Pin It button on image hover

terça-feira, novembro 10, 2009

Samsara - Guerlain

l’œil de Bouddha (olho de Buda) em seu formato oblíquo foi a inspiração de Robert Granai, visitando o Museé Guinet-L'Art Asiatique, para elaborar o frasco em vermelho flamejante, outro símbolo sagrado do Oriente.
Inspiração a atender o conceito do perfume, idealizado por Jean Paul Guerlain que buscou no âmago do Tibet, na magia da dança, dos aromas sacros, cores quentes da terra e carisma do povo asiático os elementos necessários para desenvolver esta bela fragrância.
Frasco, aroma e nome são frutos desta terra oriental, assim o místico Samsara de Guerlain representa renovação, vida fluindo em constante mutação, essência de nascimento e renascimento.

Dança harmoniosa, executada com maestria conduz a evolução das notas em Samsara.
O primeiro contato com a pele revelou onda especiarada e doce, aroma profundo de canela.
Tal nota não está descrita na pirâmide olfativa, mas é possível esta impressão na conjunção de narciso, cravo, rosa e ylang ylang, ou somando acentos picantes de especiarias, madeiras, pimentas e cítricos.
Reina soberana, absoluta, quente e sedutora durante breve espaço de tempo.
Gradativamente é subjugada pela doçura da baunilha e sua poderosa aliada fava tonka.
Ambas dulcíssimas se apresentam embaladas pelo acento amadeirado, resinoso e seco que indica incensado benjoim.
Apesar do temperamento dominante destes acordes, a fragrância adquire com o passar do tempo delicadeza sedosa, sensual e aconchegante.
Provável influência de âmbar e íris em sua expressão floral amadeirada.
Passou incógnito o aroma cítrico do acorde inicial, embebida que estava da atordoante especiaria imediatamente revelada.
Entretanto, sua presença poderia ser traduzida no regular frescor que acompanha a progressão das notas.

Se o início foi tempestuoso, o finalizar é lânguido, doce e amadeirado.
Sândalo, na totalidade da sua beleza, traduz esta trajetória em quietude e paz posterior a tempestuosa exaltação dos sentidos ou do espírito.
Samsara, como inúmeras facetas da criatividade humana, é parte sensorial deste mosaico que compreende a busca do Nirvana, das múltiplas camadas que mostram nossa aspiração de plenitude, em expressões do corpo e da alma.

Similaridades
A singular combinação das notas de base tornou-se um padrão nos perfumes da geração Samsara, e Flower Kenzo Oriental lembra esta exótica harmonia em alguns momentos da evolução. Leitores de revista on line indicam semelhanças com Danger de Roja Dove e Sublime Jean Patou para o eau de parfum; Tuscane per donne de Estée Lauder para o eau de toilette

Ficha Técnica
Familia Olfativa: Oriental madeirado,1989
Gênero: Feminino
Perfumista: Jean Paul Guerlain
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Pêssego, notas verdes, ylang ylang,bergamota, limão, artemísia
  • Coração - flor de íris, violeta, orris, jasmim, rosa, narciso, cravo
  • Base - Sândalo, fava tonka, baunilha, âmbar, almíscar,benjoim(styrax)

BUDISMO TIBETANO - Prece de Sete Ramos
  • "Tantas vezes quanto o número de átomos no Universo, multiplico meu corpo e ofereço prostrações ."
  • "Com oferendas tão reais quanto criadas na mente através do poder do Samadhi, ofereço o Universo inteiro em um basto gesto de oferenda."
  • "Todas as ações prejudiciais do meu corpo, fala e mente, confesso e purifico na luminosidade do Dharmakaya."
  • Quer sejam relativas ou absolutas , regozijo em todas as ações positivas e virtuosas."
  • "Até que Samsara seja completamente esvaziado e que todos os seres sejam liberados, não passem para o Nirvana, mas permaneçam aqui entre nós eu rogo!"
  • " Todo mérito e ações positivas do passado, do presente e do futuro, dedico a que todos os seres possam atingir a iluminação suprema."
VÍDEO: Ativação do Chakra frontal


Imagens: l’œil de Bouddha Laos; Tibetan Ridlle scene1; Tibetan Ridlle scene 9;

15 comentários:

  1. Oi! Adorei o seu blog, parabéns, estou seguindo.
    Adoro perfumes e assuntos relacionados à arte e a beleza. Estou publicando em meu blog alguns posts (básicos) sobre perfumes, se vc quiser visitar e dar a sua opinião, sinta-se à vontade.
    Mais uma vez parabéns!
    Abçs
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Bty, parabns pela lida resenha, realmente capta perfeitamente o espirito deste maravilhoso Guerlain que tanto me agrada.

    ResponderExcluir
  3. Por coincidência, estou com ele! Adoro!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty. Seja bem- vinda. Também gosto das expressões artísticas, do belo. Adoro blogs de pintura, literatura, maquiagem, cuidados com o corpo, terapias alternativas, afinal ..."Mente sãeme corpo são" é a melhor alternativa.
    Visitarei o seu com certeza. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Beth sabe q eu tinha esquecido q tenho uma amostra dele aki comigo ?
    Preciso provar urgenteeeeeee!!!
    Hahahaha
    Beijossss!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luz.Obrigada forzinha. Samsara é quase unânimidade. Difícil desgostar.
    Embora as evoluções e pirâmides guardem bastante diferenças esta baunilha de fundo faz com que ele divida espaço com o Flower Oriental de Kenzo e talvez com Le Baiser du Dragon edp de Cartier.
    Gosto de todos. beijocas

    ResponderExcluir
  7. Anna, Oi!
    Tem uma progressão impressionante não é? Intenso, de sillage marcante.
    A qualidade Guerlain é inegável. Beijocas flor.

    ResponderExcluir
  8. Beth querida, adoro, usei anos a fio, e vc o descreveu muito bem! As notas verdes e o cítrico dão o frescor q ele tem, como vc disse, apesar de ser um oriental, ele tem essa peculiaridade, e o edt mais ainda... Un Air de Samsara, pra quem acha o tradicional "pesado", é uma ótima alternativa, fresco, soapý e com a mesma fixação, q impregna. Parabéns mais muma vez, bjsss perfumados de Samsara :)

    ResponderExcluir
  9. Oi florzinha, como vai? Que bom que nossos narizes estão afinadinhos, pois o seu é afiadíssimo.
    Eu estava muito curiosa com "Un Air de Samsara". Bom saber que é mais leve que o original.
    Samsara é intenso e pede moderação; para mim não cabe de manhã à noite. Horas querem um pouquinho mais de leveza. Beijocas . Betty.

    ResponderExcluir
  10. De Guerlain, o único que não faz o meu gênero é o Insolence. Os demais são incríveis.

    Samsara é intenso e realmente requer moderação. Se colocar demais, "estraga". Mas, ao contrário de você, Betty, eu uso de manhã sim rss. Colocando pouco, não fica pesado...

    ResponderExcluir
  11. Oi Anna.
    Toda regra tem exceção flor. Eu acho que bem pouqquinho é cabível.Também uso poderosos ocasionalmente, mas nas manhãs , pricipalmente de primavera e verão gosto dos florais leves, dos cheiros de "limpo"...
    Engraçado, se é Guerlain geralmente me agrada, apesar de não conhecer todos. Entretanto não caí de amores por Insolence. E não estamos sòzinhas nesta opinião. O problema de Insolence é que não parece um Guerlain.Dentro da linha da maison ele ficou devendo... beijocas

    ResponderExcluir
  12. Samsara é um dos meus favoritos. É um perfume que sempre estarei recomprando.Gostaria de provar o Pure Parfum! Hummmmm deve ser o Nirvana!

    ResponderExcluir
  13. É verdade Rosaria.Um Pure Parfum é obra de arte à parte. Além da intensidade muito maior parece que o próprio aroma adensa , como se fosse enriquecido por nova matéria prima. Um luxo viu amiga! Pena que luxo caríssimo.Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa noite! Estou pensando em comprar o samsara ou Dior addict no escuro e estou em dúvida, quero o mais cheiroso e marcante...tenho na minha coleção o hypnotic poison,poison, eden, jungle elefhant, joop femme, Giorgio baverly hills, vários perfumes marcantes...na sua opinião qual dos dois eu gostaria mais? Desde já agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
  15. Oi Diana. Samsara é o clássico dos clássicos. Dior Addict é mais contemporâneo. Vc apreciaria os dois. Eu não abriria mão da oportunidade de somar um clássico, mas também gostaria de ter o Addict para uso. Ambos tem fixação e rastro compatíveis, apesar de Samsara impactar mais.Escolha difícil. Beijocas de Elisabeth.

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!