Pin It button on image hover

terça-feira, setembro 28, 2010

Paeonia - L'Occitane en Provence

Exuberância de folhas e flores em aroma que partilha a doçura do mel!
Tão delicadas quanto belas as suaves peônias fazem encantadora parceria com aromáticas rosas, enobrecendo e iluminando jardins de primavera, e enriquecendo fragrâncias como Eau de toilette Pivoine de L'Occitane.
Muitas lendas explicam a origem desta vigorosa planta que habita o sul dos Alpes e exala seu odor agradável sob a brisa e sol da primavera.
Relatos dizem que Peon, o terapeuta divino tratou Plutão com infusões de raiz de peônia, também portadora de fragrante aroma, obtidas com a mãe de Apolo diretamente do monte Olimpo.
Outros afirmam que uma bela ninfa despertava admiração nos deuses a ponto de suscitar inveja numa deusa que a transformou na flor de mil pétalas... Pivoine.

De qualquer forma, sua inflorescência de cores variadas, oscilando do branco ao mais vibrante rosa, ou em dourados tons de amarelo, é vista como símbolo da graciosidade feminina e do esplendor da primavera.
Comumente cultivada na China e Japão onde aparece em simbolismos variados, desperta admiração nas muitas espécies do gênero.
L'Occitane procurou nos jardins de Jean-Luc Riviere, cultivador e estudioso da flor, em Drôme, na França, a inspiração e matéria prima para a criação do perfume lançado na primavera europeia de 2010.
Frescor cintilante, revela ondular de folhas, cascas de cítricos e frutas acariciando as peônias que se abrem ao sol.
Sua doçura nos atinge como néctar recém colhido e transformado em mel enquanto doçura inebriante e floral sucede estas notas, tocada pelas folhas e raízes verdes, suculentas e aromáticas.
Calorosa é a sensação floral aliada à seiva, sumo fresco e vital que sustenta a caprichosa planta cujo perfume aos poucos se funde ao inebriante aroma de rosas desabrochadas, elegantemente revestidas de leve patchuli.
Baunilha, mel e o suave especiado são encapsulados em delicioso sândalo revelando maciez e cremosidade na companhia de almíscar.

Na composição deste róseo bouquet poderíamos esperar tons esmaecidos, contudo Peonia de L'Occitane é vibrante e intensa, de sillage duradoura, envolvente, transportando para o apogeu da primavera, apontando os encantos do verão em dias mornos e ensolarados.
Apesar do frescor verde inerente ás folhas, Peonia vive de sol, do ar morno do quase verão que a envolve como um abraço apaixonado.
Durante a evolução ervas aromáticas sobressaem, contornadas pelas notas enfumaçadas de etéreo incenso, compondo com o cítrico do início aroma floral agudo e luminoso.
Drydown prolongado e substancial onde o rastro das peônias se renova em rosas e sândalo, em alguns momentos recorda a finalização de Eau 4 Reines.
Marcante, luxuoso e rico, este floral edt,que contém, segundo o fabricante em torno de 10% de óleos essenciais, é impactante como se fosse um parfum.
Inesperadamente a apresentação Intense parece mais suave e adocicada, talvez pelo menor teor alcoólico sentido no início.


Família Olfativa:Floral, maio 2010
Gênero: Feminino
Designer: L'Occitane en Provence
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Bergamota, grapefruit (toranja), notas verdes
  • Coração - Peônia rosa
  • Base - Sândalo, almíscares brancos.
Vai ao Shopping? Confiras preços e marcas nas boas lojas que abrem suas portas em Perfume Bighouse 

VÍDEO:L'Occitane


Imagens: Banners publicitários de L'occitane, composições com fragmentos de imagens Wikipedia, flickr, gardensmeraldo.com, classicroses.com, bromandsons.com e about-garden.com.

4 comentários:

  1. Oi Beth!
    Primeiro, saudades mil :-)
    Segundo, vc menciona no final dessa linda resenha a existência da versão EDP. Essa é encontrada nas lojas aqui no Brasil? No site só vi a versão EDT...

    ResponderExcluir
  2. Luciana, você anda sumida! Oh my que susto! Pensei que tinha por lapso classificado Peônia edt como parfum. Lembro bem de ter sentido e pensado... Hum! mas este não está na lista dos edp de L'Occitane.Senti como edp dos poderosos.
    Na verdade ele parece com um parfum devido a intensidade de sillage e fixação.
    Porém, estendi um pouquinho a frase do final para não deixar dúvidas na interpretação.
    Preciso fazer uma visita também, mas ando com a vida atribulada flor. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Comprei este perfume pela descrição do blog..ameii! Parabéns pelos textos, descrições, sensibilidade para os perfumes. Vou continuar visitando sempre!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lúh. Obrigada!! Paeonia tem uma delicadeza encantadora.Beijocas

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!