Pin It button on image hover

sexta-feira, junho 04, 2010

Roma eau de parfum - Laura Biagiotti

Roma aeterna vivit
A primeira vez que ouvi falar deste perfume devia ter no máximo uns 13 para 14 anos. Foi quando li uma reportagem em uma revista que tratava da abertura do Brasil para o mercado internacional (início da década de 90) e que isso se refletia nas penteadeiras das mulheres, que podiam contar com os mais consagrados lançamentos aqui mesmo, em terras tupiniquins, com os primeiros perfumes importados que começavam a chegar.
Na matéria, a atriz Nani Venâncio  (contextualizando para os mais antigos – aquela que virava onça na abertura da novela Pantanal – fui longe agora, viu), se dizia colecionadora de perfumes e elencava algumas de suas fragrâncias prediletas. Foi quando li uma frase que jamais saiu da minha cabeça: “Se a intenção é seduzir, o perfume Roma é fatal”. Pronto. Era a senha que faltava.
Fiquei doida atrás do dito cujo, embora naquele tempo o must teenager era a tal colônia Absintho da Água de Cheiro, afinal, conforme apregoava a propaganda da época, era “proibida para menores”. Mas que Absintho que nada, agora estava obcecada por esse tal de Roma, iria encontrar e comprar e acabou, custe o que custar.


A procura foi grande (nem tão grande assim, afinal de contas, se Brasília naquele tempo tinha duas perfumarias era muito) e fui me deparar com meu precioso em plena viagem de férias. Quando experimentei...quase cai pra trás. Era muito, mas muito mais que imaginava meu inexperiente âmago adolescente. Inebriante, romântico, sensual e ao mesmo tempo delicado. E para piorar, italiano.
Gastei tudinho até a última gota, não seduzi um cristão qualquer, mas àquela altura nem me importava mais com isso, porque a intenção já era seduzir a mim mesma. Queria aquele prazer só para mim, virou quase um vício. Guardo ate hoje aquela caixa como um patrimônio...

Entretanto chega de nostalgia, vamos à nossa descrição. Sua embalagem estiliza uma coluna romana, que carrega em seu interior um líquido róseo evocando a pulsação de um tesouro guardado. A caixa antiga, que imitava mármore italiano, foi reestilizada acompanhado a cor do perfume.
Não tenho mais o Roma em meu acervo (muito em breve estará de volta), mas suas sensações não saíram da memória. Suas notas de saída são grapefruit, bergamota, cassis e menta. À medida em que se desenvolve, evolui para um drydown de esplêndido bouquet floral, com rosas, jasmins, lírios e cravos.
A nota de fundo é balsâmica, o grande segredo e a verdadeira alma desse perfume. O tal bálsamo sedutor é composto de uma intrincada e exótica alquimia: mirra africana, âmbar, civeta e baunilha, além de patchouli de Singapura e carvalho. Se tudo isso lhe pareceu sedutor, corra, pois em rápida pesquisa praticamente não o encontrei em lojas nacionais de perfumes na internet.


Sedutora sempre, invasiva nunca. Engana-se aquele que pensa faltar leveza ao perfume. Talvez pela saída cítrica e com a menta bem marcada, Roma consegue ser rico, soberbo sem cair no exagero. Segundo Laura Biagiotti, esse bálsamo procura recuperar ao máximo as misturas perfumadas usadas pelas mulheres da Roma antiga. E, ao que parece, o objetivo foi atingido com sucesso, pois Roma, assim como a cidade que lhe empresta o nome, é excitante, opulento, sedutor, sofisticado e acima de tudo, eterno.

Contribuição  de Aline Giselle

Família Olfativa: Oriental, 1988
Frasco: Peter Schmidt
Gênero: Feminino

Rastro: Moderado
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa:
• Topo: cassis, bergamota, grapefruit, menta e jacinto;
• Coração: cravo, jasmim, lírio e rosas
• Base: âmbar, patchouli, sândalo, almíscar, civeta, baunilha, carvalho e mirra.

Assista a este último vídeo, entregue-se aos encantos de Roma e viaje você também!


36 comentários:

  1. Oi Aline! Eu realmente viajei para sua adolescência e depois para a minha que aconteceu um "tantinho de nada" antes...kkkk. É impressionante como a memória se aguça quando acionamos o registro através dos aromas.
    Roma é um belo perfume.O que desperta mais minha atenção é este floral anisado e ambarado. Uma delícia.Beijocas.betty

    ResponderExcluir
  2. Por coincidência, estou usando-o agora kkkk.
    Bom, eu amo!!!
    É um perfume surpreendente. Para quem não entende tecnicamente de perfumes (só aprecia e vê o povo entendido escrever), ele é ideal para perceber a evolução das notas de um perfume e como ele consegue "mudar". Tem uma saída cítrica que não me apraz, mas evolui em flores e madeiras encantadoras, sem falar na fixação, que é muito boa mesmo.
    Um clássico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!Eu tenho uma vontade incontrolável de sentir este cheiro, tinha uma colega que usava um perfume muito gostoso e sempre perguntava qual era, ela dizia ser o Roma, mas um dia fui sentir o cheiro de um Roma e ela muito ruim... Tinha cheiro de perfume do AVON (Nada contra) sabe aqueles com vidro cheio de quadradinho bem forte. Então coloquei na cabeça que ela havia dito outro nome de perfume.
      Onde encontro amostra dele?

      Excluir
  3. Oi Anna. Um clássico delicioso e me parece que descontinuando pelo menos no Brasil, se não de forma geral. Rumores.Por via das dúvidas para quem usa como signature aconselho adquirir.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  4. Olá, Elisabeth. Seu blog é ótimo. Confesso que não entendo quase nada de perfume, mas adoro. A gente não consegue aprender muito nas lojas devido à confusão de cheiros que reina e pela falta de informação de algumas vendedoras. Outro dia,ao provar uma amostra, disse à vendedora que nunca compro um perfume sem esperar algumas horas, pelo menos, para ver como reage à minha pele. Ela teve a coragem de me dizer que 5 minutos bastavam pq depois o aroma não mais se alteraria. Eu tive vontade de rir. Meu marido sacou: é o tempo para vc ficar na loja, esperar e comprar o perfume na hora e não adiar para outro dia (e, às vezes, para outra loja ou outra vendedora...kkkk).
    Ficaria realmente muito grata se vc pudesse analisar os perfumes dos quais eu gosto, pra eu poder me orientar melhor na hora de testar novidades.
    Meus preferidos são o Prada clássico (para os dias quentes) e o Poeme, da Lancome(este, para o inverno, não foi desbancado por nenhum outro nos últimos 15 anos).
    Gosto tb de Miracle (Lancone), Lovely (Sara Jessica Parker), Amour Amour.
    Com Jadore, fico em cima do muro (não desgosto, mas tb não adoro).
    Qdo está muito frio e eu muito perua, uso Dolce Vita.
    ADORO o Petite Chérie, da Annick Goutal. Mas é muito caro. Vc poderia me indicar algo parecido e mais em conta? O Prada tb é bem caro (embora dure bem mais q o Petite Cherie). Se tiver uma sugestão, eu adoraria!

    Detesto Angel e congêneres. Infelizmente, meu marido adora este tipo de perfume, mas eu não consigo usar de jeito nenhum. Enjoam-me. Ele me deu um Versace Cristal Noir de presente. No começo eu até usei. Mas depois, não deu mais. Me dá dor de cabeça!
    Desde já agradeço.

    Júlia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia. Obrigada. Procuro responder sempre, mas as vezes um ou outro comentário escapam. Alguns da sua lista já estão resenhados. Espero com o tempo escrever sobre todos. Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  5. Ah, como me lembro dessa época pois eu era adolescente também. E sinto uma falta imensa da abertura do mercado brasileiro para osprodutso estrangeiros. Há um tempo atrás ainda estava comentando sobre isso, como aquele período foi maravilhoso e me diverti horrores, eu, fã não só de perfumes mas de cosméticos em geral.

    Fiquei louca para conhecer esse perfume, Roma, vou atrás, sem dúvida.Naquel aépoca, 1988, 89, 90 e seguintes eu também amava, como comentei aqui, o Absinto ( tanto que comprei outro há pouco tempo) e mais ainda o Goldie, do Boticário, o perfume de absinto mais perfeito que já senti.
    Aliás, Elisabeth, já cheguei a te perguntar por 2 vezes aqui sobre isso mas nunca consegui acessar a resposta, sobre se existe algum perfume no mundo que mais se assemelhe ao Goldie. Nunca mais achei nada igual! A não ser um fraquinho de creme hidratante que guardo até hoje, já está perdendo o cheiro, que ganhei de amostra num hotel.Perfume mesmo, nenhum.
    E o Posion não parece, please. rsrs

    ResponderExcluir
  6. Oi Julia!
    Flor ....você tem um gosto caro e bastante eclético. Aprecia várias famílias. Suas flores parecem ser neroli (flor de laranjeira) e tuberosa que é bem exótica e forte ( lembra um jasmim picante). Tolera bem os amadeirados com pimentas e patchuli. Algumas formulações com baunilha e tonka me parecem que disparam enxaqueca. Evite.
    Se vc gosta de Prada é possível que se encante com Le Baiser du Dragon e Must de Cartier. Provavelmente amará o Fendi tradicional.Considerando Miracle e Amor Amor eu aconselharia experimentar Magnifique da Lancome que é uma grife que você aprecia e o Si de Lolita. Vc já provou Coco Mademoiselle? Imperdível. EDP é mais carregado no patchuli, mais especiado. O Edt é um floral mais aberto como o Carolina de Carolina Herrera.
    Aliás outra opção para quem é fã deste bouquet com tuberosa é o tradicional Carolina Herrera.
    Um que amo e vc deve experimentar é Burberry clássico do frasco ovalado. Para o calorão tente a tríade também da Lancome ( Benghal, Cyclades e Tropiques ). Adoro Behghal apesar de ter restrições ao gênero que tende para o aquático.
    Apimentado eu sugiro Lalique le Parfum ou Oro de Roberto Cavalli.
    Um lançamento frutal, doce e apimentado muito bom é o Si de Lolita.
    Lovely segue a linha de Narciso Rodriguez edt.Outra opção muito parecida é o Red Door Velvet da Elizabeth Arden. Gosto muito. Talvez você goste do Rosewood da Mahogany que é um nacional muito elegante.Paramela da Natura também, mas saiu de produção, está difícil de achar.
    Flor... divirta-se! Aproveite e dê uma circulada nas lojas virtuais do blog. As vezes compensa esperar pela lerdeza do correio e pagar a metade do preço. Uma vez que se descobre o mercado internacional a gente não quer outra vida.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  7. Oi Sarah. Conheço pouquíssimos perfumes da empresa. Se vc perguntou do Poison provavelmente deixei a resposta na resenha de Poison, pois é o lugar onde os apreciadores do perfume procuram informações, assim constituindo uma resposta útil . Quanto aos outros dois sinto muito, não conheço.Provavelmente existem importados originais correspondentes.Praticamente todas as fragrâncias da grife, que conheço, são reproduções fiéis de aromas já existentes. Verifiquei uma ou duas exceções, entretanto desconfio que a lacuna é no meu conhecimento da fragrância inspiradora.Lamento mas em relação as similaridades não posso orientar melhor.Vc poderia consultar as revendedoras. Talvez tenham a informação necessária. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  8. Oi Elisabeth,

    pois é, esse é o drama, ninguém da loja lembra, e foi um perfume muito conhecido na pepoca justamente porque rivalizava com o conhecidíssimo Absinto, da água de cheiro. Aliás, não sei qual foi criado primeiro. O Absinto é mais leve que o Goldie e parece que há outras coisas misturadas embora o cheiro base seja o mesmo.
    O Goldie em si era um extrato, vinha num vidrinho pequenino de tampa dourada, uma coisa perfeita de perfume. Infelizmente a fixação não era tão boa, como todos perfumes nacionis da época. Neste quesito o Boticário evoluiu muito.
    Eu usava ele em 1987,88, 89.Lembro que saiu de linha anos depois e perguntei na loja e falaram que parou de ser fabricado porque a matéria prima estava em falta!! Vai saber.
    Hoje em dia , se perguntamos na loja, nenhumas das vendedoras lembram e se jogarmos no google não vem nada.
    Apenas no orkut numa comunidade de perfumes falamos sobre isso e as pessoas falam sobre os únicos 2 perfumes que seriam parecidos:
    Absinto, como já citei e Poison, que discordo.
    bjss

    ResponderExcluir
  9. Oi Sarah. Então flor, naõ conheci e não tenho como ajudar. Se inesperadamente encontrar uma resposta posto no blog. Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Oi Beth adorei a resenha da Aline sobre o Roma.Eu tenho este perfume e adoro,o meu estava no fim e consegui em uma troca um de 90ml,agora a menina me disse que apareceram vários interessados no Roma por causa da resenha do blog,eu sempre dou uma passada aqui e fico de olho na APP já dei sugestões de resenha,mas por pouco perco o meu Roma por causa de uma rs rs.Eu acho ele único perto desse lançamentos novos.Bjs

    ResponderExcluir
  11. OI Silvia. Roma é delicioso,um perfume marcante e intenso.Já tive amostra.Infelizmente o perfume nunca, pois negociei uma troca, faz muito temp, e veio em processo de rancidez oxidativa. Na época ainda tinha a amostra em perfeito estado. .Provavelmente o perfume estava em uso (aberto) há muito tempo e sem os devidos cuidados com luz e calor. Desfiz a troca, mas lembro bem dele. O Tocade tem alguns acordes parecidos.
    Concordo totalmente. Aline descreveu com excelência além de ter um gosto ótimo para perfumes. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  12. Oi Beth parabéns pelo Blog sempre leio mas nunca comento,apesar de termos gostos bem distintos o mais notável é o Burberry do qual tenho verdadeiro pavor, adoro ler suas resenhas. São tão poéticas....
    Gostaria de me utilizar um pouco do seu vasto conhecimento e lhe perguntar se conhece um perfume antigo que pronuncia "Porte Bonér" já tentei localizar no google e nada minha mãe usava esse perfume mas não recorda a grafia e nem a marca, será que vc poderia me ajudar? Bjos e Parabéns novamente pelo trabalho

    ResponderExcluir
  13. Oi Luciana.brigada flor!
    Se vc não gosta do Burberry provavelmente não gostará de Silk Way ou do Armani Code. Não que sejam muito parecidos, pois cada qual com suas particularidades... mas fazem um estilo de perfume muito característico, com um ponto em comum.. Ou vc não gosta de alguma coisa específica do Burberry? Eu adoro mesmo.
    Na verdade sou eclética. Gosto até de alguns da linha aquática é que a última família olfativa da minha opção.
    Querida, de imediato não lembrei de nenhum, mas vou pesquisar e se der um estalo venho aqui responder. Dê uma checada nesta resenha de vez em quando. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  14. Oi Luciana
    Achei uma referência à PORTE BONHEUR (significa trazer felicidade) ou Le Porte de Bonheur, um perfume que agora está descontinuado, mas foi criado em 1913, por Parfums D'Orsay.
    Existe um Gri Gri Porte Bonheur de Esteban Paris e Le Parfum de Bonheur- Boss Orange Edition Limitée.
    Achei em Olivier Coutau-bégarie a venda de frasco vintage ( crystal) por 500 euros. Creio que o perfume será bem difícil. Beijocas Elisabeth

    ResponderExcluir
  15. Beth obrigadissima por toda a atenção e doação que você nos faz sempre, tal como você encontrei pessoas tão maravilhosas desde que entrei nesse mundo dos perfumes que só tenho a agradecer imensamente. Uma grande beijo!
    ps: o que não gosto no Burberry é o pêssego... tenho verdadeiro pavor. rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Oi Luciana. Acredito que o mundo fica melhor se dividirmos o que acaba se transformando em multiplicação. O bem e o útil que praticamos volta dobrado, sempre , não importa em qual setor da vida ou área de interessa.
    A perfumaria felizmente reune pessoas com sensibilidade. Eu também agradeço as pessoas e tudo de bom que já conheci através deste hobby

    Flor ,também não gosto de um acorde com pêssego . Quando vem aquele cheiro de fruta madura agridoce, pela adição de cítricos. Argh... não desce aquele azedinho enjoativo, mas no Burberry não sinto. Decerto minha sensibilidade não é tão grande para o acorde que lhe faz mal. É a diferença natural entre narizes. Sempre afirmo que acho impóssível duas pessoas sentirem um aroma de forma exatamente igual. Deve ocorrer um percepção diferenciada, mesmo que minúscula, .É a diversidade que deixa tudo mais interessante.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  17. Olá! Alguém saberia opnar sobre a Fragrância "Roma" masculina? Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. OLá boa noite!
    Gostaria de saber onde consigo comprar o Roma femenino?Não estou conseguindo encontrar....
    Obrigado!saralinda22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Sara. Clique no banner da FRAGRANCENET na coluna do lado esquerd do blog. Você cairá na primeira página do site de vendas da perfumaria internacional. Achei um ROMA de 100ml por menos de 60 dólares. Na Strawberry e na Cosme não estava disponível.
    Na AMAZON tem mais ou menos 3 lojas com preços diferentes.
    Não chequei as outras lojas. Pode ser que você também encontre na Perfume Emporium, Fragrancex ou Fragranceshop. Boas Compra.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  20. ola boa tarde eu usei o roma e fiquei encantada com este perfume . pena que aqui em bh ñ tenho achado dele! simplesmente esplendido!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Oiii. Roma tem uma aroma lindo, apesar de Laura ser meu preferido nesta grife. Creio que nas lojas virtuais do blog você encontrará com facilidade. Perfumes Bighouse agradece sua preferência. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  22. Olá Elisabeth. Adorei seu post sobre esse fantástico e inesquecível perfume, ROMA - Feminino. Também usei muito em minha adolescência e até hoje continuo gostando. De uns anos para cá, tentei experimentar outras fragâncias. Recentemente adquiri AMOUR, AMOUR da Cacharel e também DKNY DELICIOUS, mas realmente não gostei.

    Meus preferidos continuam sendo ROMA (Fem), LAGUNA (Salvador Dali), CK ONE e AQUA DE GIO.

    Você poderia me indicar algum site onde posso trocar perfumes???


    Grata

    DANIELA

    ResponderExcluir
  23. Oi Daniela. São todos excelentes , porém Roma é mesmo um perfume sui generis.
    Para trocar eu indicaria as comunidades do orkut, onde muitos colecionadores fazem este escambo. Existem tópicos que qualificam os membros. É relativamente confiável.Difícil ocorrer uma situação de contrariedade, embora não impossível.
    Se você quer adquirir novos e usados experimenteo site de colecionadores.Está no início, com poucos perfumes, mas aguardamos a adesão de mais colecionadores com suas ofertas. Só clicar na imagem que está abaixo da relação de lojas / sites na coluna da esquerda da página do blog.
    Boa sorte. Beijocas de Elisabeth.

    ResponderExcluir
  24. Olá Elisabeth!Primeiramente, parabéns pelo blog. Não estou encontrando o perfume Roma, que adoro.Teria saído de linha?Já procurei em vários sites. Diante dessa possibilidade, que alternativas de perfumes para substítuí-lo você me daria considerando uma proximidade com essa mesma pirâmide olfativa do Roma? Agradeço muito!beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Tatiana. Você já tentou as lojas em parceria com o blog? Sâo ótimas e encontrei Roma de 100ml em preço ótimo na Fragrance Shop, fragrancenet e Perfume Emporium. Veja as opções na lateral esquerda da página. Tem a lista das lojas com link para vc entrar direto, tutoriais para ensinar a comprar em site internacional, se for sua primeira experiência.
    Roma está sumindo do mercado. Faça seu estoque e vá se preparando para substituir. Na hora que li me deu um insight sobre o Tocade by Rochas. Não que seja igual, mas creio que agradará quem gosta de Roma. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  26. Elisabeth, vou seguir suas orientações e a dica sobre o perfume. Depois volto pra te falar se deu certo, bjs e obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  27. Oi Tatiana. Ai que medo que me dá quando me falam isto... É uma responsabilidade porque gostos são muito imprevisíceis;eu sou muito eclética, gosto de vários estilos dentro da perfumaria. Contudo tenho o palpite que dará certo. Venha contar, mesmo que você não aprecie muito. Tente comprar o Roma antes.

    ResponderExcluir
  28. Ops... publiquei sem me despedir... Tatiana, beijocas de uma feliz semana.Elisabeth

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de saber onde posso adquirir o Perfume Roma For Men 50 ml, moro perto de Vila Franca de Xira ou Alverca do Ribatejo, Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  30. Olá amigo. Estando em Portugal você tem sorte por contar com a excelência do Correio Europeu. Eu tentaria em primeiro lugar na StrawberryNet, mas creio que eles não tem mais o Roma Men. Fragrancex tem por ótimo preço. Não sei qual é a demora para entrega na Europa, mas vale a pena, principalmente por ser difícil de encontrar.Não olhei em fragrancenet nem em Perfume Emporium. Seris interessante uma investigada na relação de lojas na esquerda desta página.Uma será do seu agrado com certeza. Incluindo a Amazon britânica. Boa compra. beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  31. Olá,Elisabeth.Seu blog é fantástico!Amo o Roma!!Ganhei da minha avó metade do vidro e apaixonei!!!!Só preciso saber urgente onde posso comprar pq estou atrás há meses e,pro meu desânimo,não acho mais!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá Simone. No Brasil não tenho idéia porque quando quero comprar algum perfume recorro as lojas que tem banner aqui no blog, as que selecionei para ter afiliação e oferecer aos leitores que procuram boas opções.
    Geralmente é muito mais barato que nas lojas nacionais, embora a escolha seja muito pessoal. Algumas pessoas preferem lojas físicas, ou sites nacionais...
    Mas se você não tiver restrições quanto a compra internacional sugiro que clic nos banners de fragrancex, perfumeemporium e fragrancenet. Estas eu chequei e achei Roma em bom preço. Nem olhei nas outras,seria interessante conferir. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  33. Oi Elisabeth....Amo o Roma mas está difícil de encontrá-lo...Qndo encontro, o preço está absurdo. Vc poderia citar algum perfume que se assemelhasse a ele? Obrigada desde já. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  34. Oi Anna Cris. Roma é raridade mesmo.Consulte os similares desta página...http://www.bighouseperfumes.com/p/similaridades.html
    Alguns comentários afirmam reconhecer notas semelhantes em fases da evolução nos seguintes perfumes: L'Eau by Laura Ashley, Krazy by Krizia, Armani Mania. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!