Pin It button on image hover

terça-feira, agosto 09, 2011

Amaranthine eau de parfum - Penhaligon's London

Rainha e cortesã!
Amaranthine evoca intimidade e maliciosa feminilidade nos acentos frescos e apimentados que relatam juventude,  revelando simultaneamente coqueteria inocente e atrevida artimanha de sedução.
Seria um perfume adequado para Anne de Nan encantar Henrique VIII da casa Tudor, rendido a sua vontade a ponto de romper laços com a autoridade papal, criando a Igreja Anglicana para validar seu matrimônio.
Mescla voluptuosidade francesa a tradição inglesa, traz o sopro verde dos campos e especiarias exóticas servidas às mais altas castas. Desfila ligeiramente empoeirado, como se desprendesse  ínfimas partículas  das dobras de preciosos veludos...Se embalado no frasco de cristal púrpura da edição limitada,  transforma definitivamente uma linda cortesã em fascinante rainha.

 Encantador do princípio ao fim abre o leque olfativo com acento herbáceo  de folhas recentemente cortadas, posteriormente  adocicadas , temperadas  pelo cálido coentro, não em  acorde sufocante e abrasador, mas na especiaria atraente e carnal, que envolve os sentidos de forma inebriante.
Ylang-ylang e  flores de laranjeira  acenam docemente envoltas no acorde melífero de baunilha, feijão tonka e almíscar cremoso.
Ao fundo cistus e especiarias voluptuosas se desdobram trazendo ora o aroma de pimentas, ora  flores picantes e intensas.
Persiste a calidez de coentro durante grande parte da evolução, toque  malicioso de transgressão, apesar de  não empanar o frescor das folhas e a delicadeza do bouquet.
Poderia  expressar características unissex com estes acordes contundentes, entretanto  toda carga açucarada da base,  envolta em  âmbar, sândalo e almíscar,  dilui qualquer vislumbre de masculinidade.


Exuberante  e contida oscila entre feminil  voluptuosidade e  sofisticação real, criação que faz jus a nobreza da casa Penhaligon's e a maestria de Bertrand Duchaufour.
Contudo não é bouquet corriqueiro ou de fácil aceitação. Intenso, caracteriza sensualidade carregada de elegância altiva e força dominadora..
Lembrou-me o estilo Le Baiser du Dragon nas especiarias, embora trilhe caminhos mais doces, substituindo o licoroso inicial por acordes frescos e verdes, concedendo  menor relevância  as madeiras resinosas no drydown do Cartier.


Família Olfativa: Oriental Floral, 2009
Gênero: Feminino
Perfumista: Bertrand Duchaufour
Rastro: Intenso
Fixação: Intensa
Frasco - Edição limitada: Silver Tree Crystal em Somerset - bracelet de Alex Monroe, designer de jóias.
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Folhas de bananeira, framboesa, folhas de violeta, óleo de semente de coentro, cardamomo , chá verde, fresia branca
  • Coração - White rock rose ( cistus), ylang-ylang, absoluto de jasmim egípcio, pimenta preta, flor de laranjeira, cravo, cravo-da-índia.
  • Base - Madeira de sândalo branco, almíscar, baunilha, notas de leite condensado, absoluto de fava tonka

Arte Irmã: Se fosse um filme seria rainha e também cortesã...

VÍDEO: Penhaligon's Amaranthine Eau de Parfum

Imagens: Publicidade de filmes; composições de Elisabeth com frascos de Penhaligon's London

3 comentários:

  1. Elisabeth,

    Procurei por aqui um e-mail pra falar com vc mas nao achei. Olha, até hoje, o post mais popular no nosso blog(www.garotasbasicas.blogspot.com) foi um que falamos sobre fragrâncias parecidas ou similares que foi baseado numa listagem sua (que demos os devidos créditos no post e indicamos pra pesquisa), só que ainda hoje, quase dois anos depois, ainda recebemos comentários pedindo algumas indicações, e a questão é: vc tem uma listagem atualizada pra que possamos indicar aos nossos leitores? Nós poderíamos fazer outro post, não com a lista, mas indicando um post seu, dá pra entender? Não entendemos de perfume e quando queremos saber alguma coisa é aqui que tiramos nossas dúvidas, pois a "Expert" no assunto é vc querida!!!
    Desde já agradecemos a atenção!
    (olha, não precisa publicar esse comentário tá? é só uma dúvida nossa mesmo e se vc quiser pode responder-nos por e-mail)
    Beijoss
    Pat e Carol

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas! Sem problemas, é um prazer publicar qualquer comentário de vocês. O Garotas Básicas é uma gracinha. Não sei se vcs perceberam que existe um Perfumes Bighouse2 ( link na coluna a direita). Abri para colocar as notas olfativas, biografias de perfumistas, assuntos gerais de perfumaria, famílias olfativas... pq em algum momento este aqui vai lotar.
    Estou dividindo assuntos em dois blogs. A lista de parecidos ficous eparada em masculinos e femininos e está no Bighouse 2. Atualizo ocasonalmente, mas ando meio preguiçosa com esta listagem. Podem consultar a vontade. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. Ah... ia esquecendo, no blog que abri para revender maquiagens tem uma página de contato.
    Entrem em http://makeup-collectors.blogspot.com/ sempre que precisarem. Beijocas

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!