Quando primor é inegável quem usa a colônia será perfumado e atraente, não importando o estilo.
Floris oferece masculinidade nos exímios aromas clássicos de proeminentes cítricos, lavandas, gerânios, e tabaco... ou florais modernos, doces e especiados.
Homem elegantes encontram escolha segura em Edwardian Bouquet, entretanto Floris envolve outros estilos de colônias na reconhecida e sofisticada qualidade da perfumaria inglesa.
SANTAL - O Carismático
Complexo, surpreende com inúmeras facetas evolutivas, iniciando pelo acorde cítrico que não esconde doçura intensa transformando as notas ácidas em delicado agridoce.
Cálido, picante e simultâneamente fresco quando encontra o bouquet de lavanda que traz equilíbrio, atenuando o ardor de especiarias e ervas agrestes.
Entretanto, sedução verdadeira ocorre quando reunido as madeiras enfumaçadas, incensadas que trazem a tona um tênue, e ainda picante aroma lembrando tabaco.
Madeiras atemporais como sândalo, na excelente companhia de âmbar e almíscar, dissolvem as características fougere, transmutando acentos para discreto e sofisticada característica oriental.
Santal é uma fragrância encantadoramente masculina, cuja elegância provoca mais uma vez admiração pela bem formulada perfumaria inglesa.
Comentários referem similaridade em notas de Gucci Envy Homme.
Família Olfativa: Oriental amadeirado, 1800 (releitura)
Gênero: Masculino
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Bergamota, pimenta, cardamomo, ervas frescas, raspas de limão amalfitano
- Coração - Lavanda, noz-moscada, cravo-da-índia
- Base - Âmbar, madeira de cedro, olibano, almíscar, madeira de sândalo, vetiver, baunilha
ELITE - O Sedutor
Íntimo e aconchegante como um abraço caloroso no inverno, Elite estabelece quase que imediatamente uma aura de sensualidade e rústico conforto.
Conceitualmente derivado de loção pós barba criada em1851 parece ter emergido de ambiente totalmente masculino.
Acompanhando o homem Elite provavelmente nos deparamos com a mulher que veste flores e baunilha, contrabalançando características tão incisivas.
Apesar da pungência resinosa e herbácea, submersa abaixo de especiarias, tabaco e couro, esta fragrância me parece mais oriental, exótica e impressiva que Santal, fougere amadeirado, doce e urbano.
Quase monocromática em nuances que retratam um bosque obscuro, sombreado e intenso nas modulações de folhas, resinas e troncos, sobressaindo a mistura bem distribuída de notas balsâmicas, abeto e tabaco.
Este acento quente e seco de fumo ao lado de couro crú e animalic talvez seja produto da conjunção de louro, madeiras e resinas.
Tais misturas encontram denominador comum na cobertura verde do musgo.
Elite foi concebido para o homem poderoso que supera os demais em masculinidade imperativa e dominante, apesar de conservar adequada doçura.
Másculo!
Família Olfativa: Verde Amadeirado, 1979
Gênero: Masculino
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Bergamota, folhas de cedro da Virginia, grapefruit, zimbro, limão e petit grain
- Coração - Abeto ou conífera, louro, lavanda
- Base - âmbar, cedro, musgo de carvalho, almíscar, patchuli e vetiver.
Artemísia, coentro e sálvia temperam inicialmente criando aroma vibrante no agridoce de frutas maduras acidificadas por sumo de cítricos.
Apesar do acre frutal se percebe acento ozônico, transparente enérgico e limpo permeando a acidez.
Em seguida assomam notas folhosas de ciprestes que prolongam a vida das frutas cítricas dissolvendo o ácrido na característica sedosa de âmbar e almíscar.
Ao se destacarem, madeiras realçam o floral delicado e fresco lembrando bouquet de jasmim e gerânio.
No balanço final JF traduz aroma limpo, doce e agradável da reunião de flores com madeiras e almíscar.
O nome da fragrância foi homenagem ao fundador da perfumaria inglesa Juan Famenias Floris, enquanto o conceito aromático surgiu da exuberante flora em Minorca, sua terra Natal.
Família Olfativa: Floral Cítrico
Gênero: Masculino
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Bergamota, coentro, salvia, ervas, limão, lima, , tangerina
- Coração -Cipreste, jasmim, petitgrain
- Base - âmbar, madeira de cedro, musgo e almíscar.
CEFIRO - O Encantador
Doçura e suavidade quase femininas revelam o homem sensível e encantador que usa Cefiro.
Exala equilibrio e refinada cumplicidade no bouquet cuja doçura timidamente apimentada, embebido em suco de lima, sugere coração cálido e romântico.
Noz-moscada em pitadas delicadas sobre jasmim pontuam a fragrância de elegância em tom pastel.
Partilhável e generoso, Cefiro convida à proximidade, enquanto evolui bonito e confortável mergulhado em almíscar e cedro.
Condiz perfeitamente com a origem do nome Zephyr que em espanhol significa suave brisa. Igualmente com a inspiração conceitual que evoca aragem lânguida e morna pairando sobre pátios de vivendas, próximas ao Mediterrâneo.
Refinado e casual, antes de tudo doçura encantadora.
Família Olfativa: Floral cítrico, 2002
Gênero:Unissex
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Bergamota, limão, lima, tangerina, laranja
- Coração - Cardamomo, jasmim, noz -moscada
- Base - Madeira de Cedro, almíscar, madeira de sândalo
Surge para ser notado, especiarias bradando pelo seu lugar ao sol, apesar do classicismo da composição.
Cravo e canela em cremosidade abaunilha se unem aos cítricos, embaraçados nas fragrantes flores de laranjeiras.
Temperança adocicada sucede, encerrada na rosa e sua companheira mais fiel... ylang-ylang, nos simultâneos gerânios que mantém o caráter leve, prolongado em cedro e musgos, embebidos do generoso e bem-vindo almíscar.
A âmbar e sândalo podemos atribuir toque finalizador, bruma sutil que envolve arestas de madeiras, dilui contornos e o leve citrino apimentado que persiste.
Clássico, previsível e seguro NO.89 é um companheiro fiel e adaptável que não decepcionará em nenhuma circunstância.
Apesar de não ousar.
Família Olfativa: Cítrico Amadeirado,
Gênero: Masculino
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Bergamota, lavanda, neroli, noz-moscada, laranja, petitgrain
- Coração - Gerânio, rosa, ylang-ylang
- Base - Madeira de cedro, almíscar, musgo de carvalho, madeira de sândalo, vetiver
SPECIAL NO. 127 - O Elegante
Tradicional, uma das fragrâncias a conquistar adeptos no decorrer dos anos - Eva Peron e Wiston Churchill - nasceu da colônia Orloff Special, elaborada para o Grand Duke Orloff da Russia em 1890.
Parece-me o protótipo masculino, no blended clássico e bem elaborado.
Inicia em cítricos que sob a ação de condimentos se aquecem de forma intimista para evoluir em bouquet refrescante e leve de lavanda, gerânio e flor de laranjeira.
Prossegue encontrando apoio no verde amadeirado de patchuli sobre base de madeiras, almíscar, âmbar e musgo.
Permanece na zona de conforto da conhecida formulação da colônia masculina bem elaborada e apropriada para quaisquer circunstâncias.
Seria interessante e inesperado o uso desta colônia num contexto jovem e contemporâneo.No mínimo original.
Família Olfativa: Floral Cítrico, 1890 ( releitura)
Gênero: maculino
Rastro: Intenso a moderado
Fixação: Muito Boa
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Bergamota, laranja, petit-grain
- Coração - Neroli, lavanda, gerânio
- Base - Patchuli, almíscar
Vai ao Shopping? Confiras preços e marcas nas boas lojas que abrem suas portas em Perfume Bighouse
VÍDEO: Com Acúcar, Com Afeto - Nara Leão/ Chico Buarque de Holanda
Imagens: Imagens e frascos Floris London - site oficial; Imagens Botânicas Wikipedia; Imagens e composição Elisabeth C.
Beth querida, como sempre na vanguarda! Brilhante!!
ResponderExcluirO Special n.127 e o Cefiro me pareceram tentadores. Ainda não os conheço mas o Special me passou a impressão do vintage Contouré...oh tempo bom viu? A propósito, felicidade e muitos anos de vida Beth! Passou-se seu aniversário e não tive a chance de deixar um recado no seu orkut! Um grande e perfumado beijo! Daniel
Oi Daniel. Obrigada! Parabéns são bem-vindos a todo momento.
ResponderExcluirEntão... eu amei Cefiro.Compartilhável e na minha pele ficou delicioso.Elite também é maravilhoso, sensual e muito masculino. Eu não gostaria de usar mas adoraria sentir. Special é feito com aquele cuidado e qualidade da boa perfumaria inglesa, porém não é um aroma original.É uma composição que já teve muitos seguidores.Variações sobre o mesmo tema.Beijocas de Elisabeth
Elisabeth, devo confessar minha admiração por suas resenhas, pois alem de expressar toda a emoção que você sente ao sentir uma fragrância, você consegue transportar-nos a seu mundo, embora as vezes descorde olfativamente de algumas resenhas. Confesso ainda que quando resenho sobre fragrâncias, muito de você me vem em mente. E, através de sua resenha sobre Cefiro, fiquei realmente encantado, sinto que ele tem um estilo compartilhável de fragrância unissex. Me recordo quando senti pela primeira vez o aroma cítrico e confortante de Insensatez do O Boticário, que apesar do nome, me deixava confortável.
ResponderExcluirMas também venho pedir para você resenhar uma fragrância, porque considero sua opinião, como um conto soprado em meus ouvidos... Então, é o Intenso Pour Homme de Dolce & Gabbana, muitos o consideram idênticos aos seus progenitores, porem, eu o considero uma releitura clássica atemporal dos tradicionais Pour Hommes da griff, como se esse homem se vestisse de terno, pegasse sua pasta e fosse ser o destaque na mediocridade. Confesso que sinto um tabaco docilizado, meio balsâmico nele, bem mais pronunciado que nos antecessores. Muito agradecido por sua atenção. Queops Suzuki