Pin It button on image hover

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

11 La Force - Dolce gabbana


Antigos tarôs representavam a natureza ambígua da  força através de duas cartas. Uma denominada Temperança e a outra Fortaleza, cuja imagem poderia ostentar um homem ou uma mulher submetendo ao seu domínio a força bruta, simbolizada na imagem de um leão ou de uma coluna de pedras.
Nas sucessivas derivações dentre estes  dois simbolismos  o sentido de domínio se concentrou em  La Forza, um dos 21 arcanos maiores entre as  78 cartas do jogo de Tarot, apesar desta característica  estar vinculado ao controle  e equilíbrio.


Representa a intensidade das nossas reações para exercer  este poder, e na multiplicidade  de interpretações pode se referir tanto à força espiritual prevalecendo sobre a brutalidade, como à energia sexual.
Quando marcada na posição superior indica espírito combativo, forte, decidido, e ao contrário denuncia orgulho, arrogância  e prepotência.
Se a  interpretação abrange o terreno da sexualidade refere poder sexual criativo e intuitivo ou denota luxúria.
Impreciso quanto ao sexo de quem representa  a carta poderosa, o XI arcano do Tarot  pode ser lido como a síntese da temperança feminina e da convicta força masculina, antagonizando  mesquinharia e mediocridade do espírito.
Desnuda a batalha travada no interior do ser humano.

La Force, o perfume, consegue exprimir esta dualidade?
Sim, se considerarmos dual   o caráter unissex que desponta durante a evolução aromática.
Principia tateando  pelo frescor mentolado  do cardamomo, em acento  tipicamente masculino, reforçado pelo estímulo vigoroso da pimenta e adição de leve acidez cítrica.
A eau de toillete  D&G prossegue ligeiramente balsâmica, em brevíssimo toque canforado, medicinal e picante, provavelmente envolvendo cipreste, o que prolonga as características refrescantes do início.
Entretanto rumos inesperados determinam  suavidade nesta  trajetória com adição da nota de chocolate  de heliotrópio-do-peru, que não não camufla totalmente  o verde pungente semelhante ao do  pinus, garantindo a continuidade  do conceito que versa em torno da vitalidade  e energia.

 Tornando-se cremoso e confortável no floral, adornado pela baunilha, madeira de sândalo e leve almíscar ao se  aproximar do drydown demonstrando neste momento  sutileza e amenidade feminina.
Porém, apesar da pungência obscurecida, com adição de madeiras e  folhas,  garante o aspecto inicial agudo, claro e incisivo nas  notas que se entrelaçam em harmonia.
La Force sintetiza solidez  e doce sobriedade  de forma atraente, duradoura, embora a intensidade com que se espalha pelo ambiente abrande gradativamente, atingindo a discrição de perfume fechado sobre a pele, após três ou  quatro horas.
Usuários relatam ter percebido semelhança com Quartz Pour Homme, Boss in Motion e Safari Ralph Lauren.


Família Olfativa: Oriental Especiado, 2010Gênero: Masculino (compartilhável)
Designer: Dolce & Gabbana
Rastro: Intenso à moderado
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Cardamomo, pimenta jamaicana, canela
  • Coração - Noz-moscada, heliotrópe, cipreste
  • Base - Cominho, madeira de sândalo, baunilha Bourbon, notas amadeiradas.



Arte Irmã:  Se filosofasse...

TEMPERANÇA
" É a temperança uma espécie de regime a que qualquer homem pode submeter-se sem interrupção de negócios, sem despesas e sem perda de tempo"
 Joseph Addison

FORTALEZA
"A verdadeira  fortaleza  é a que nos torna  inflexíveis, quando se trata da virtude"
Plutarco

Imagens: Cartas de tarot Vintage,Canvas representando La Force XI; Montagem com Carta do Oceano Atlântico do século XVI, arcanos XI feminino e masculino vintage e frasco de La Force 11 de D&G; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!