Pin It button on image hover

sexta-feira, maio 07, 2010

Niki De Saint Phalle - da escultura ao perfume

CONCEITO E ARTE

Niki de Saint Phalle, o perfume que permitiu a realização de um sonho e a remissão da dor.
Niki era mulher de beleza delicada, cuja rebeldia aos padrões da época escondiam a tristeza e tragédia com que fora tocada na infância.
Nasceu da opulenta aristocracia francesa, atingida pela depressão de 1929, quando abastadas famílias perdiam seus bens.

Depois de passar um período angustiante, molestada pelo pai, rejeitada pela mãe que responsabilizava a maternidade pela constante infidelidade do marido, e pelas demais desgraças familiares, ainda pequena foi para a América morar com os avós.
Retorna à Europa aos 18 anos, casada com o músico Harry Mathews, desejosa de uma família bem estruturada, iniciando uma carreira de sucesso como modelo, aparecendo nas capas de Vogue e Life.

Após uma crise nervosa aos 23 anos finalmente encontrou na arte um caminho para sublimação do sofrimento emocional..
Seu trabalho intenso, que atravessou várias fases, no início conturbado e agressivo, mas sempre narrativo, mostra o processo de recuperação espiritual.
Descobriu Gaudi na Espanha e profundamente impressionada iniciou a incorporação dos diversos materiais e cores que marcaram seu estilo original e inovador.

Colaboradora de Jean Tinguely, em 1960 separou-se do marido e passou a viver com o artista que estimulava seu desenvolvimento pessoal e artístico.
Autodidata, pintava em sessões de tiro com participação do público, conquistando notoriedade e um novo caminho como pintora profissional. Reconhecida,célebre, desabrochava a mulher, segura e refeita, que inspirada na gravidez de uma amiga criou as famosas "Nanas".

Seu trabalho cresceu em tamanho, colorido e criatividade, espalhado pelos jardins e cidades da Terra.
Idealizava ter seu próprio parque, e em 1979 principiou a concretização do sonho, quando ganhou uma área na Toscana: O Giardino de Tarochi!
Entretanto necessitava de 5 milhões de dólares para colocar em prática a idéia temática.

Foi através do perfume que cheira à jasmim, cravo e cítricos, reflexo da sua personalidade, criado em parceria com Jacqueline Cochran Company, que a ideia ganhou vida.
Várias embalagens foram criadas por Niki, representando com desenhos e tampas miniaturas das suas esculturas nanas e de animais... os disputados frasquinhos e caixas também se tornaram ícones de arte.

Em 1991 quando Tinguely faleceu Niki mudou-se para a Califórnia, ao Sul.
Ali terminou seus dias, em 2002, ainda trabalhando, vítima de problemas respiratórios desenvolvidos pelo manuseio da matéria prima que mais utilizava, o poliéster.
Deixou um imenso legado artístico, junto ao perfume único, que nasceu motivado por um sonho.

A FRAGRÂNCIA

Niki Saint Phalle a fragrância descrita como de início fresco, herbal e mentolado, que se encaminha para um coração floral e doce, embasado por madeiras intensas, couro e notas enfumaçadas, para alguns conhecedores lembra fases de Chanel 19, Azzuree de Estee Lauder, Halston Classic, Eau de Soir ou Molinard de Molinard, em aroma definido como unissex.


Família Olfativa: Chypre Floral, 1982
Gênero: Feminino (compartilhável)
Perfumista
: Jacqueline Cochran- PPI
Rastro - A conferir
Fixação - A conferir
Pirâmide Olfativa:
  • Topo -Calêndula francesa, lírio-do-vale ou lírio selvagem, artemísia, hortelã, pêssego, bergamota
  • Coração - Ylang-ylang, angelica, jasmim, cravo, orris (raíz de íris), rosa, vetiver, patchuli, cedro.
  • Base - Musgo de carvalho, couro, madeira de sândalo, âmbar, almíscar

VÍDEO:Depoimentos de Niki Saint Phalle


Imagens: Banners publicitários da fragrância Niki Saint Phalle; Capa da Revista Vogue novembro /1954; imagens de esculturas de Niki Saint phalle, imagem de Niki Saint Phalle em Paris.

7 comentários:

  1. hi.. just dropping by here... have a nice day! http://kantahanan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Hi. Welcome friend. Have a nice day too.LOL. Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. Sou super curioso sobre esse perfume. Tenho super vontade de conhecê-lo sou um apaixonado pela obra da Niki de Saint Phalle.
    O que sempre me deu mais vontade de conhecer o perfume é o fato de saber que o montante arrecadado com suas vendas esa sempre revertido e investido na criação do famoso Jardim-Tarot, na Toscana. Niki foi extremamente produtiva nos seus últimos anos de vida e parece que sua obra ficava cada vez melhor...

    ResponderExcluir
  4. Guto, sou fascinada pelas "Nanas"e sua primitiva feminilidade.
    Uma prima que é pintora, fez alguma coisa em tela seguindo este estilo,representando o que ela chama de "as gordas", e despertou minha atenção para a arte de Niki Saint Phalle.
    Daí para o perfume foi sum instantinho. Quando li sobre a história de vida fiquei encantada com o talento artístico, as propostas originais e a garra de vida.
    Gostaria de conhecer este jardim e quem sabe ter a oportunidade de adquirir um destes lindos frasquinhos decorados. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  5. Quem sabe um dia ainda visitaremos o Jardim-Tarot na Toscana!? rsrs
    É um bom sonho...
    Você chegou a conhecer o perfume perfume Beth?
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi Guto. Como sonhar não paga imposto ... kkk Existem belas obras na Califórnia , mas o apelo Europeu é bem maior. O perfume ainda nao conheci. Estou a procurar um daqueles lindos frascos em preço compatível com meu bolso. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  7. Oi Guto. Ganhei um frasco de Natal e já resenhei...Chypre, como eu gosto e com fundinho parecendo drydown do Mystere. Não poderia ser melhor. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!