Pin It button on image hover

sábado, maio 22, 2010

Yatagan Cologne - Caron

Minha primeira vez...
Já gostava de filar o Vetiver Carven do meu avô, passar Pinho Campos de Jordão, Rastro e English Lavender, quando rolaram meus primeiros trocados como estagiário.
A primeira coisa que comprei foi um relógio, porém a segunda foi bem assim:
Em algum momento de 1982 ou 83 dirigi-me à finada loja de departamentos - Mappin - e fui à seção de perfumes que ficava no térreo.
Nada da enorme variedade atual; importações controladas, muitos perfumes eram engarrafados aqui, da forma que atualmente Memphis faz com os Puig.
Uma charmosa vendedora comentava ativamente tudo que me dava para experimentar, e lembro claramente de Agua Brava, de One Man Show ( ela disse que era melado), de Pour Un Homme de Paco Rabanne ...
Num dado momento ela falou:
-Esse é muito pessoal...
Fiquei perplexo!Aquilo era uma hecatombe vegetal, como se uma motoniveladora tivesse passado sobre a selva, e esta, em fúria, exalasse seus aromas mais intensos para intoxicar os agressores!
- Passo!Saí de lá, naquele dia, com um minúsculo frasco de Café eau de parfum ( era tão bom), entretanto com a inocência perdida, sem conseguir afastar da memória a tal da hecatombe.

Quando apareceu de novo a grana, voltei, e comprei aquele mesmo: YATAGAN de Caron.
Em palavras atuais: além do fantástico acorde que parece com salsão, logo na saída, surge a alma acre de Yatagan que não se trata do luminoso aipo da salada. Há, se é que posso dizer assim, um espírito de coentro e alcaparras, que predomina quando o sentimos em outra pessoa.
Há lavanda, tabaco bem seco, vetiver e couro numa complexidade tal, que dá a impressão de estar borbulhando.
É aroma predominantemente vegetal no fresco apimentado de rabanetes esmagados, e cheira sim a couro de cavalo, mas não tem nada de animalic ou quente.
Se parece com Paco Rabanne, como afirmado em revista eletrônica, somente se retirarem deste toda e qualquer tipo de doçura, atalcado e oleosidade, pois é bem magro, feito só de músculos, não invasivo e inconveniente, um perfume muito elegante.
Lamentavelmente, aqui saiu de moda, mas continua em produção na Franca desde 1976.
Quem tiver oportunidade experimente... ame ou odeie, pois como disse aquela vendedora que hoje deve estar igualmente charmosa, visto que isto não se perde:
- É muito pessoal...
Bonum Diffusivum sui - Contribuição de Aretê
Família Olfativa: Chipre amadeirado, 1976
Gênero: Masculino
Perfumista: Vincent Marcello, Cora
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa I:
  • Topo -Artemísia ( wormwood), lavanda, petitgrain ( óleos cítricos)
  • Coração -Vetiver, patchuli, pinus (pinheiro silvestre), gerânio
  • Base -Couro, cistus ou ládano, castóreum, benjoim( styrax)
Pirâmide Olfativa II:
  • Topo - Lavanda, gálbano, alfavaca, pinus, agrião.
  • Coração - artemísia, musgo de carvalho.
  • Base - almíscar, castoreum, madeiras.
Fotos: Publicidades vintage de Yatagan  by Caron - 1976, 1978; montahe, sobre water in jungle - 3dvistaxp

5 comentários:

  1. Oi Aretê. Apesar de ser uma amostra dos anos 80 ( ligeiramente alterada como vc disse) pude perceber que magnífico é Yatagan. Senti o gálbano fresco recebendo condimentos apimentados e cálidos ( artemísia?)e madeiras agrestes em resinas doces. Gostei muito. Um belo clássico que pode circular hoje com o mesmo impacto.É muito elegante. O drydonw me lembrou o amadeirado dos Cartier.Beijocas de Elisabeth
    Segunda-feira, Maio 24, 2010

    ResponderExcluir
  2. por favor , alguem pode me dizer com qual perfume o yatagan se parece, estou louco pra comprá-lo, mas tenho medo de me decepcionar . Gosto do Kouros , Cartier Santos , Antaeus , Paco verde ( aquele antigo ) , abçoss

    ResponderExcluir
  3. Oi Cesar.
    Segundo comentários de consumidores ele se alinha em estilo e intensidade à L'Eau Bleue d'Issey Pour Homme,Equipage, Z-14, Jacomo de Jacomo, Vetiver, One Show Man,Quorum,Polo,Schiaparelli's Snuff, Monsiuer Lanvin, Jules by Dior,embora todos concordem que não há grande semelhança e que Yatagan é extremamente temperado por ervas, amadeirado e quase amargo.
    Creio que a reação com este perfume tenda aos extremos de amor ou ódio. Comprar sem experimentar pode ser um risco.Beijocas

    ResponderExcluir
  4. oi Bete , obrigado pelas considerações , eu estou muito propenso a comprar o yatagan, mas nao acho pra experimentar , agora pelo seu comentario se ele for parecido com issey leau bleue , polo, ,equipage, jacomo , vetiver ( guerlain acho eu ) ai é demais de bom , agora se for para o lado do quorum puig , one man show ( bogart ) ai nao é muito agradável . Vc pode me ajudar novamente Bete , por qual dos lados ele vai ( lado do issey , polo , guerlain ) ou nao ser agradavel quuorum , one man show ????? desde já agradeço , abçoss

    ResponderExcluir
  5. Oi cesar. Estou com problemas técnicos (meu computador agoniza numa "UTI"). Enquanto ele não retorna está difícil experimentar estes masculinos, pois tenho mais de 100 amostras masculinas classificadas por números. E, a lista relacionando números e nomes está na memória do computer. Fiz uns backup em CDs mas até achar... melhor esperar o comatoso voltar. Desculpe-me pela omissão involuntária. Terei o maior prazer em estudar estas opções com você. Beijocas de Elisabeth.

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!