Pin It button on image hover

domingo, setembro 12, 2010

Notre Flore Cedar eau de parfum by L'Occitane En Provence

Óleo de cedro evoca recordações preciosas da minha vida acadêmica, quando o contexto da ciência abria uma janela para olhos curiosos e deslumbrados.
Este aroma, intenso seco e enfumaçado, embalou os primeiros passos da minha observação do maravilhoso e diminuto universo que fascinou Leeuwenhoek e a sociedade científica, no século XVII.
Acompanhou as horas de trabalho debruçada sobre o microscópio voltando junto para casa, impregnado no avental de laboratório.

Deliciosa... empurrando pelos sentidos a impressão de bosques repletos de árvores frondosas, cuja natureza resguarda a multicidade das espécies reais ou místicas, predileção ainda conservada, a fragrância dos cedros muito me encanta, nas mais diversas composições de perfumes masculinos e femininos.
Notre Flore Cedar não apresenta a característica pura de óleo concentrado, com a qual me habituei, pois se revela revestido de cítricos, flores e doçuras enfumaçadas.
Entretanto demonstra em nuances límpidas a presença de resina da madeira sofisticada de verdadeiro cedro.
Acidez de frutas cítricas é sentida nas primeiras emanações, que não escondem o teor amadeirado envolto em folhas de tabaco.

Este conjunto parece permeado pelo frescor de brisas suaves que atravessam ondulantes campos de lavanda e verdes bosques de pinho, pelos acentos límpidos de íris, revelando aromático elegante e discreto.
Abaixo destas camadas brilha o cedro, altivo, quase solitário, revestido pela doce e delicada baunilha da fava tonka.
Perdem-se os efêmeros acentos aromáticos durante a evolução, restando, para o final, madeiras nobres, cingidas pela doçura de discreto bouquet, em perceptíveis flor de laranjeira e ylang, ylang aliado à baunilha e almíscar, temperado por patchuli e vetiver.

Apesar de apropriado para homens elegantes e sóbrios, a suavidade inerente, concedida pela inflorescência em acorde ambarado, permite que seja compartilhado por ambos os sexos, usufruindo o prazer das nobres madeiras e delicadeza floral abrigadas pela mesma moradia.
Drydown doce e prolongado faz de Notre Flore Cedar um instrumento de envolvente sedução.
Tive um breve relance do floral de Coco Madeimoselle, quando as notas estavam nos seus últimos suspiros.
Terei sonhado ?


Família Olfativa: Aromático amadeirado, 2007
Gênero: Masculino/ Unissex
Designer: L'Occitane en Provence
Rastro: Moderado
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Grapefruit (toronja) madeiras
  • Coração - Cominho, folhas de tabaco
  • Base - Cedro, fava tonka

Vai ao Shopping? Confiras preços e marcas nas boas lojas que abrem suas portas em Perfume Bighouse 

VÍDEO: Cold Play - Scientist


Imagens: Bosque del Cedro de J.N e Cedar L'Occitane; Microscópio de Leeuwenhoek por Henry Baker; Campos de lavanda copiada de reliquias de uma fronteira.

8 comentários:

  1. Tentador esse perfume, hein Bete? A composição dele é simples, mas parece bem interessante...

    ResponderExcluir
  2. Muito Ro! Tem uma pirâmide oficial restrita. mas o aroma é rico. E eu adoro cedro. Gosto muito das madeiras resinosas em geral, entretanto cedro é meu xodó. Creio que você gostará dele. Achei totalmente unissex. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Me causou uma grande estranheza esse perfume. Imaginei que o cedro seria a nota principal desse perfume, mas não consegui distinguir nem como nota acessória. Imaginei algo imponente na linha de Gucci Pour Homme, mas tambem me enganei.

    Na minha percepção, lembra um pouco o aspecto oriental especiado insosso do Boss Soul, de Hugo Boss. Poderia também fazer parte da Linha Chás, da Bvlgari, por conta do resultado "morno" e diluido. É algo com se pegassem um Opium PH (somente tomando de exemplo um oriental especiado potente com "extra sillage"), e diluisse a 10% em agua com açucar.

    Imagino que quem compra esse perfume baseando-se na piramide olfativa, provavelmente vai se decepcionar. Percebo que é um estilo muito em alta ultimamente em perfumaria.

    Como no caso do Boss Soul, insosso é a palavra que o define, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Oi Le!
    Humm...já vi que a dinâminca dos nossos narizes é diferente!Isto é bom. vc sente coisas que eu não sinto e vice-versa.
    Sinto cedro de imediato. Porém não é um cedro masculino, seco e dominante.
    Totalmente unissex, vem acompanhado de especiarias que o tornam quase imediatamente um aroma morno, caloroso. Quando estas dissipam a madeira reaparece junto com doçura das flores.
    A intensidade diminui e fica discreto sim, elegante, mas dá para perceber uma combinação rica.
    Talvez uma aplicação mais generosa lhe revele um outro lado de Cedar.
    No final a nota de cedro purifica e volta a imergir no floral.
    Tenta uma segunda experiência. Comigo acontece perceber acordes não sentidos antes, quando experimento uma segunda vez.
    Usei óleo de cedro puro na microscopia, nos meus tempos de acadêmica. Importado, delicioso. Uma mísera gota impregnava aventais, a pele... adoro óleo de cedro, talvez por este motivo reconheça sua presença imediatamente.
    Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  5. Fui pesquisar um pouco...e percebi que o cedro desse perfume, eu nao sou familiarizado.

    Conheço e tenho o oleo de Cedro Virginiana...que é um amadeirado seco, aspero,vivo,intenso.

    Nesse L'Occitane, o cedro é o ATLANTICA...doce, quente, acourado, totalmente diferente do Virginiana.

    Ai sim corrijo a minha ignorancia olfativa. A sensação olfativa morna, doce e levemente amadeirada que distingui nesse perfume, é cedro também.

    Aprendendo a cada dia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro. Os acentos de cedro diferem bastante. E este cedro L'Occitane vem embebido de muitas notas. Tem esta mistura cálida no início e um floral intenso quando se encaminha para o drydown. Eu gosto muito de cedro e tenho um radar "cedrídico" no nariz. kkkkkk. Entretanto não estranharia se algum passasse despercebido. Narizes tem vida própria.
    Estou cismada com o Féminindé da Sahlini. Aleta sentiu canela fortemente. Eu sinto resinas muito intensas. Talvez cravo-da-índia. Quando vc experientar venha me contar, para qual lado seu nariz cai.
    Também senti um bocadinho do qe conheço como OUD. Estou cobiçando uma amostrinha de pure oil. Tomara que ela mande. Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Oi Elisabeth, td bem?
    Parabéns pelo blog...mto legal mesmo!! Resenhas excelentes.
    Estou muito curioso pra conhecer os produtos L´Occitane, principalmente esse notre flore cedar. Acredito q são perfumes de extrema qualidade!
    Um abraço pra vc.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  8. Oi Rodrigo. creio que voc~e gostará.Excelente qualidade de matéria prima. L'Occitane até agora não me decepcionou.
    procure experimentar alguma coisa numa loja física. tudo muito bom.
    Ou aproveite e dê uma checada nas lojas /sites que estão na lateral do blog. Você encontrará L'Occitane com preço atraente em várias. Apreciei muito o atendimento da Cosme. Entrega rápida, eficiente. Lembro de ter visto L'occitane na listagem (comprei maquiagem), só não lembro dos valores. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!