Pin It button on image hover

terça-feira, dezembro 22, 2009

Je Reviens eau de toilette - Worth


"Datado".
Um termo para substituir o quase pejorativo " perfume de vó", comumente usado nas comunidades ou grupos de aficionados pela perfumaria.
O que é exatamente?
Depende da idade de quem fala. Quem tem vinte anos vê desta forma os marcantes e densos perfumes dos anos 80. Quem tem 40 ou mais, retrocede em alguns anos....
É inevitável, Je Reviens tem um aroma antigo.

Este é seu charme.. Aquela sensação de retroceder no tempo.
Posso sentir o cheiro dos salões de cabeleireiro com mulheres de longas unhas recém pintadas de vermelho, e coques ninho de passarinho. Perfumadas,elegantes e falantes.
Menininha, ficava um pouquinho deslumbrada, antevendo o que faria no futuro..
Não, não fui garotinha dos anos 40, ou 50, porém vivi numa cidade ao Sul do Brasil, que na minha infância tinha uns 400.000 habitantes e era um bocado provinciana.
Refratária à mudanças, novidades vinham depois de muito circularem, e na minha infância sucesso garantido ainda era Chanel nª 5.
Entretanto, Je Reviens deveria ser muito conhecido e talvez prestigiado, visto que foi lançado em 1932.
Ao experimentar pela primeira vez, com nariz de quem está interessada em aprender, decifrar e examinar, senti a familiaridade.

Existe algo vintage no floral que embasa  Je Reviens.
Linearidade doce e delicada, na fragrância limpa, no bouquet adoçado com fartas porções de fava tonka.
Esta nota, muito próxima da baunilha, tem uma inclinação para o aroma dos sabonetes finos de tocador, cujo perfume com aura de pós- banho carrega reminiscências de coconut ou coco aliado ao bouquet.
As notas de base asseguram equilíbrio mas não empanam o brilho das flores que é preponderante.
Evolução muito característica de floral aldeído. Delicioso, envolvente, cremoso e amanteigado cujos acordes se diluem sobre flores.
Sinto este acento doce, com intensidade e combinações variadas em Dolce Gabbana edp tradicional, Cheap and Chic edt, Sicily D&G, enquanto consumidores apontam similridade em Blue Grass (1989)
Certamentes inúmeros exploram esta combinação de flores e feijão tonka. A maioria sucessores, sendo muito difícil estabelecer o primordial.

De qualquer forma, é um vintage agradabilíssimo, que evoca intimidade, elegância e sutilezas, vindo de épocas com outros comportamentos e valores. Menos arrogante e agressivo que vários posteriores à Segunda Guerra Mundial.
Reflete uma década que oscilou do massacre hitleriano ao culto de Greta Garbo, evidenciando mudanças "fashionistas" a refletir um estilo de vida elegante refinado e misterioso.
Se a sofisticação era o foco, esportes também, o que se mostrou no vestuário com o advento dos shorts, mudanças em roupas de banho e sociais.
Neste contexto Je Reviens reinou.. Um floral elegante.


Família Olfativa: Floral aldeídico, 1932( releitura -2004)
Gênero: Feminino
Perfumista: Maurice Blanchet
Frasco: Rene Lalique
Rastro: Moderado
Fixação: Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Aldeídos, flor de laranjeira, jasmim, ylang ylang, bergamota, limão.
  • Coração - Narciso, lilás, raiz de íris, jacinto, cravo, ylang ylang, rosa
  • Base - madeira de sândalo, fava tonka, âmbar, almíscarm violeta, musgo de carvalho, vetiver, incenso.

Maurice Blanchet - 1890 - 1953
Como perfumista da Worth idealizou os femininos Dans La Nuit (1024), Dans Adieu (1929), Vers le Jour (1925), Vers Toi ( 1034) e Je reviens, este no mesmo ano em que Jean Carles criou TABU e Jacques Guerlain lançou Vol de Nuit.

Arte Irmã ...nas palavras e na música.

Valor
Ninguém é grande nem pequeno neste mundo pela vida que leva, pomposa ou obscura.
A categoria em que temos de classificar a importância dos homens deduz-se do valor dos atos que eles praticam, das ideias que difundem e dos sentimentos que comunicam aos seus semelhantes.
Ramalhão Ortigão

Vídeo: What'll I Do


Imagens: Ninotchka - Greta Garbo; Paradis des Fleurs de Artelmona Galery; Foto de Je Reviens Worth por Elisabeth Casagrande

12 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhh!!!!

    Eu esperava que um dia vc falasse no perfume "Je Reviens", que nunca senti o aroma, mas que quase posso imaginar ao me lembrar das palavras da minha avó ao descreve-lo.

    Mesmo nunca tendo usado, tudo nele me é familiar e fascina... como tudo das décadas de 30 e 40... música, roupas, cabelos... tudo que deixava a mulher extremamente feminina e delicada, mesmo que por trás desta aura de fragilidade se escondesse uma fortaleza.

    Já procurei muito por Je Reviens... infelizmente, nem nas lojas daqui de BH de perfumes ele é conhecido das vendedoras. Guardo, no entanto, com imenso carinho, um velho frasco (bem diferente da embalagem na foto que vc postou), esquecido pela minha avó no fundo de uma de suas gavetas.

    Querida, vc sempre me proporciona momentos deliciosos. Te agradeço por isso.

    Doces besos e Boas Festas!

    {Amar Yasmine}_DEXPEX

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmine. Que delícia estas lembranças.
    Um perfume dificílimo de achar.
    O seu frasco deve ser o redondinho. Vou procurar os frascos diferentes para colocar na resenha.
    je Reviens realmente é feminino, delicado tem este aroma que evoca coisas de décadas passadas. Mas é uma composição cheia de estilo. Beijocas flor... e Feliz Natal!Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. Onde posso achar esse perfume, queria compra-lo

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Se você procurar na lateral do blog terá acesso à várias lojas que tem Je Reviens com diferentes propostas de preço ( nem todas com frete gratuito.
    Se não houver pressa, na Fragrancex o frasco de 100ml está por 34,00 reais.
    Fragrancenet é uma loja que aprecio para compras e oferece por 25,00 dólares enquanto na Amazon vi por 8 euros, mas não chequei se a loja envia para o Brasil. É necessário iniciar o processo de compra.
    Considere frete e tipo de envio. Boa escolha. Bjcas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  5. Oi Miriam. Nâo publiquei seu comentário para manter a privacidadde do seu email.
    Procurei na internet e vi vários frascos Lalique do Je Revien. Todos de colecionadores ou a venda para colecionadores. Nâo posso afirmar sobre o conteúdo, mas a maioria é de 1959/1960. Parece-me que foi uma edição especial. Acredito que o aroma de Je Reviens não tenha se modificado devido a mudança de frasco,entretanto a maioria dos perfumes lançado a mais de 20 anos foi reformulada. As mudanças se fazem necessárias devido as restrições em relação a matéria prima.
    Na Fragrancex tem um gift com o frasco edt de 100ml+ body lotion em oferta. O preço é muito tentador. Se você tiver paciência para esperar a entrega é uma boa oportunidade para conferir o aroma.
    Na Amazon tem em várias lojas. Só entrar escolher qual a mais conveniente e conferir se oferece International Shipping.A entrega é rápida e Amazon garante que envia em 24h. Espero ter auxiliado. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  6. Tenho a minha 'tioria' para aroma datado,nossa pele com o tempo perde agua,o maior fator de envelhecimento da pele e justamente esse,a agua é o cimento,preenchimento que da o viço e juventude da aparencia,por sua vez ela fica com aspecto seco na superficie e ao colocar qualquer aroma nesta pele os compostos irão oxidar e evaporar bem mais rapido do que um pele jovem e ou oleosa.No processo de oxidação tenho a impressao que grupos aldeidos principalmente os cynamoaldeido,Ocimum(Alfavaca) e do Styrax(Benjoim) em quatro especies a Tonknensis mais usada,todas essas substancias são altamente mutaveis,os aldeidos de origem vegetal podem abruptamente mudar sua configuração de molecula e se parecer com Aldeido Formico ou formol,formol cheiro irritante que nos lembra hospital e velhinhos.
    Por associação da nossa memoria olfativa ligamos os aromas que sentimos das pessoas mais velhas aos perfumes que elas usavam e por questão cultural de forma involuntaria repassamos aos mais jovens de que 'velho' tem um cheiro em especifico.Eu amo Arpege que vem abarrotado de aldeidos e de Styrax,nao tem cheiro de velho pra mim mesmo quando sinto depois de algumas horas algo de longe parecido com formoldeido mesmo minha pele sendo oleosa,eu sinto nele cheiro de antigo,mas no sentido bom da palavra que tudo o que é bom tambem torna se atemporal.Não conheço Je Reviens mas so de saber a sequencia das notas posso imaginar como seria o aroma baseado na minha imensa memoria e experiencia olfativa.Aroma é bom ou ruim depende do dono do nariz,mas nao existe perfume 'brega' de 'vovó' de jovem,mulher,homem etc,aroma nao se rotula alem de gostei ou nao gostei,Deus não faz coisas na natureza para serem rotuladas e serem mote de preconceitos,tudo que ele faz é perfeito e independe se voce gosta ou nao.
    Não importa o que digam de Je Reviens ou Arpege,Fantasme(ja me disseram que parece perfume de bruxaria haha)eu amo aldeidos,balsamos,incensados,cravo e styrax,amo cheiro de vovô e vovó então!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Romulo. São tantos os acontecimentos celulares envolvidos no envelhecimento... É verdade que tecidos se modificam quimicamente. A fisiologia muda, teor de umidade, oleosidde, fatores de oxidação, nutritivos... enfim inúmeros.
    Complicado estudar a interação química que ocorre com peles diferentes...ainda mais se considerarmos que os óleos oxidam em espaços de tempo diversos de acordo com a diversidade de componentes. Além de volatilizarem em tempos diferentes também.Cada composto tem um perfil.
    É um nó esta questão.Um nó interessante.
    Mas o "datado" é conceito muito flexíve!
    Hoje são os perfumes intensos das décadas de 70 à 90. Em 10 ou 20 anos serão os abaunilhados, os florais frutais ou os aquáticos a serem considerados aromas de idosos, pois os atualmente jovens envelhecerão e conservarão seus hábitos, enquanto as futuras gerações tomarão novos rumos e estarão com a memória olfativa e associativa em outro patamar da perfumaria.
    Talvez ocorra até um retrocesso e o antigo hoje se torne o "new"amanhã.
    Tudo muda, porém nada se cria, nada se perde e arte não tem idade.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  8. Acho bárbaro! É o perfume da minha mãe, sempre será especial pra mim!

    ResponderExcluir
  9. Oi Diana. É mesmo um clássico lindo. Chiquérrimo.Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Elisabeth, estou em Paris. Onde poderia achá-lo aqui?
    Grato
    José Alfredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Alfredo. Qualquer comunicação que vc não queira publicada pode ser feita aqui nos comentários. Apenas indicando que é particular. Os comentários são lidos somente por mim antes de autorizada a publicação. Medida anti spam. Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  11. cresci com esse perfume.....minha mãe usa a mais de 65 anos, a familia sabe qdo ela esteve na cas, cheiro da tia Cacilda....
    no Brasil não se encontra, mesmo na europa não se acha facil, poucas lojas, mas, n sei pq, na Irlanda é mais facil encomtrar.
    nesse site achei por mais de 500,00, um absurdo, nem meu perfume em Paris usta isso l'eau du soir, vejam
    https://www.aazperfumes.com.br/je-reviens-de-whort-pure-parfum-feminino/p?idsku=4104818&utm_source=Criteo&utm_campaign=lowerfunnelolh

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!