Pin It button on image hover

domingo, novembro 22, 2009

Gucci by Gucci toilette e parfum - Gucci


Estava a fazer o "dever de casa", pesquisando sobre Gucci by Gucci, navegando, lendo opiniões quando me deparei com uma declaração a princípio engraçada, depois parecendo muito certa, não só relacionada à perfumes, mas à maioria dos assuntos corriqueiros da vida.
O conhecimento de muitos e muitos do mesmo gênero, a repetição de informações leva ao enfado.
Quando dezenas de aromas desfilam sob nossos narizes. surpresas ficam cada vez mais raras, e o impulso apaixonado, deslumbrado, das primeiras descrições, custa cada vez mais a se repetir.
Caimos na monotonia, na mesmice percebida e mal deglutida.
Assim a crítica fica mais ácida, deixamos de sentir as fragrâncias com o encantamento virgem da descoberta de primeiros amores.
As vezes também tenho esta sensação estranha de promiscuidade odorífera, da repetição infinda, da enfadonha falta de variedade.
Amigos que colecionam, perfumes ou mais precisamente aromas, dizem que é fase.
Que passe logo! Que surja algo à sacudir o marasmo criativo da perfumaria ou meu agastamento.

 
Gucci by Gucci eau de parfum encantou-me quando provei, há tempos.
Hoje percebo que sobre ele quase tudo já foi escrito:
- Frutado no aroma que mescla principalmente goiaba, cerejas e patchuli.
- Masculino no acorde de couro
- Vintage numa arremetida modernizada das fragrâncias dos anos 80...
Como Gucci se desenvolve para o meu olfato? Ou pele?
Uma rajada frutal, tão intensa quanto passageira, seguida pela doçura floral que parece de gardênia (tiare).
Mal se conseguem distinguir goiabas, peras e muito menos cerejas, embora existam frutas misturada e embebidas na doçura floral.
Neste princípio não há nota de mel e o dulçor das frutas e bouquet é desafiado pelo amargo acento animalic que emerge da base.
Denso, pungente, terroso.
Estas emanações intensas justificam o quente e profundo marrom que reveste frasco e contexto de apresentação ao público.
Vintage sim, masculino nem tanto.
Unissex, pois a evocação do aroma de couro vivo e vibrante não faz distinção entre feminino e masculino.
Seria, no lugar comum, caracterizado como extremamente sensual, embora para mim aqui existam outras controvérsias... Este acorde sempre me pareceu mais predador que arma de sedução.
Patchuli participa do evoluir associado ao almíscar, mostrando sua face apimentada, algo resinosa, para a qual certamente obtém ajuda de alguma madeira ou gum resin expressando um leve canforado.

Gucci by Gucci respira este acento animalic de forma vital, mantendo até o fim seu doce amargor, contudo é entremeado pela branda carícia de talco, comum na presença de âmbar, almiscar, íris e algumas madeiras.
A base é mansa, delicada, doce deixando perceber que as flores são mais resistente do que pareciam, talvez pela suave companhia de tênue e melífluo almiscarado.
Licoroso acento envolve esta base lembrando repentinamente de outra evolução. Existe neste instante um lugar comum com Le Baiser du Dragon by Cartier mesmo que by Gucci esteja aquém no teor e riqueza das especiarias amadeiradas.
Após várias horas sobrevive na pele apenas o toque amadeirado de cedro e musgo.
Várias são as comparações feitas em relação ao aroma deste Gucci.
Usuários relatam similaridades de notas com Givenchy Pour Homme, MNG by Adorably,fragrâncias Stella MacCartney, enquanto críticos relacionam com Romance by Ralph Lauren e Chance by Chanel.
Diferentes opiniões, peles e sensibilidades olfativas...
Um ano após o EDP foi lançado eau de toilette, numa proposta semelhante, excessos diluidos pela alteração de concentração dos componentes, e adição de spider lily utilizado com sucesso por várias perfumarias, produzindo bouquets frescos e leves como na linhaIsland Living de Crabtree & Evelyn.
Somatória do perfumado e doce lírio e maior concentração de almíscar indicam que a maison tenta definir Gucci edt como perfume feminino exótico, contudo delicado.
 

GUCCI by GUCCI EDT



Ficha Técnica

Família Olfativa: Chypre Floral, 2008 
Gênero: Feminino
Perfumista:Ilias Ermenidis 
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Notas frutais - pera e goiaba
  • Coração - Lírio aranha (spider lírio), orquídea do Taiti (tiare), lírio de maio, neroli
  • Base -  Patchuli, mel, almíscar

GUCCI by GUCCI EDP

 
Família Olfativa: Chypre frutal, 2007
Gênero: Feminino- compartilhável
Perfumista: Ilias Ermenidis
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Goiaba, pera
  • Coração- Orquídea do Taiti ( tiare)
  • Base - Patchuli

Imagens: publicitárias de Gucci by Gucci edp e Gucci by Gucci edt;Lírio aranha - Hymenocallis littoralis de João Steck; Hymenocallis narcissiflora de B.L. CAliforniaCrinum de Shields Gardens; Lycorice by Tom Spencer; Pamuanthe peruviana de B.L. da California.

4 comentários:

  1. Oi Elisabeth! Vi que você passou no meu blog, obrigada pela visita! :D É... sou viciada em esmaltes e é muito bom saber que não estou sozinha! Mas também sou looouca por perfumes e foi assim que cheguei até seu blog. Por sinal, perfeito! É possível sentir as fragrâncias através das suas descrições, dignas de uma especialista. Voltarei aqui sempre, em busca das suas dicas. Será meu manual da perfumaria! Tô precisando de um... até mesmo acabei de publicar um post sobre meu dilema com perfumes :D Parabéns pelo seu blog :* (Ah! achei muito legal você ter criado um esmalte bege na faculdade, já que até um tempo atrás nem se ouvia falar neles)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ingrid .
    Então flor, virou fixação.Gosto muito desta tonalidade nude. Na época foi uma sensação em casa. Quando terminou o semestre trouxe da facul uns 200ml de esmalte bege... kkkkk. Após uns 7a 8 anos joguei o restinho fora. Era muito bom. Fazíamos os cosméticos com matéria prima importada.
    Seja bem-vinda. Sinta-se em casa ;) Beijocas Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. Gucci by gucci edt é maravilhoso. Não conheço o edp, mas no edt percebi uma leve familiaridade com o Le baiser du dragon. Fez-me lembrar dele, mas de uma forma muito mais leve, que não cansa. Adorei a forma como o definiu: exótico e delicado. Concordo plenamente. Pena que o rastro seja bem intimista, mas a fragrância me surpreendeu.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Oi Flor.Obrigada. Gosto muito de chypres, de fragrâncias que marcam presença, que envolvem nunma aura perfumada. Em casa somos todas assim . para sair temos que combinar os perfumes para que não briguem entre si. he he he.
    Acredito que você apreciará o edp. É mais denso, porém não apresenta diferenças marcantes do edt, segue o mesmo caminho aromático.
    Gucci é marca tradicional e de excelência embora no Brasil não tenha o merecido reconhecimento. Creio que equivale em qualidade à Chanel, Dior,Givenchy, Hermés...Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!