Pin It button on image hover

sexta-feira, junho 10, 2011

Penhaligon's London For Men



Perfumaria para homens é um desafio, considerando que  aromas "tradicionalmente masculinos" limitam fronteiras na composição. Contudo, mestres criativos  introduzem  tantas variações sobre estes motivos, que cada um é um, quando bem feito, mesmo que nos pareçam exemplos clássicos.
Ocorre com a perfumaria masculina inglesa  uma das mais aprimoradas que conheço.
Quando penso:
- Hummmm... esta fragrância é familiar!
A referida muda, remodela, transmuta e cheira a nova.
De nove que tive o prazer de conhecer em Penhaligon's, até o momento,  duas já estão referidas no requinte vigoroso de Blenheim Bouquet e na limpidez confortável de Castile

ENDYMION 


Como se conquista o coração de uma deusa?
Selene, divindade da lua e irmã de Helios deus do sol era  de muitos amores, entretanto o mais intenso foi pelo pastor Endymion, filho de Zeus e da ninfa Calice.
Incorformada com  o fatal envelhecimento do jovem namorado ela pediu a Zeus que mudasse  seu destino. Este  enciumado da bela deusa concordou em conceder a imortalidade, porém adormeceu Endymion para sempre.
Mesmo assim  o pastor continuou sendo  visitado todas as noites pela  amada retribuindo seu ardor em sonhos. Conta-se que desta paixão nasceram 50 filhas.


Como se conquista o nariz de uma mortal?
Café, couro e noz moscada são irresistíveis para o meu, e Endymion, o perfume Penhaligon's, pode dormir eternamente no meu armário, ou de alguém próximo...
Surge cálido e  cremoso sob o manto cítrico, fresco e leve,  endossando a presença de flores  delicadas, principalmente lavanda.
Este bouquet  delicado e masculino  se reveste gradativamente de notas especiadas e secas  que  vem do café, do couro, dos incensos resinosos junto as madeiras.
Existe antagonismo  equilibrado entre estas características  escuras  como noite sem estrelas, e o brilho  enluarado de flores, sândalo e almíscar.
Amorosa doçura conserva o toque refrescante de ervas mentoladas associado  à picante característica de aveludada noz moscada e estimulante pimenta.
Refinada elegância  na tríade café, tabaco e couro revela facetas femininas e masculinas emaranhadas, lembrando  suspiros indistintos de amantes entrelaçados.
Âmbar  e almíscar embalam  o adormecer de Endymion, sobre doce travesseiro de ervas frescas, enquanto madeiras queimam lentamente, em algum lugar, não muito distante.
Suave é a noite...


Comenta-se que  compartilha características com Trussardi Inside e Belle de Rickel. Percebo traços  ocasionais e parentesco olfativo nestas composições que percorrem caminhos semelhantes.
Trussardi Inside me encanta na mesma proporção.


Família Olfativa:Oriental Especiado, 2003
Gênero:Masculino/ compartilhável
Perfumista: Fragrance Resources
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo -
  • Coração -
  • Base - 

QUERCUS


Caminhe entre árvores  de um pomar  cítrico após  breve temporal, destes que não conseguem arrancar frutos e folhas, mas extraem  alguma essência das superfícies.
Absorva  aromas enquanto o sol aquece e seca as gotinhas rutilantes.
Folhas e frutos cítricos inebriarão os sentidos, assim como as notas iniciais de Quercus, talvez a fase mais brilhante desta colônia interessante.
Translúcida e doce em beleza  floral ácida que poderia  ser cristalizada neste momento.
Impecável  sinfonia frutal cuja magneficiência se deve em parte à associação com  jasmim e lírios primorosos, pois enquanto descobrimos   flores brancas,  deliciosos condimentos, e ervas aromáticas  adicionam  característica mentolada, junto a discreto  acento salgado. Tão inesperado quanto breve.
Evolui  vertiginoso  construindo acordes do coração em  notas alternando doçuras  e pimentas em  cada passo.


Belas, as flores de Quercus se  espalham  sobre a madeira de carvalho, cujo musgo é límpido, recém lavado pela chuva, apresentando novas facetas do frescor verde dos bosques.
Se nasce  luminoso, doce e brando, na maturidade  adquire densidade  sombria sob influencia de patchuli, possivel gálbano, especiarias ou madeiras picantes  e  resinosas.
Salta da leveza feminina para pungência agridoce e máscula.
Tido por muitos como unissex, não nega a essência feminil nas notas iniciais, entretanto do coração à base  assume aspecto  viril  imbuído de características notadamente masculinas.


 Contudo não abandona  a sombra úmida e repousante de árvores antigas e frondosas que ao receberem os últimos raios de luz permitem  reconhecer  sândalo e almíscar.
Seria âmbar este leve resquício empoeirado que suaviza e acalma? E faz retornar a feminina elegância?
 Lendo comentários percebi alusões sobre  semelhanças com notas olfativas presentes em CK The One e Leay D'Issey de Issey Miyake.
Procedem em parte, pois as composições seguem caminhos  olfativos similares,  apesar dos desvios e tortuosidades que os diferenciam, da mesma forma que rios seguem para o mar atravessando diferentes paisagens.


Família Olfativa: Chypre,1996
Gênero: Masculino / unissex
Perfumista: Christian Provenzano
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Limão, tangerina, lima e bergamota
  • Coração - Jasmim, lírio-do-valle, cardamomo manjericão
  • Base - Musgo de carvalho, patchuli, sândalo, gálbano, almíscar, âmbar, sândalo

Vai ao Shopping? Confiras preços e marcas nas boas lojas que abrem suas portas em Perfume Bighouse 


Imagens: Perfumaria masculina Penhaligon's; Selene e Endymion/ afresco de sarcófago romano - Museum Experience Mode, composição com fragmentos de couro cinza by Beckas, café, lavanda, noz moscada e fasco Endymion - Penhaligon's; frascos Endemyon sobre poema original de John keats-século XIX. Conjunto de samples Penhaligon's de Elisabeth C.Composições de frascos quercus penhaligon's com Lily petals de nature wallpapers, moss on a citrus de Imbala/flickr e pomar cítrico by Devir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!