas de Elisabeh
ResponderExcluir.
Elizabeth, já tive o J'adore, é um bom perfume, mas o considero comum, gosto que perfumes que parecem exclusivos que só eu tenho sabe? Vou fazer isso que aconselhou, vou olhar suas resenhas, e pesquisar sobre esses que indicou pois não conheço nenhum deles. Obrigada.
ResponderExcluirDricka eu entendo seu ponto. Também estou sempre a procura de aromas originais e de boa qualidade. inclua na sua listinha os florais de Estée lauder. Muito bons e tente os perfumes Tom Ford também. Existe uma linha imensa. Muitos não conheço mas os primeiros florais que tive oportunidade de experimentar são maravilha. Hummm... e Chanel. Coco, Coco Mademoiselle edp, Chanel 19 ... mais intensos. Pierre Balmain oferece perfumes bem interessantes. Chypres florais .Beijocas de Elisabeth
ResponderExcluirEu tenho o Coco Channel, muito bom. Obrigada pelas dicas vou procurar. Voltando à Annick, eu conheci o Grand Amour, que delícia diga-se de passagem, esse se aproximou mais do meu gosto doque propriamente o Gardenia, mas enfim trata-se uma loteria, uma vez que não tenho a chance de conhecê-lo em uma loja fisica. O Le'chevrefeuille talvez seja uma possibilidade, mas tem um que me intriga O Mandragore, gostaria de conhece-lo melhor, caso conheça, poderia falar sobre ele? Beijos querida.
ResponderExcluirOi Dricka. Tenho algumas amostras de Annick que ainda não experimentei. Faço isto quando vou resenhar para n ão gastar o material (alíquotas minúsculas)precioso. Contudo verificarei se possuo algum destes citados e volto com uma dica para voc~e. Beijocas de Elisabeth
ResponderExcluirPoxa eu te agradeço muito por isso, outro da Annick que tb me fascina pelo mistério em torno da fórmula é o Ce Soir ou Jamais. Ficarei sempre te visitando, anciosa por novidades. Beijo!
ResponderExcluirFlor, aguarde mais um pouquinho. provavelmente devido as constantes mudanças de temperatura entrei numa crise de sinusite. Estou com o olfato comprometido. Beijocas de Elisabeth
ResponderExcluirElizabeth, torço por sua recuperação. Grande Beijo.
ResponderExcluirObrigada flor. Estou me recuperando. Beijocas
ResponderExcluir