Pin It button on image hover

quarta-feira, maio 19, 2010

Byzance eau de parfum - Rochas

Bizantino, o Império de 1000 anos, se estendeu como domínio romano do Oriente de 330 à 1453 da era cristã, quando turcos otomanos tomaram Istambul, a cidade que nascera grega sob o nome Bizâncio (Byzantium), e se tornara Constantinopla em homenagem ao Imperador romano Constantino que comandou sua reconstrução.
Durante séculos Constantinopla, via de entrada para o Mar Negro, foi palco de aventureiros e conquistadores, nômades transitando pelas rotas de especiaria e seda em direção das Índias. Sob domínio de culturas diferentes foi influenciada pelo politeísmo, monoteísmo, linguagens dignas de Babel e costumes antagônicos.
Byzance de Rochas tenta exprimir em essência a arte rica luxuosa e contraditória desenvolvida neste império milenar, rico em pluralidade, miscigenação e religiosidade.

Fragrância encerrada em belo frasco cujas formas arredondadas, em azul intenso e dourado, lembram locais exóticos.
Bouquet picante, cremoso e abaunilhado q comprova sua vocação de oriental floral, embora acento resinoso com traços de musgo patchuli e vetiver, denuncie um espírito chypre.
Byzance é tão intrigante quanto o histórico Império Bizantino,deliciosamente aromático na multiplicidade de aproximadamente 200 notas diferentes.

Esta característica proporciona um aroma coeso, como um bloco de rocha pontilhado por centenas de pequenas partículas, que produzem nuances diferentes a cada centímetro, embora a visão momentânea seja de padrão único.Saída impactante, forte, poderosa nos atordoa com o aroma soapy, picante e doce exigindo tempo para perceber e diferenciar cravos. anis, condimentos como cardamomo, alfavaca e, talvez, alecrim.

Ocasionalmente emanações cítricas e herbáceas nos atingem lembrando a tangerina suave do início, somando o leve ardido cítrico a outras notas apimentadas.
Pungente e leitosa, angélica ( tuberosa) abre o bouquet poderoso e refinado, suavizado pela elegância de rosas e ylang-ylang. Certamente outras flores participam deste jardim noturno pincelado levemente com incenso, benjoim e madeiras.
Oficialmente estão referidos sândalo e cedro, entretanto estas e outras nobres madeiras parecem sufocadas dentro de resinas apimentadas e herbáceas, conquistando a liberdade quando o ardor esmaece e a fragrância se aproxima do final.

Baunilha adoça este percurso auxiliada pelos acentos cremosos e brandos de almíscar e âmbar, enquanto íris está a lapidar arestas, tenazmente, polindo e arredondando contornos desta gema do oriente, apesar de não expandir sua faceta sedosa e empoeirada.
Fascinante na misteriosa evolução, que nos apresenta surpresas a cada encontro, Byzance reporta à noites escuras e aveludadas, nos faz tropeçar em raízes de árvores seculares entremeadas de flores delicadas, intensamente perfumadas, enquanto favas de vanilla se abrem na escuridão densa e cálida.

Referências apontam proximidade, durante fases da evolução, com Bandit , Salvador Dali edp e Boucheron edp.

Família Olfativa
: Oriental floral, 1987 - 1991
Gênero: Feminino
Perfumista: Nicolas Mamounas, Alberto Morillas
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa


Pirâmide Olfativa
:
  • Topo - Tangerina do Mediterrâneo, cardamomo, alfavaca, nota verdes, especiarias, aldeídos, cravo.
  • Coração - Rosa da Turquia, jasmim, angélica (tuberosa), íris, ylang-ylang, lírio selvagem, aniz estrelado.
  • Base - Madeira de sândalo, almíscar, baunilha, âmbar, cedro, heliotrópio ou jasmim chocolate.

Arte Irmã: Perfumaria belas poesias orientais, ou músicas...

" O vestido de Elif é todo bordado
Ela tem os olhos de um filhote de gavião
Ela tem o cheiro de uma flor da planície
Cheiros que dizem " Elif, Elif"
Poemas turcos compilados por Marco Syrayama de Pinto

Vídeo : Ihlamular  Altinda Veda


Imagens: Frascos publicitários de Byzance Rochas; foto montagem Elisabeth C; frasco luxo Toutenparfums;
Istanbul Blue Yilles; Istanbul Blue Mosque; FrascoByzance de Madame Vintage

19 comentários:

  1. Elisabeth, fiquei super contente quando vi este post, pois usei este perfume durante anos, para além de gostar do aroma, o frasco também é uma maravilha.

    todavia, nunca soube muito bem a "história" deste perfume.... mas gostei muito e agora de repente aqui está o meu perfume:)

    outro que usei durante anos foi o Tresór... outra maravilha...

    ResponderExcluir
  2. Oi Angelina. Byzance é um luxo só!. Infelizmente como muitos da casa Rochas está praticamente desaparecido. Lamentável! Espero que alguém resolva revitalizar esta maison e seus perfumes magníficos. Tresor é muito interessante também e ainda está em produção.Você gosta de perfumes poderosos...Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. Beth, quanto tempo...
    Tudo bem querida?
    Adorei sua resenha sobre o Byzance, como todas as outras (muitas noa tive oportunida de ler ainda). Andei meio afastado da net, mas estou voltando aos poucos, e seu blog sempre merece uma paradinha, sempre tem coisa nova e muito interessante.
    Parabéns, tá tudo muito lindo e organizado por aqui.
    Tenho uma amiga que ama o Byzance, eu a conheci usando Byzance, ela é daquelas que apesar de ser jovem, sabe escolher perfumes clássicos ótimos, sempre usa Samsara, Lou Lou, Byzance, Giorgio, Narcisse...
    Super Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Guto! Obrigada amore.Sua ausência foi sentida. Bom vê-lo de volta.
    Sua amiga é uma jovem sábia pois estes perfumes são jóias sem idade. Byzance é muuuuito bom. Volte sempre.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  5. Suspeita para opinar, amo Rochas!!!

    Há um mês atrás recebi minha relíquia: "Alchimie" de Rochas. É demais mesmo este perfume!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sarah. realmente uma relíquia, como o Mystere. Os perfumes Rochas andam cada dia mais difíceis e são tão bons...
    Dos expirementados o único que não me agradou totalmente - notas de saída muito agressivas - foi Lumiere, apesar do drydown ser magnífico.
    Parabéns pela aquisição. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  7. Elisabeth, também adorei saber a história desse perfume que uso há quase 20 anos.
    Gostaria de saber onde comprar, pois nas perfumarias e free shops não consigo encontrar!
    Um abraço,
    Tatiana Arraes

    ResponderExcluir
  8. Oi Tatiana. Byzance é fantástico não ?
    Flor, no mercado nacional será difícil. A Rochas atravessou crises administrativas nos últimos anos e muitos perfumes da grife foram desaparecendo, mas ainda é possível encontrar em lojas virtuais internacionais.
    tente vasculhar as lojas que estão listadas na coluna à esquerda desta página. Sâo todas confiáveis.
    AMAZON é uma boa possibilidade. Se não encontrar em nenhuma creio que o recurso é o ebay...
    Em último caso colecionadores particulares, talvez nas comunidades do Orkut ou forum de sites internacionais sobre perfumaria. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcos. Sinto, mas adotando política de privacidade não publico emails ou links dos comentários de leitores.
    Entretanto pesquisei um pouquinho e achei Byzance na Perfume Emporium.
    Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  10. olá, gostaria de saber onde encontro esse perfume...sou apaixonada nele, mas não consigo encontrar mais :/// E também uma dica de um outro tão bom quanto o Byzance, para no caso de realmente não encontrar, comprar um outro tão cheiroso e com a ótima fixação deste! obrigada...
    Gabriela

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabriela. Byzance está muito difícil mesmo, mas confira as lojas filiadas ao blog na lateral esquerda. Talvez você ache em alguma. São lojas boas e bem conhecidas.
    E, no momento que li seu comentário vieram a memória Le Baiser du Dragon Cartier, Magie Noire, Nu, Niki de Saint Phalle...elegantérrimos. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  12. olá gostaria de saber onde encontro o perfume,fleur deau da rochas, ja procurei em varias perfumarias e não encontrei,por favor me indique um site confiavel. Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Oi Lisa. Procurei em várias e a única que eu conheço (e tem) é a Fragrancex. Loja boa, mas geralmente a entrega é demorada.
    Joguei na busca pda amazon cujo banner mantenho para entrar fácil (no final do blog e fui direcionada para uma loja que não conheço embora o layout seja familiar ( rssss).
    depende da sua paciência ou vontade de arriscar.
    Contudo li que ele lembra o Parfum D'ete da kenzo.Aquele que tem uma folha verde.Outra figurinha difícil, mas ainda tem. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  14. Olá Elisabeth. Amo esse perfume, que pena ter saído de linha. A L'acqua di Fiori tem um similar, o MALIA. Borrifei este em um pulso e o BYZANCE no outro pulso e os achei iguais.
    Fiquei horas a fio navegando por aqui. Você está de parabéns!
    Também amo perfumes, os meus prediletos são; Lou Lou, Bizance, Poison, Fleur de corail (faz uma resenha deste), Narcise, Dune, River Gauche,Chanel Mademoiselle, Cabochard e muitos outros.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada. Byzance é uma jóia perdida como tantos nos últimos anos. Similares geralmente imitam as notas do coração para o drydown, que são as mais persistentes e trazem a ilusão de semelhança. Sua lista de clássicos é muito boa. Lolita Lemplicka tem resenha, não deste flancker em particular. Quando tiver oportunidade colocarei minha impressão sobre ele. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  16. Ola Elisabeth....
    Por favor vc saberia me informar aonde posso encontrar o byzance para comprar.... não estou conseguindo achar site nenhum...te agradeço de coração.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  17. Então ElizabethJF eu indicava lojas internacionais boas através de uma empresa. E recebia uma pequena comissão de venda. irrisória, até que descobri o motivo. Não estavam registrando nem as compras feitas pela família, então tirei tudo. mas nos motores de busca aparecem boas opções de compra. Desculpe não poder ajudar. beijocas

    ResponderExcluir
  18. Queria saber onde poderia comprar mesmo, pois infelizmente só vim saber dele e senti-lo no fim do ano passado, por minha tia ter tido e guardado o frasco na esperança de acha-lo novamente, gostaria de te-lo pois amei e de dar de presente pra ela, pois ela amaria, preciso muuuuuuitooo dessa ajuda *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anth se vc fizer uma busca na internet encontrará e-commerce internacional confiável que talvez ainda tenha o Byzance. Beijocas de Elisabeth

      Excluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!