Pin It button on image hover

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Absolu eau de parfum - Rochas


Natureza inóspita de  areias e vento,  prolongada e solitária vastidão, sombras indefinidas  se movendo na noite escura, dissolvidas  pelas chamas crepitantes da  fogueira  próxima a tenda,  que acolhe viajantes cansados.
Peles  e sedas  macias  permitem  luxúria enquanto o  brilho dos metais  espelha movimentos voluptuosos dos seus ocupantes, distraídos, e alheios aos murmúrios da noite
Aroma de sedução se espalha no ar saturado pelas  especiarias, flores, frutas secas,  madeiras resinosas e terrosas que ardem, cuja fumaça  se insinua ardilosa pelas  frestas.
Cenário de antigas pinturas orientais ou  de contos  romanescos sobre desertos e savanas,  que emolduram  um frasco de linhas arredondadas, e  tampa  laqueada no castanho escuro, quase negro, ostentando  logotipo em vermelho nacarado quente e profundo.
Absolu... que toca a pele fresco em  breves notas cítricas, transmutando para  acentos doces e apimentados de  exótica bebida,  temperada com canela, flores vibrantes,colorido açafrão e estimulantes  pimentas.
Resinas, abraçam  ramalhetes de flores e ressaltam  sua doçura de mel delicado que doura e incorpora  as empoeiradas especiarias, ao ládano e benjoin  tingindo  o ambiente em tons cálidos, balsâmicos e sedutores.
Em poucas horas aragem mansa  e suave refresca o cálido interior,  trazendo a luminosidade  da aurora, enquanto  no ar resta um sopro morno de candeeiros, que se apagaram... de almíscar, âmbar e sândalo.


Porém as imagens não são reais e Absolu não saiu de uma idílica  tapeçaria do passado, embora seu estilo  seja nitidamente oriental, quase  vintage, se considerarmos que é uma  fragrância deste século;  Nem seu aroma persiste intenso durante toda uma noite romântica.
Talvez se prolongue, porém esmaecido, brando, próximo a pele, o suficiente para atiçar  a imaginação  sobre   histórias  e mistérios  além mar..
Difícil é falar em similaridades. Lembra-me vagamente Le Baiser du Dragon. Li alguma referência a Must e Belle de Rickiel, porém o mais justo seria referir a digital de  Cavallier, bem evidenciada aqui  e em outras criações no estilo como Nu, Midnight Poison, e Kingdom.

 
Família Olfativa: Oriental amadeirado, 2002
Gênero: Feminino (compartilhável)
Perfumista: Jacques Cavallier
Rastro: Intenso a moderado
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Tangerina, folhas de figo
  • Coração - Flor de Lyz ( lírio), Flor de laranjeira, pimenta preta, rosa.
  • Base - Cistus (ládano), bálsamo de tolú, benjoim, cedro.

Vai ao Shopping? Confiras preços e marcas nas boas lojas que abrem suas portas em Perfume Bighouse 

Arte Irmã: falaria de poesia  ao sabor oriental

"...Os cansados e extenuados dizem:
- A beleza  murmura docemente. Ela fala ao nosso espírito.
   Sua voz ilumina nossos silêncios como a fraca luz que tremula  no medo da escuridão.
Mas os incansáveis dizem:
- Nós a ouvimos gritar entre as montanhas, e com seus gritos vieram os sons dos cascos, e o bater das asas e o rugir dos leões.
Á noite os sentinelas  da cidade dizem:
- A beleza surgirá com a aurora do leste.
E ao meio-dia, os trabalhadiores  dizem:
- Nós a vimos inclinando-se sobre a terra pelas janelas do crepúsculo.
Todas estas coisas dissestes da beleza, mas, na verdade, só falastes dela as necessidades não satisfeitas.
E a beleza não é uma necessidade, mas sim um êxtase..."
Khalil Gibran
Vídeo: Campanha Publicitária do  Perfume Absolu Rochas - Vídeo com a modelo dinamarquesa Rie Rasmussen por Satoshi Saikusa.


Imagens:Absolu de Elisabeth C; Publicidades Rochas; Pintura de Richard Duebel.

2 comentários:

  1. Tive um Absolu, adorei a resenha do mesmo, pude sentir novamente o cheiro desse perfume. Comprei no escuro e me arrependi, resinoso, apimentado e especiarado demais, tudo isso mixado ao mel, não teve como acostumar com ele, no terceiro teste na pele resolvi passar a diante. Um pouco sintético tbm, ou seria meu olfato me pregando peça?!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcia.
    Absolu é assim mesmo. Resinoso, incensado e peculiar. Não agrada a todos os narizes, mas é uma criação elaborada e de grande qualidade.
    Você certamente tem bom olfato para as moléculas puras ,de síntese laboratorial. Infelizmente na perfumaria comercial a maior parte das composições é constituída de substâncias artificiais. Óleos naturais apenas na perfumaria niche e ainda assim a maioria produz com pequeno percentual de substâncias sintéticas.
    Muitas matérias (correspondentes as notas olfativas) são raras e indisponíveis para produção em escala comercial.
    É o custo da industrialização e do uso desenfreado dos produtos oferecidos na Natureza. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!