Pin It button on image hover

sexta-feira, novembro 13, 2009

Beautiful eau de parfum - Estée Lauder

Inúmeras vezes espelhamos nossas preferências nas palavras de outrem, refletindo admiração, e compartilhando afirmativas.
É o que sucede quando leio a frase de Voltaire:
"- Todas as artes são irmãs: cada uma delas ilumina as outras."
Belas e sábias palavras, pois a sensibilidade não faz distinção entre formas artísticas, nem apreciação do belo implica em compartimentos.
Harmonia, mesmo quando parece incoerente, nos toca sem respeitar fronteiras de espaço físico, abstrato ou conceitual.
Consequentemente não constitui surpresa descobrir que Mme. Estée Lauder tentou no perfume Beautiful a mesma sensação e deleite que obtinha da pintura Le déjeuner sur l'herbe.

Tencionou criar um perfume em homenagem ao seu marido, relembrando momentos aprazíveis que pontuaram a existência comum.
Desejava a beleza!
Assim, quando uma amiga ao sentir o aroma, ainda em fase experimental, exclamou - Oh! It's beautiful! - o conceito ganhou nome e um belo perfume conquistou mercados.
Variações sobre um tema, pintadas sobre telas ou na vida, podem expressar com propriedade a mesma circunstância embora sejam diferenciados os panos de fundo.
Edouard Manet (1863) e Claude Monet (1865) interpretaram com maestria imagens diversas do bucólico almoço no campo.





 Beautiful se tornou coadjuvante em inúmeras histórias de amor, espelhando casais felizes e apaixonados.

Fragrância romântica e requintada abre aos nossos sentidos o herbal pungente de gálbano, lembrando ligeiramente acorde encontrado em Ivoire by Pierre Balmain, embora apresente participação maior da baunilha, aliada aos toques frutados e ácidos de cítricos e groselha.
Estes momentos, a anteceder o revelar de intenso bouquet, guardam um acento soap, leve e fresco.
Flores assomam com intensidade aldeídica, recordando a beleza do remalhete de Y by Yves Saint Laurent.
Na mesma linha olfativa refere-se  Fleurs d'Orlane de Orlane, Mackie de Bob Mackie, Mischief de Madeleine Mono, Creation de Ted Lapidus.
Após reformulação usuários comentam significativa mudança no aroma e recomendam Beautiful Sheer como opção mais leve e moderna.

Elegância e discreta sensualidade é a tônica desta fase na imponente sillage que se prolonga, como a cauda de suntuoso vestido de noiva.
Entremeando flores está o picante vetiver, amenizado pelo frescor adocicado do sândalo e da sempre presente baunilha.
A fixação prolongada nos garante o aroma impressivo das belas flores de laranjeira, da suave ylang ylang e avassaladora tuberosa aliadas às variedades de jasmim cuja exuberância faz par com a rosa da Bulgária.
Este bouquet se revela tão rico e farto que  nos dá a impressão de que  flor inovadora  resulta do blended.
Base  amparada pelas madeiras destaca o cedro muito tempo depois que houve o enlace químico de perfume e pele, após desfilarem as nuvens da queima de incenso, patchuli e vetiver.
Musgo desempenha papel conciliador, dissipa  excessos  e mantém o cálido  equilíbrio que diferencia  esta luxuosa composição como floral verde, praticamente um chypre.
Beautiful condiz com o nome. Belo e refinado ramalhete floral. Intenso representante dos florais verdes da década de 80.


Família Olfativa
: Floral Verde,1985
Gênero: Feminino
Perfumista: Evelyn Lauder
Frasco: Levy and Alan Carré
Modelo da Campanha: Elizabeth  Hurley
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Gálbano, bergamota, cidra, groselha, tomilho, sálvia.
  • Coração - Jasmim Sambac, absoluto de jasmim, rosa da bulgária,cravo, angelica, ylang-ylang, flor de laranjeira.
  • Base - Vetiver, patchuli, sândalo, frankincense, mirra, feijão tonka, madeira de cedro, musgo de carvalho, cera de abelha, baunilha.


 Imagens: Le déjeuner sur l'herbe- Edouard Manet,1863; Le déjeuner sur l'herbe - Claude Monet , 1865; composição com imagem publicitária de Beautiful-Estée Lauder, Banner publicitário Beautiful-Estée Lauder

2 comentários:

  1. Houve uma época em que só usava Beautiful. Além de gostar muito dele, a grana era curta pra dispor de vários. Depois comecei a ser infiel, conheci várias fragrâncias, virei colecionadora e sabe que hoje não tenho um frasco de Beautiful?!Ler sua resenha me deu saudades...

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro. Beautiful é sensacional e vc faz com ele o que faço com Dune.
    Depois que fiquei órfã do Mystere, Dune era o único que eu conseguia usar.Por longo tempo. Hoje não tenho... Beijocas

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!