Pin It button on image hover

quinta-feira, setembro 30, 2010

Essence eau de parfum - Narciso Rodriguez

PARTE I

Pura pimenta! Foi o que senti inicialmente... sorry.Primeira impressão, apesar de posteriormente ter lido inúmeros comentários sobre a essência limpa, que deveria lembrar sabonetes de toucador ou roupas saindo da lavanderia ...

Estava displicente, procurando novidades quando vi aquele frasco prateado,espelhado e chamativo, que só conhecera de revistas.
- É o Narciso Essence?
Borrifada generosa no papel e em seguida na pele, alguns segundos (poucos ) antecederam a primeira e profunda inspiração.
A vendedora dissertava ao longe sobre rosas, bergamota e âmbar.
- Rosas com certeza, e pimentas... âmbar veremos mais tarde. Talvez.
Pimentas ardidas, incisivas e terrosas, a lembrar levemente Oro de Roberto Cavalli ou Le Parfum de Lalique. Nada da suavidade fresca de páprica doce, mas sim a pungência espevitada das pimentas vermelhas, esmagadas entre os dedos.
Acento duradouro, quente, aconchegante e obviamente almiscarado, no fabuloso acorde signature de Narciso Rodriguez .

Saí contente, pois gosto do aroma das pimentas nas composições perfumísticas, tanto quanto na culinária.
A medida que o tempo progredia âmbar e íris marcaram presença, e este aroma intenso se confundiu, mesclado ao floral do perfume que o antecedera na prova de pele..
Outro shopping, outra loja...sou caminhante convicta.
Pulsos e antebraços limpos parti para a repetição da experiência e frustrei-me!
Mesma empresa em outro endereço não tinha Essence de Narciso Rodriguez.
Entretanto a lembrança sensorial do aroma, que se tornara mais fresco e ambarado, era veemente o bastante para afastar momentaneamente as dúvidas.
Pimentas acesas haviam cedido lugar à íris e âmbar, aveludados e empoeirados... toques de patchuli, vetiver, o sempre rico almíscar de Narciso Rodriguez, e benjoim ao fundo garantindo frescor verde com toque amadeirado,

Porém, fui surpreendida pelo consenso geral.
Acesando a internet li inúmeros reviews comentando seu aspecto fresco de aroma limpo, metálico, semelhante ao odor de lavanderias... e nada de pimentas.
Como?
Eu mesma estive com o frasco entre as mãos e borrifei generosamente na pele, pois vendedoras de perfumaria tendem a ser econômicas com testers. Diga-se de passagem a ponto dos mesmos ficarem oxidados.
Dio Santo! Meus sentidos estariam enlouquecidos?
Teria sido o contraste com a melíflua e rósea Peônia de L'Occitane que levei comigo no corpo?
Impossível!
Obrigatoriamente uma avaliação em duas etapas!
Amanhã volto e tento novamente.
Hoje Essence deixou o seguinte rastro:
- Rosas, pimentas, âmbar, íris, almíscar.

Família Olfativa: Floral Rosa Violeta, 2009
Gênero: Feminino (compartilhável)
Perfumista: Alberto Morillas - Firmenich
Frasco: Ross Lovegrove
Rastro: Moderado
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa
:
  • Topo - Notas aeradas
  • Coração - Rosa, íris
  • Base- Almíscar, âmbar
PARTE II

Se o todo é a soma das partes, reler o contexto geral permite a percepção de novos detalhes.
É assim na literatura e na maioria das situações de vida.
O primeiro impacto deixa marcas, porém as leituras seguintes enriquecem a interpretação da mensagem.
Perfumaria não viola a regra.
Então voltei à loja de perfumes.
Outra vendedora gentil - de maneira geral as pessoas que atendem nas perfumarias da minha terra são bem preparadas e atenciosas.
- O frasco do Essence mais claro e perolado é diferente?
- Não, Essence Iridescent tem o mesmo aroma, mas deixa um brilho especial na pele.

Deveras, saí reluzindo! O líquido nacarado e ligeiramente oleoso transfere para a cútis sua luminosidade perolada. Bonito efeito, justificado pelo rastro suave e elegante que permite aplicação generosa.
Devo confessar que fiquei um pouquinho decepcionada com a fixação, se tratando de eau de parfum. Desta vez me pareceu efêmero, típico eau de toilette.
Percebi no ardor cítrico e suave do início a companhia de fugazes notas frutais deixando rastro impreciso de frutas maduras, um gostinho de ameixas amarelas, peras delicadas ou damasco maduro e aveludado.
Discretas a ponto de legarem nova incerteza.
Porém o toque apimentado ressaltou lindamente, again, e passada a primeira onda picante percebi que estava entrelaçado com madeiras, sugerindo cedro seco, de aroma afiado.
Existe alguma culpa na associação com benjoim?
Acordes amadeirados e resinas podem trazer tantas nuances... umidade terrosa, resinoso medicinal, acidez cítrica e o especiado que nos faz pensar em pimentas esmagadas contra lenha recém cortada.
Novamente feliz com a combinação que muito me agrada!
Entretanto buscava o frescor que sugere sabão em pó, cheiro de amaciantes...

Não não...percebi apenas o brilho doce, rápido como relâmpago, ao fundo, trazendo aquela sensação de sala de cinema, balinhas de frutas vermelhas e bubble gum, embora nada neste perfume seja infantil.
Acréscimos, em pinceladas, enriquecendo através de pequenos detalhes as sensações anteriores.
Ao lado das especiarias caminha um floral soft, cuja doçura elegante e discreta é oferecida em brisa suave como a sillage de quem usa Essence.
Perfeito para mulheres seguras, tranquilas, que adoram unhas e maquiagem em cores delicadas, tons esmaecidos, acessórios clean, acabamento de alfaiataria no vestuário e que seguem a máxima "menos é mais.
Não é meu perfil fiel, pois aprecio um certo exotismo, toques de extravagância nas cores da terra, de natureza exuberante, bosques e prados.
Contudo periodicamente atravesso fases de homogênea neutralidade, monocromia onde este eau de parfum cairia como uma luva.
De pelica bege, chiquérrima.

VÍDEO: Essence - Catherine McNeil shot by Inez Van Lamsweerde, & Vinoodt Matadin

9 comentários:

  1. Oi Beth!!!!

    Não senti ainda o Essence, mas li que a vendedora disse que é a mesma fragrância com partículas irizadas. O que você achou? Porque do Narciso for her senti diferença... Adorei sua resenha!!! Aliás como todas. Você me escreveu de comunidades para troca de amostras, é pelo orkut? Porque não tenho orkut...

    Bjkssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel. O Narciso Rodrigues tradicional edp ( frasco rosa)tem diferenças com o edt ( frasco preto)for her.
    Porém achei Essence e Essence Iridescent muito semelhantes.A mesma evolução.
    Esta foi uma resenha difícil pois não tinha a amostra comigo. Foram necessárias duas visitas para ler a fragrância. Não gosto assim, pois tenho um ritual para experimentar. Geralmente gasto a amostra toda, e das grandes ... kkkk
    Creio que ainda terei surpresas com ele. É um daqueles mutantes camaleônicos conforme o ambiente. Gostaria de experimentar novamente em frio intenso.
    Uma bela fragrância. O único inconveniente, na química comigo, foi a fixação baixa. Não parece edp.
    As comunidades são do orkut sim. Eu recomendaria três: Apaixonados por Perfumes ( sem o "!"), Perfumes S&A e Perfumistas. Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Beth, queria tirar uma dúvida, como saber se o almíscar utilizado é natural ou o sintético? Alguns perfumes mostram em sua composição almíscar branco, sintético, outros não. Todas as vezes que eles não colocarem que o almíscar é branco, quer dizer que é o natural? Tenho tido uma árdua procura em usar somente perfumes que não são testados em animais, o que é muito difícil porque vira e mexe marcas entram e saem da lista da PETA,outras não constam nem na lista que testa nem das que não testam, sei que não é o assunto do blog, mas se vc puder me ajudar com essas e outras dúvidas fico agradecida. Bjks

    ResponderExcluir
  4. Flor é assunto do blog sim! Tudo que se refere à preservação das espécies e ao atendimento da lei pode e deve ser discutido ou esclarecido aqui.
    Sempre que possível menciono as empresas de responsabilidade que se envolvem nas práticas de preservação do ambiente.
    Almíscar, a princípio é sintético ou vegetal. Algumas vezes o odor almiscarado pode vir das sementes de ambrette (abelmosco). Neste caso seria o almíscar vegetal. existem várias fórmulas químicas que lembram o odor do almíscar.
    Entretanto o mercado negro, principalmente no oriente, ainda fornece almíscar de origem animal. Creio que seria mais fácil achar num attar.
    Pode ficar sossegada. Dificílimo para uma indústria perfumística arcar com os custos do almíscar animal ilegal. Ainda mais correndo o risco das sanções da lei. Muito prejuízo.Tal atitude empresarial não se sustentaria muito tempo. A indústria de óleos aromáticos e perfumes obedece à padrões rigorosos. As fórmulas de perfumes estão em constante modificação para atender exigências legais e restrições com matéria prima.
    Quanto as listas estou tentando organizar uma. Assim que estiver pronta posto. Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!

    Muito obrigada mais uma vez!!! Quanto ao almíscar fico mais tranquila então, e fico no aguardo das listas. Tenho dúvida sobre os testes em diversas marcas inclusive Narciso Rodriguez, Lolita Lempicka, La Perla, entre outros.

    bjkssss

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    sou apaixonada por perfumes, mas me torno fiel a um único aroma por anos! Gostei muito do seu blog. Senti falta de alguns perfumes clássicos da Lancome e especialmente o Trèsor tem algumas variações agora e eu realmente gostaria de ver uma resenha sua sobre eles. Bs, Giovana

    ResponderExcluir
  7. Oi Giovanna. Obrigada, flor. Adoro os clássicos e Tresor é um dos belos perfumes Lancome. Será resenhado brevemente. Beijocas. Elisabeth

    ResponderExcluir
  8. Oi Beth, tudo bem? Essence é uma das minhas mais novas aquisiçoes, juntamente com o For Her da mesma marca e L Fleur de Corail de Lolita. Adorei, cheiro de limpeza, de amaciante mesmo, bem soft. Em mim não apareceu nem um cheirinho sequer de pimenta, é questão de pele, né! E a fixação foi muito boa tb, comprei o Iridescent e durou mais de 8hs. bjksss

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel.
    Então flor... eu não gosto de eperimentar perfumes nas perfumarias para fazer resenhas. Prefiro ter o frasco ou o decant em mãos e seguir um ritual que me dá uma impressão total, segura. Porém no caso do Essence eu voltei para comprovar.
    E foi isto. Senti a danada da pimentinha. Que eu gosto muito.
    Mas ,estou para fazer um intercâmbio de amostras com uma amiga ,e virá o Essence. dDsta forma poderei repetir minha experiência olfativa. Se mudar a percepção virei registrar.
    Uma coisa muito interessante que li recentemente foi sobre os hábitos de vida dos perfumistas. Eles tem restrições quanto a alimentação, uso de cosméticos ou perfumes, qualquer coisa que mascare a percepção dos odores. Como os especialistas em vinho.
    As essências interagem com a pele e podem ser percebidas de forma diferente de acordo com a alimentação recente, flutuações hormonais,estados fisiológicos diferentes...
    ocorre frequentemente mudarmos a opinião sobre um perfume quando avaliamos com intervalos de meses ou anos. Nada é definitivo.
    Você me deixou curiosa com este Lolita... vem contar como ele é. Beijocas

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!