Naqueles olhos negros! Só a via!
Música mais do céu, mais harmonia
Aspirando nessa alma de donzela!"
Soneto de Álvaro de Azevedo
Jovem vibrante e inquieta, se debatendo entre o rigor do patriarcado e adolescentes anseios de liberdade, Chiquinha Gonzaga, foi alma artista, romântica e indomável, na sociedade monárquica do século XIX e encontrou na música a tradução mais completa para seu espírito vivaz.
Poderia, ao desfilar o porte pequeno e delicado, sob o sol inclemente dos trópicos, deixar atrás de si a fragrância dos jardins, de terra molhada e folhas aromáticas, se na época Bluebell estivesse ao seu alcance.
Este aroma integraria harmoniosamente com a paisagem, onde se encaixava a lírica personagem, na borbulhante e luminosa cidade imperial do Rio de Janeiro, a beira do Atlântico, cingida pelas florestas e escarpas da Serra da Mantiqueira.
Na beleza dos matizes de safiras e esmeraldas a natureza pródiga envolvia num abraço quente e úmido as casas coloniais, ruas de pedras, alva nobreza e oprimidos escravos.
Gélido azul de flores, entranhado do verde intenso das folhas tinge a paleta deste bouquet, onde jacintos se aquecem no calor apimentado das especiarias.
Sentimos a vibração espevitada e singular do aroma traduzido nestas belas cores, avivadas pelo odor terroso e úmido de gálbano.
Apesar das flores se não fosse a doçura... a evidente e cativante doçura, que se atravessa na evolução, seríamos transportados para um universo másculo, reinado das mentas, violetas, jacintos e cravos-da-índia.
Este ambiente masculino, livre de amarras e imposições, que acenava com a possibilidade das decisões e da independência almejadas pelo espírito inquieto e travesso de Chiquinha Gonzaga
Entretanto a essência é feminina, delicada e sedutora, guardando a tepidez de peles jovens e apaixonadas.
Após explosão ardida e farfalhante, como a dos vestidos de tafetá em rodopios, se instala uma quietude branda.
Passamos do dia ensolarado e crepitante para a penumbra de noite escura, abafada, cujos contornos se confundem sob o clarão pálido do luar.
Enquanto botões florais desabrocham sobre a pele dançantes e arrebatadores, temperados por mordazes cítricos e incitantes resinas, floração madura conjuga com o corpo em união morna e íntima.
Mel sutil conserva o último arfar das especiarias exóticas, envolve as flores, e se confunde com o aroma da pele, transformando o apaixonado ardor inicial em falso recato.
Apesar do gálbano presente, e dos últimos suspiros entre pétalas, este dulçor final acena, rente às notas melífluas, com diluída participação de ládano e benjoim.
Excêntrico, Bluebell foge ao lugar comum das fragrâncias florais que estruturam o drydown em sândalo, âmbar e almíscar, mantendo o espírito pungente e apimentado até empalidecer, sustentando a prioridade para musgos e resina.
Família Olfativa: Floral verde, 1978
Gênero: Feminino (compartilhável)
Perfumista: M. Pickthall
Designer/frasco: William Penhaligon
Rastro: Intenso a brando
Fixação: Boa
Indicação de Uso Preferencial :
- Clima: De temperado à quente
- Ocasião - Casual
- Topo - Cítricos
- Coração - Jacinto, lírio do vale, ciclâme, Jasmim, Rosa
- Base - Gálbano, cravo-da-índia, canela
- Japão
- Uk e EU
- USA e CA
Arte Irmã: Perfumaria a música de Chiquinha Gonzaga...
Durante 88 anos Francisca Edwiges Neves Gonzaga viveu no Rio de Janeiro, contestando os rígidos hábitos da sociedade moralista, impondo sua presença como mulher liberal e decidida, ganhando o próprio sustento através da música, cujas raízes estavam nas rodas de lundu, umbigadas e outros ritmos africanos.
Fruto da união entre general do Exército Imperial Brasileiro e escrava alforriada, Chiquinha Gonzaga foi ativa participante da campanha abolicionista e da proclamação da república brasileira.
Compositora, musicista e maestrina, aos onze anos de idade elaborou a primeira música , composição natalina chamada Canção dos Pastores.
Ao final da vida havia acumulado 77 peças teatrais e aproximadamente 2000 composições incluindo valsas, polcas, tangos, maxixes, fados, quadrilhas, mazurcas, chorinhos e serenatas.
Fundou a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.
Entre o casamento imposto pela família, aos 16 anos, com um oficial da marinha, e o último relacionamento com João Batista Lage, músico muito mais jovem que ela, Francisca enfrentou várias desilusões.
O preconceito da sociedade para com mulheres que abandonavam seus maridos provocou afastamento involuntários de três dos quatro filhos que concebeu - Maria do patrocínio e Hilário do marido Jacinto Ribeiro do Amaral, e Alice, filha da breve união com o engenheiro João Batista de Carvalho após a separação conjugal.
Chiquinha Gonzaga amava o carnaval e faleceu quando este iniciava, em 1935, ainda ao lado do seu último e verdadeiro amor.
Imagens: Fotos de Elisabeth C. e composição com frasco de Bluebell Penhaligon's ; Chiquinha Gonzaga de Wikipedia; Gabriela Duarte e Regina Duarte protagonistas de Chiquinha Gonzaga -Rede Globo.
Postagem original de Elisabeth Casagrande em 02/02/2011
Tenho uma curiosidade absurda, sobre o BLUEBELL. Só queria testar antes de comprar =/
ResponderExcluirOi Laura. É aconselhável experimentar, pois é o típico perfume hate/love. Li alguns comentários horríveis e outros enaltecedores. Fiquei nesta curiosidade ardida até receber minha amostra. Gostei e pretendo ter um vidro de Blue Bell.
ResponderExcluirTente as lojas que vendem echantillons. Penhaligon's também vende amostras.
Infelizmente está cada vez mais comum a substituição da amostra grátis pela amostra comercializada.Estas frações são comuns na Europa e América do Norte. Os mini perfumes com 4ml à 7ml também.Beijocas de Elisabeth
Elisabeth, seu blog é excelente. Suas descrições de aromas, os posts sobre perfumes/ personagens, também. =D
ResponderExcluirGostaria de saber se tem dessas lojas no Brasil, ou só importando mesmo?
Obrigada.
Oi Laura.
ResponderExcluirQue eu saiba no Brasil não tem revenda oficial da Penhaligon's.
Eu aconselho um contato direto com a loja deLondres. Existe um site para venda. Colocarei no final da resenha o link para vc se comunicar com a Penhaligon's. Estas perfumarias tradicionais inglesas são muito confiáveis e o atendimento extremamente cortês.Eles são muito sérios.É uma característica que aprecio bastante.
O único inconveniente nestas compras internacionais é a morosidade dos nossos correios. E a necessidade de optar (preferivelmente)pela forma mais cara de envio (com número de rastreamento) possibilitando acompanhanhamento do trajeto para que o objeto não se "perca".
Se você não conseguir efetuar a compra faça um comentário enviando seu email. Não publicarei, mas responderei e tentarei um contato com a loja para achar uma solução.
Já recebi encomendas da Penhaligon's através de um parente que estava na Europa, recolheu para mim e entregou em mãos. Depois disto recebi amostras pelo correio, porém meu contato é por outros canais. Beijocas de Elisabeth