Pin It button on image hover

domingo, julho 11, 2010

LouLou eau de parfum - Cacharel



Ahh... Loulou tem história para contar ... fascinante  enredo  que surge na interpretação de um mito grego foi o conceito inicial .
Inspirou  a criação desta fragrância hipnótica e antagônica, oscilando entre agridoce resinoso e delicioso mel...néctar de flores.
Tudo começa com Prometeu o titã da mitologia, que ao roubar o segredo do fogo para presentear aos homens enfureceu o poderoso Zeus
Em represália, Zeus astuciosamente criou a mulher, Pandora, que recebeu uma característica de cada um dos deuses do Olimpo.
Esta criatura irresistível e sedutora foi enviada para o humano Epimeteu que apaixonado a desposou mesmo sabendo que não lhe era permitido.
Subjugada pela curiosidade, a astuciosa Pandora conseguiu abrir uma caixa proibida que o marido escondia, libertando todos os males lá contidos. Dentro da caixinha restou apenas a esperança, presa quando uma assustada Pandora conseguiu finalmente fecha-la outra vez.
Hoje, Caixa de Pandora representa o bem e o mal que advém de atitudes impensadas, o inesperado que lá se esconde, ou o destino que se apresenta de acordo com as opções que escolhemos.
Georg Wilhelm Pabst, cineasta e diretor alemão escreveu um roteiro para o cinema, em 1929, chamado Die Büchse der Pandora, inspirado em duas peças de Franz Wedekind explorando justamente as consequências das decisões e arrebatamentos do ser humano.



Neste melodrama do cinema mudo, Lulu, interpretada pela carismática Louise Brooks, é uma jovem cujo poder de sedução está na ambiguidade entre malícia e inocência e que se vê enredada em situações conflitantes, refletindo a iniquidade humana exibida em cenas dramáticas e sensuais, ousadas para a época.
Assassinatos, paixões desenfreadas, fugas, escravidão branca e prostituição fazem parte da trama que envolve a quase adolescente Louise numa sucessão de episódios tumultuados.
Ao final, na miserabilidade com seu amante, obrigada a se prostituir para sobreviver, acaba assassinada pelo seu primeiro cliente Jack o Estripador.
Loulou o perfume simboliza dentro do frasco opalescente e azulado, no formato da lâmpada mágica de Aladim, a dualidade entre deuses e mortais, as qualidades humanas que refletem o bem e o mal, a perda da inocência na invasão da malícia, a magia do irreal e mítico.


As primeiras notas caem sobre a pele levando à boca o gosto de mel, atraindo e hipnotizando enquanto lentamente adquirem cativante ardor de pimentas e canela.
Após este breve momento de embriaguez, de frutas suculentas e intoxicante noz moscada, quando estamos enredados em seus odores cálidos, nos mostra uma face resinosa, pungente e agressiva, de flores intensas como marigolde,exacerbada em sua linguagem ferina pelos acentos de raízes, folhas e gomas com espírito aromático, cânforado quase medicinal.
Contudo este aroma instigante não afasta, talvez pela promessa de sedução do fresco anis estrelado, das flores exóticas e dulcíssimas como ylang ylang e orquídeas tropicais, talvez pela seda ambarada da raiz de íris que se insinua em nebulosa nuvem.
O bouquet requintado domina a composição definitivamente, ainda melífero, ora inocente, ora venenoso, subjugado pela tuberosa (angélica), baunilha e fava tonka que se unem numa conspiração fatal.



A base finalmente nos atinge com o poder de madeiras nobres de sândalo e cedro, na especiaria enfumaçada e requintada do benjoim, queimando lentamente junto ao incenso, salientando a beleza das flores.
E quando termina, muitas horas depois desta sucessão de acordes, Loulou de Cacharel não é trágico; ao contrário, se reveste de intensa aveludada e picante doçura que impregna os sentidos como se fosse uma segunda, sensual e confortável pele.
Loulou é um perfume para se vestir, entretanto devemos libertar pequeníssimas doses desta caixa de Pandora, a fim de não a transformar em doce e intoxicante veneno.
Controvertido, o frasco de Annegret Beier, que na primeira impressão não me encantou também demonstra o antagonismo das qualidades humanas , expressado na cor fria da racionalidade, e no quente e exuberante vermelho das paixões, encerrando dentro do vidro opaco os segredos desta fragrância rica e suntuosa.
Atualmente me parece bela a embalagem de linhas puras e geométricas, cores cruas e opostas.

LouLou

Família Olfativa
: Oriental Floral (aldeídico), 1987
Gênero
:Feminino
Perfumista: Jean Guichard - Roure
Frasco: Annegrete Beier
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa
:
  • Topo -Violeta, ameixa, bergamota, mace (película interna da noz moscada), angélica, íris, lírio, jasmim, anis estrelado, cassia ou canela da China.
  • Coração - Tiare, tuberosa, ylang ylang, jasmim, heliotrópio, flor de laranjeira, orris
  • Base - Fava tonka, baunilha, sândalo, cedro, almíscar, incenso.
Lou Lou Blue

Segundo a literatura, o flanker de Loulou original é uma composição centrada em flores brancas , baunilha almíscar e madeiras nobres.
Esta edição lançada em 1995 foi descontinuada.



Família Olfativa: Oriental Floral,1995
Gênero: Feminino
Designer: Cacharel
Frasco: Annegret Beier
Rastro: A conferir
Fixação: A conferir
* descontinuado
Pirâmide Olfativa
:
  • Topo - Notas verdes, bergamota, pêssego, anis
  • Coração - Ylang ylang, fresia, orquídea, raíz de íris
  • Topo - Cedro, bauniha, fava tonka, almíscar, vetiver
* Leia a poética resenha de Lily sobre o flanker LouLou  Blue em Parfums et Poesié 

  Similaridades: Clássico admirado e consumido por muitos, há décadas, LouLou deu origem a vários  na mesma tendência,  inúmeros similares  e imitações . A literatura cita acordes próximos em  Clea by Yves Rocher, Nuit de Tubereuse by L'Artisan Parfumeur, Doriane by Paris Bleue, orange Blossons by Penhaligon's.



Arte Irmã: Se não fosse personagem seria poesia...

" Nos acontecimentos sim é que há destino: Nos homens, não
- espuma de um segundo...
Se Colombo morresse em pequenino,
O Neves descobriria o Novo Mundo"
  Mario Quintana


 VÍDEO: Louise Brooks /Die Büchse der Pandora- Lulu's Mr brightside

27 comentários:

  1. Esse é um típico "ame-o ou odeie-o".
    Bom, eu amo...

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna! Verdade... Loulou é dos polêmicos que pouca gente ignora. Ou gostam ou desgostam. mas , mesmo aqueles que não apreciam podem perceber que é uma composição muito rica e original. Tambem sou fã. Acho o drydown maravilhoso. Marcante e doce, muito feminino. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. oi bety! eu também amo o lou lou.Foi amor a primeira cheirada.Uso bem pouco com medo de ser descontinuado e eu não encontrar mais.bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Yalla. É um risco que corremos com estes tradicionais. O mercado é extremamente competitivo e quando cresce a venda de uma novidade automaticamente cai a venda dos antigos. Baixou o índice... as importadoras não trazem mais. Muitos dos tradicionais que parecem descontinuados continuam firmes no exterior. Ainda bem que Loulou pede poucas gotas. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  5. Beth Beth
    estou a poucos passos de conseguir meu Lou Lou Splash, esse da garrafa antiga, hexagonal. Comprado está, agora está a caminho!!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sarah ! As garrafinhas antigas geralmente são as mais elaboradas. São lindas! Parabéns. Se você pediu em site internacional tenha paciência. O nosso Correio anda muito demorado, e as encomendas internacionais do primeiro semestre parece que ainda não recuperaram os atrasos causados pelos distúrbios na aviação devido as nuvens que se espalharam com a erupção do vulcão na Islândia.
    Pelo menos é a desculpa oferecida. he he he .
    Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de usar LouLou. Acho a fragância muito agradável, muito sensual e feminino.É bom não exagerar...
    É demais!

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza.
    O que gosto em Loulou é a criatividade que fez um aroma tão diferente e intenso.
    Uma dica para perfumes assim é usar a loção cremosa correspondente ao aroma.
    Além da original vc encontra no India Misteriosa - Mahogany uma loção com a fragrância muito similar. Fica uma delícia pois é o mesmo aroma suavizado. Gosto muito das loções cremosas. Além disso se conjugarmos com o perfume ajudam na fixação. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  9. Amoo este perfume faz parte de mim, todos dizem que é o meio cheiro.
    Perfeito!


    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Alice. LouLou é o típico "perfume assinatura". tem muitas qualidades, entre elas ( além do aroma) esta história bonita que serve de inspiração.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  11. muitooo booom... preciso de uma apçao de compra pois o meu esta acabando. como encontro de jeito pratico e seguro pela internet.

    ResponderExcluir
  12. Oi Lou. Este fica mais difícil a cada dia que passa. Faço uma sugestão. procure nas perfumarias virtuais que estão listadas do lado esquerdo do blog. Clicando sobre os nomes vc abrirá outra página direto no site de venda.
    Se encontrar compre dois de uma vez. De preferência em lojas diferentes. Ocasionalmente nossos Correios + alfândega atrasam ou retém alguma entregaa. Um chegará antes que o outro...As lojas listadas em Perfumes Bighouse são todas sérias. Se comprar não esqueça de acessar através deste blog. Obrigada. Beijocas de Elisabeth
    PS: Todos esclarecimentos estão no tutorialda compra. Procure o reloginho no alto, à esquerda, ou a página de Lojas abaixo do cabeçalho.

    ResponderExcluir
  13. Olá!Amo suas resenhas!
    Experimentei uma vez o Lou Lou em uma loja,e o achei bem intrigante.Não consegui decifrar suas notas naquele momento( e também não sou muito boa nisso!rs).Voltei para casa e após algumas horas sentia um aroma muito, mas muito bom e comecei a procurar de onde ele estava vindo.Ahhhhhh, do meu casaco! bem onde a vendedora havia borrifado.Que delícia de perfume(e bem caro por sinal).Gostaria de saber qual seria a ocasião mais indicada para usar essa fragrância?Na minha humilde opinião ela é bem exclusiva, pois não costumo sentí-la por aí como muitos outros importados)
    Um forte abraço...
    Vanessa

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa. LouLou é um perfume carismático que necessita de alguma energia para ser usado. Forte, impressiona e domina o ambiente. Grande composição, porém, infelizmente cada vez mais difícil de achar. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Elisabeth!Vou abusar mais um pouquinho dos seus conhecimentos sobre a perfumaria, espero que não se importe.Tenho 30 anos e provei vários perfumes para poder escolher apenas um, e gostaria da sua sugestão agora que já sei quais me agradaram.São esses: Alien EDT( na loja não tinha o provador do EDP), LouLou EDP, Hot Couture EDP e L de Lolita EDP.
    Quero um que seja diferente, que tenha boa projeção e fixe bem.
    Um grande abraço e um ótimo final de semana.
    Vanessa.

    ResponderExcluir
  16. Perdoe meu esquecimento,faltou o Magnifique EDP.
    Grata Vanessa

    ResponderExcluir
  17. Ai Vanessa ... que saia justa!
    Gosto de todos. Magnifique é moderno, delicioso, mas não ousa.Lolita ainda terei um, contudo sempre aparece outra prioridade.Alien satisfaz suas exigências e LouLou também.Porém... Hot Couture é um dos meus queridinhos e faz sucesso quando eu uso.
    Para mim é Hot 1, LouLou 2, Alien 3, Magnifique e Lolita 4 ...rsss. Talvez LouLou 1 e Hot 2. Deixo o voto de Minerva para você. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  18. É o meu perfume. É na realidade a minha segunda pele. Sinto-me tão bem com ele, que não ha outro que me assente tão bem. Faz parte de mim,mas agora não consigo encontrar á venda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii. É horrível quando não encontramos! Listava lojas no blog, mas desisti pois a atualização era trabalhosa para quase nenhum retorno. este tipo de afiliação não funciona aqui. Mas os mecanismos de busca sempre indicam as mais conhecidas. Se não conseguir encontrar nem em sites internacionais tente os similares. Contratipos não me satisfazem , geralmente imitações que deixam a desejar em qualidade, mas existem muitos semelhantes. Tenho listas de similares no blog e algumas indicaçoes na resenha. Boa sorte. Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  19. Lindíssima e rica resenha! Lou Lou pra mim é um dos melhores perfumes do mundo. Quando recebi a caixa com o meu, por fora da caixa de papelão dos correios eu já sentia o aroma mas não sabia que era ele...Só sei que era um cheiro doce tão bom, de um perfume que tanta gente falava mal que não consegui crer que ele era tudo aquilo! Amo e acho super confortável. É melífluo e nada afiado. Obra-prima da perfumaria! Bjus

    ResponderExcluir
  20. Ele tem alguma semelhança com o Éden,estou pensando em comprar,mas tenho medo de não gostar,já possuo o Éden e deste eu gosto bastante...na sua opinião qual dos dois é mais senhoril,e qual dos dois é da sua preferência?

    Diana

    ResponderExcluir
  21. Ah Diana. Nenhum dos dois é senhoril. Mas eles tem ar de floral vintage.Depende muito de qual é a sua preferência. Minha filha não faz muito tempo ( com 13 anos na época ) se encantou pelo Paloma que eu considero maduro... Quer saber como LouLou parece tenta sentir a loção perfumada Índia Misteriosa da Mahogany. O perfume não recorda tanto,é meio sintético e alcoólico, mas a loção parece. A mesma doçura picante. Vai de Loulou sim. Faz tempo que não sinto o Éden ( louca por um), mas não creio que sejam parecidos.Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Diana, desculpe o ato falho. Assim como as vezes troco Samsara e Shalimar , misturo Eden e Loulou... é quase como misturar Luciana e Luciane... coisas de D.N.A.,embora cada um seja perfeitamente distinguível.
      Querida a loção India é similar de Éden.Beijocas de Elisabeth
      Vai de Loulou. Se você não gostar fazemos uma troca...


      Excluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!