J. Grossmith & Son fora negócio familiar desde 1835 quando John Grossmith e o filho, John Lipscomb Grossmith, desenvolveram uma empresa que fabricava perfumes, óleos essenciais, sabonetes finos, pó facial, cremes e produtos de higiene.
Totalmente empenhado Simon investigou a estrutura da antiga perfumaria, contatou familiares, reuniu antigos cadernos contendo desenhos de frascos e fórmulas, e resgatou frascos vintage com restos de perfumes originais.
Fascinado pela evolução e história da empresa, reinventou a Perfumaria Grossmith dentro da maior fidelidade possível, para corresponder aos antigos padrões que agradaram reis e rainhas.
Seu ancestral Lipscomb, treinado como perfumista em Grasse, provavelmente registrou os livros de fórmulas e receitas que hoje orientam Roja Dove, um mestre dos perfumes e a tradicional Robertet na preparação das 3 fragrâncias reproduzidas para a reabertura, em novembro de 2009, no reino Unido.
Os antigos registros detalham as fórmulas originais de mais de 300 produtos, dos quais 96 são perfumes, 23 eau de toillete, 10 misturas de óleos essenciais e 82 sabonetes cujas receitas foram desenvolvidas para várias marcas do mercado.
Fórmulas e amostras recolhidas foram analisadas em Robertet e comparadas com os atuais perfumes, para garantir a proximidade de aroma.
Hoje, três fragrâncias estão em produção, segundo as receitas originais, respeitando limitações impostas pela legislação atual e pela oferta de matéria-prima, atendendo ao objetivo da casa inglesa de manter a maiorconcentração possível de produtos naturais:
- Hasu-No-HAna (1888) - aroma delicado das flores japonesas lotus lily.
- Phul-Nana (1891) - bouquet de flores indianas.
- Shem-el-Nessim (1906) - fragrância oriental inspirada no Festival de Primavera do Egito
Luxuosos frascos de cristal, inspirados nos antigos desenhos de 1919, são produzidos por Baccarat seguindo a orientação dos designers de Holmes & Marchant.As edições atuais seguem os conceitos elaborados por John Grossmith para as embalagens originalmente produzidas por Baccarat.
Edições limitadas, são oferecidas ao consumidor em caixas de madeira laqueada, brancas ou azuis, feitas por artesãos de Sheffield na Inglaterra. Os frascos são numerados e estampados em ouro na versão contemporânea dos desenhos originais, e contém perfume concentrado de cada uma das fragrâncias.
Além da edição luxo são fabricados os refis.
Toda cuidadosa preparação visa preservar uma tradição de requinte que garantiu à J. Grossmith & Son várias indicações e reconhecimentos de serviços prestados através das Royal Warrants.Tais títulos agraciavam as empresas que fornecessem seus produtos à realeza - representada pela Rainha, Duque de Edimburgo e Príncipe de Gales - durante 5 anos ou mais.
Eram muito cobiçados, pois constituiíam um atestado de qualidade, sendo permitido à casa que recebesse citar a honraria nas publicidades e panfletos, assim como ostentar o brasão da família real com a qual estivesse associada.
Alexandra ( 1844-1925), Rainha consorte do Rei Edward VII, a corte da Grécia e da Espanha concederam Royal Warrants para Grossmith.
Na época, se fabricou um perfume especialmente para o casamento de George, Príncipe de Gales e Duque de York, que posteriormente se tornou Rei George V e sua esposa a Rainha Mary, avós da Rainha Elizabeth II.Em outubro de 1851 na Great Exhibition of the Works of Industry of al Nations, Grossmith foi a única companhia inglesa à receber uma medalha pelo valor como perfumaria.
Dove Roja compara o estilo dos atuais perfumes de Grossmith com os tradicionalmente produzidos pelas casas de perfumaria francesa, Guerlain e Houbigant..Está nos planos da perfumaria, que finalmente retornou ao seio da família onde nasceu, expandir continuamente seus negócios pelo mundo e reproduzir vários dos inúmeros perfumes registrados.
Imagens: Gentilmente cedidas por Grossmith Limited Perfumers; coleção de frascos de 1888 à 1923 de Perfume Shrine
Referências Textuais: Grossmith Limited Perfumers
Oi beth! Obrigada por nos fazer viajar no tempo e imaginar todo aquele trabalho em desenvolver magníficas fórmulas de perfume.Que frascos encantadores! parecem jóias. A história do perfume me fascina.
ResponderExcluirQueria muito que me falasse um pouco do perfume BESO de agatha ruiz de la prada.bjs.
Oi Yalla. Fascinante Não è? Imagine descobrir um antepassado que fora o criador de perfumes para a realeza. Eu faria a mesma coisa que Simon Brooke! Não descansaria enquanto não reconstruísse a empresa. Afinal faz parte da história da perfumaria inglesa.
ResponderExcluirE o trabalho que realizam é belíssimo.
Os frascos parecem pequenas jóias... e quanto aos perfumes...em breve serão descritos aqui no Perfumes Bighouse!
Assim que tiver amostra disponível farei Beso.Tenciono escrever sobre a marca há algum tempo.Beijocas de Elisabeth
Que frasco belíssimo! adoraria fotografá-lo...
ResponderExcluirBeth, não perca o post de sexta feira! ;) bjoks
Ah flor ... apesar de não ser comparável com seu talento nato de fotógrafa eu também. Achei que são a síntese da luz. Vi o post das pérolas. Gostei muito.Estarei esperando o próximo. E aqui teremos tantas novidades.... Beijocas
ResponderExcluir