Antigos tarôs representavam a natureza ambígua da força através de duas cartas. Uma denominada Temperança e a outra Fortaleza, cuja imagem poderia ostentar um homem ou uma mulher submetendo ao seu domínio a força bruta, simbolizada na imagem de um leão ou de uma coluna de pedras.
Nas sucessivas derivações dentre estes dois simbolismos o sentido de domínio se concentrou em La Forza, um dos 21 arcanos maiores entre as 78 cartas do jogo de Tarot, apesar desta característica estar vinculado ao controle e equilíbrio.
Representa a intensidade das nossas reações para exercer este poder, e na multiplicidade de interpretações pode se referir tanto à força espiritual prevalecendo sobre a brutalidade, como à energia sexual.
Quando marcada na posição superior indica espírito combativo, forte, decidido, e ao contrário denuncia orgulho, arrogância e prepotência.
Se a interpretação abrange o terreno da sexualidade refere poder sexual criativo e intuitivo ou denota luxúria.
Impreciso quanto ao sexo de quem representa a carta poderosa, o XI arcano do Tarot pode ser lido como a síntese da temperança feminina e da convicta força masculina, antagonizando mesquinharia e mediocridade do espírito.
Desnuda a batalha travada no interior do ser humano.
La Force, o perfume, consegue exprimir esta dualidade?
Sim, se considerarmos dual o caráter unissex que desponta durante a evolução aromática.
Principia tateando pelo frescor mentolado do cardamomo, em acento tipicamente masculino, reforçado pelo estímulo vigoroso da pimenta e adição de leve acidez cítrica.
A eau de toillete D&G prossegue ligeiramente balsâmica, em brevíssimo toque canforado, medicinal e picante, provavelmente envolvendo cipreste, o que prolonga as características refrescantes do início.
Entretanto rumos inesperados determinam suavidade nesta trajetória com adição da nota de chocolate de heliotrópio-do-peru, que não não camufla totalmente o verde pungente semelhante ao do pinus, garantindo a continuidade do conceito que versa em torno da vitalidade e energia.
Tornando-se cremoso e confortável no floral, adornado pela baunilha, madeira de sândalo e leve almíscar ao se aproximar do drydown demonstrando neste momento sutileza e amenidade feminina.
Porém, apesar da pungência obscurecida, com adição de madeiras e folhas, garante o aspecto inicial agudo, claro e incisivo nas notas que se entrelaçam em harmonia.
La Force sintetiza solidez e doce sobriedade de forma atraente, duradoura, embora a intensidade com que se espalha pelo ambiente abrande gradativamente, atingindo a discrição de perfume fechado sobre a pele, após três ou quatro horas.
Usuários relatam ter percebido semelhança com Quartz Pour Homme, Boss in Motion e Safari Ralph Lauren.
Família Olfativa: Oriental Especiado, 2010Gênero: Masculino (compartilhável)
Designer: Dolce & Gabbana
Rastro: Intenso à moderado
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Cardamomo, pimenta jamaicana, canela
- Coração - Noz-moscada, heliotrópe, cipreste
- Base - Cominho, madeira de sândalo, baunilha Bourbon, notas amadeiradas.
Arte Irmã: Se filosofasse...
TEMPERANÇA
" É a temperança uma espécie de regime a que qualquer homem pode submeter-se sem interrupção de negócios, sem despesas e sem perda de tempo"
Joseph Addison
FORTALEZA
"A verdadeira fortaleza é a que nos torna inflexíveis, quando se trata da virtude"
Plutarco
Imagens: Cartas de tarot Vintage,Canvas representando La Force XI; Montagem com Carta do Oceano Atlântico do século XVI, arcanos XI feminino e masculino vintage e frasco de La Force 11 de D&G;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!