Pin It button on image hover

quarta-feira, setembro 09, 2009

Black Orchid eau de parfum - Tom Ford


Avassaladora e sombria na impressão inicial, intimida como dark flower aveludada, levemente embriagada de bombons e licores, invadindo o ambiente, querendo arrebatar os sentidos.
Quase demasiada, beira perigosamente o exagero.
Esperamos vê-la resvalar em vulgaridade num jardim sufocante de flores desabrochadas e colhidas começando a vertiginosa perda de frescor.
Pérfida, esta orquídea em seu fôlego prolongado, saboreia, devaneia, enquanto as horas passam.
Veste o exotismo como se fosse um confortável kaftan, despojada de preocupações.
Requinte sensual e natural acompanha a evolução transformando a impetuosa flor do início em coquete e preguiçosa dama.
Uma composição impactante, feita para seduzir ou provocar repulsa, contanto que não seja ignorada..
Acompanha a mulher glamurosa, que ousa nas cores, ou usa preto com maestria, não dispensa o salto e ondula os quadris ao andar, sem artificialidades.
Black Orchid nasceu caloroso, fascinante e exige reciprocidade na pele que habita.

As notas de topo são dramáticas, intensas, florais, doces e complexas. Bouquet licoroso de rosas, ylang ylang, misturado à baunilha, orquídeas e jasmim alia-se ao leve resinoso quase canforado que indica associação de cítricos com seivas balsâmicas da base.
Reina uma atmosfera velada e íntima entremeada de doces murmúrios e suspiros.
Blended quente, cremoso e pesado como uma alcova de veludos e rococós a meia luz, as vezes permite que se perceba um brilho fugaz de cristal, como se refletisse raios de luz, no inesperado frescor que circunda tais notas.
Surpreende pelo imprevisto deste acento assim aquático, quase ozônico.
A doçura animalic é indelével e constante mesmo quando este viço verde e sumarento ronda o acorde denso substituindo o drink inicial. Alterna frescor e aconchego cálido.
Vagarosamente o floral gourmand deixa de lado a cremosidade, transforma o veludo em cetim e sedas.
Percebe-se um toque sutil, quase imperceptível de íris aliado ao âmbar e suavidade polvorosa de almíscar.
Patchuli, resinas amadeiradas e cítricas somam ao apimentado dulçor dos cravos para quebrar a ingenuidade da baunilha, transformando-a numa sedução madura e carnal.

Intenso, muito intenso, em rastro e fixação, exige habilidade ao ser manipulado, pois de arma sediciosa que deslumbra, pode se transformar em agente letal que repele.
Black Orchid, o primeiro perfume de Tom Ford, surpreende constituindo uma experiência olfativa muito interessante.
Cativa, tenta, seduz e pede atitude personalíssima para ser conduzido com elegância.



Família Olfativa
: Oriental Floral, 2006
Gênero: Feminino
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Trufas negras, ylang ylang, bergamota, groselha negra ou cassis
  • Coração - Flores negras, acordes frutais, madeira de lotus
  • Base - Patchuli, baunilha, madeira de sândalo, chocolate negro, vetiver
Vai ao Shopping? Confiras preços e marcas nas boas lojas que abrem suas portas em Perfume Bighouse 

Comentário V.I.P.

Gosto
Conhecer Black Orchid foi uma indescritível surpresa!
Um perfume arrebatador, sufocante, e em contrapartida erótico e elegante.
Poderia dizer que se trata de um aroma controvertido, cuja mínima dose pode causar a mais excitante das sensações, ou o exagero a mais desagradável consequência.
Na primeira borrifada é agressivo, as notas ardem sugerindo sádica vulgaridade, porém evolui antes que estas notas nos agridam a ponto de incomodar... e vem o prazer das trufas, com seu aroma exótico, incomum, quente e sério.
Conforme a fragrância avança mais rica e complexa se torna, seguindo exóticamente adocicada, cuidadosamente floral e intensamente sensual.
Um perfume indispensável em qualquer coleção, com seu uso restrito que torna cada borrifada um prazer.
Contribuição de Cesar 

Imagens: Colagens de Elisabeth Casagrande, frasco de Black Orchid Tom Ford

 

40 comentários:

  1. "Black Orchid nasceu caloroso, fascinante e exige reciprocidade na pele que habita." - Em uma simples frase, você conseguiu expor a essência da fragrância. Belo texto, amiga! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor! É um dos melhores de Tom Ford. Teria o máximo de conceito para mim se as primeiras emanações fossem menos balsãmicas.Um belo e exigente perfume.Fosto muito Beijocas. Betty

    ResponderExcluir
  3. Oi Beth!
    Confesso q quando passei na pele me assustei , achei o Black Orchid mtooo estranho , a ponto de me sentir incomodada e depois de 30 minutos começou a ficar bom , depois melhorou mais e depois de 1 hora achei mto gostoso , mudou mto na minha pele desde a aplicação , me surpreendi demais e acabei gostando bastante , os aromas se alternaram , hora cítrico , hora adocicado com um toque amadeirado e o cheiro da orquídea bem evidente.
    Acho q foi o 1º perfume bem diferente q provei e acho que por isso o susto inicial rs , e também agente aprende a entender um perfume, nem q tenha q prová-lo varias vezes.

    Maravilhosa resenha!!
    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  4. Oi juliana. Foi assim comigo também. Senti um bouquet intenso ecom um resinoso no fundo, quase canforado...é o tal terpênico.
    O início assusta um pouquinho, ou melhor surpreende. Depois vai ficando melhor, melhor...acaba uma delícia.Muito bom.Realmente foge dos padrões. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Beth....me ajuda....onde consigo comprar este maravilhoso perfume?
    Quero tb o Bal a Versailles...me ajuda....bejins,Di

    divadadiva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Diva. Obrigada por prestigiar o blog.
    Já deixei uma resposta no Bal a Versailles e repito as dicas aqui.
    Não sei qual é sua preferência,mas acredito que a chance de errar seja menor com Black Orchid.
    É um perfume menos polêmico que o Bal e muito sedutor.
    Os dois difíceis de achar no Brasil.
    Recomendo experimentar o Bal a Versaillees antes de comprar se você for comedida ou estiver acostumada com perfumes florais e brandos.
    Se gostar do risco e de experimentar uma novidade vai fundo.
    Tenho algumas sugestões:
    - Shoppings da 25 de março em São Paulo.
    - Comércio livre de Manaus
    - Comércio da fronteira Brasil /Argentina ( Foz do Iguaçu)
    Se voce tem perfil no Orkut entre nestas comunidades:
    -Apaixonados por Perfumes, Perfumes S/A, Perfumistas.
    Todas tem tópicos de vendas, trocas, dicas sobre o mercado livre nacional e internacional, lojas virtuais e perfumarias físicas no Brasil, exterior, assim como vendedores autônomos e suas qualificações para que se tenha uma garantia mínima ao comprar.
    Estou nas comunidades, sou moderadora da Apaixonados por Perfumes e terei prazer em indicar o caminho das Índias...ou mande um email para o endereço que está no meu perfil. Beijocas.Elisabeth

    ResponderExcluir
  7. Beth, maravilhosa a resenha. Com certeza um dos melhores perfumes que já senti.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Mônica. Não há como negar a beleza de Black orchid. Muito bom mesmo. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  9. Demorei "anos" para me acostumar com esta ideia, mas agora eh meu !!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Luz. Minha querida amiga, eu gosto! desde que conheci. meu nariz tem afinidade com a linha olfativa da grife, embora não aprecie o apelativo das campanhas publicitárias. Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Oiiii. Para as meninas que procuram Black Orchid ou Bal a Versailles o blog já apresenta entradas em várias lojas internacionais que enviam para o Brasil, inclusive Amazon. Ficou fácil de procurar e comprar. Só clicar nos banners à esquerda da página.

    ResponderExcluir
  12. Elizabeth amei o seu blog e suas palavras sobre o Bal á Versailles sou fã de Michael Jackson e sei que o Bal era asua fragrancia preferida tambem usava o Black Orchid na falta do Bal .. mas gostaria de compartilhar suas palavras do texto no meu blog "FALANDO DE MICHAEL JACKSON " achei este texto no Facebook gostaria de compartilha-lo no blog e linko p/ o seu ,

    " Bal A Versailles é incisivo e andrógino, muito próximo do agressivo, necessitando de feminilidade declarada e explícita para não se transformar num aroma masculino e pungente.... "
    Todas as fãs que tiveram o prazer de estar com ele mencionam o doce cheiro (tenho materias no blog que falam disso ) e procuram por este perfume absurdamente inesquecível na sua pele . bjs Obrigada .

    ResponderExcluir
  13. Elizabeth se quiser visitar o blog este é o link esqueci de deixar acima . bjs http://falandodemichaeljackson.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Flor.Achei e visitei seu blog em outras ocasiões quando procurava confirmações a respeito do uso deste perfume por Michael Jackson, desde pequeno artista brilhante com uma linda voz.Parabéns pela iniciativa.
    Bal e Black Orchid são perfumes fantásticos. Aprecio muito os dois. Bal edp fica doce no drydown, apesar do começo ser tão original e contundente. Nunca usei o edt, mas deve ser mais doce. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  15. Queria muito conhecer esse perfume, estou muito curioso.Existe alguma perfumaria online, que vende Black Orchid ? bjos e adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  16. Oi amigo(a). Felizmente várias perfumarias virtuais estão vendendo Black Orchid que é um dos perfumes mais procurados de Tom Ford. Realmente bom, recomendo para quem gosta de perfumes marcantes e exóticos.
    Recentemente fazendo um levantamento nos sites que o blog disponibiliza percebi em várias. Depois do Natal geralmente os estoques baixam um pouco, entretanto procure na Strawberry, Perfume Emporium, Fragrancenet, Fragrancex, Fragrance Shop e beauty bridge. Talvez até na Cosme-de tenha Tom Ford.
    Use a lista de links do lado esquerdo. Vc abrirá janelas independentes e poderá comparar preços. Boa sorte.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  17. Olá Elizabeth, meu nome é Bruno, obg pelas informaçoes, vou procurar sim... Eu conheço mto pouco sobre perfumes,recentemente me descobri apaixonado pelas fragancias ,estou procurando por uma rs, a ultima q estava usando era o Dolce & Gabbana light blue, agora quero algo realmente mto bom, q me surpreenda e q supreenda tb uma outra pessoa kkkk q de passagem é uma pessoa de mto bom gosto(criada nos padroes de etiqueta), eu reparei que em mtos blogs o Fahrenheit Dior é idolatrado, chegaram a dizer que é melhor q varios perfumes de nicho, eu conheço e ate gsto, porem nao vou compra-lo agora pois a tal pessoa usava kkkk....efim queria saber, na sua opiniao o Fahrenheit é isso tudo? e quais os nomes das fraguancias de nicho consideradas para vc melhor do q o Farenheit... tb caso vc nao Importe,qual o seu perfume preferido, aquele fabuloso q vc nao conta a ninguem kkkk. Ja pedindo desculpa pelo incomodo e pela qtidade de palavras, desde ja tb agradeço.Num proximo comentario vou lhe perguntar sobre um outro perfume q tenho mta curiosidade de conhecer o 06130,acho q é frances.

    bjooooos obg

    Bruno Vieira

    ResponderExcluir
  18. Oi Bruno. Eu realmente não faço segredo sobre os perfumes que uso.Gostava demais de Mystere, tenho usado com frequência Soir de lune, Diva, La Perla Parfum Privé e vários perfumes de rosa. Minha paixão são os chypres e os aromas marcantes dos anos 80.
    Gosto demais dos perfumes (niche) de Michel Roudnitska, um grande perfumista.
    Da perfumaria inglesa-Penhaligon's, Floris, Grossmith, Ormonde Jayne. Alias o masculino de Ormonde Jayne é muuuito bom.
    Meus preferidos estão listados na página "Os Magníficos". só clicar no título, lá no topo abaixo do cabeçalho.
    Também tenho uma predileção especial pela perfumaria Tom Ford,Chanel, Rochas, Hermés... são tanto sos bons perfumes.
    Para quem como vc está iniciando o hobby ou estudo da perfumaria há um universo!
    Light Blue é um dos meus prediletos. Ultra fresco e elegante.Black orchid é mais quente.
    Fahrenheit Dior um clássico muito bom (bem doce), foi inovador na perfumaria masculina apesar de ter caído no lugar comum de tão imitado que é pelas perfumarias de menor porte e fabricantes de contratipo. Uma pecado.Este tipo de imitação banaliza grandes aromas. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  19. Bruno, vc citou 3 perfumes muito diferentes . Talvez seu gosto seja eclético como o meu. Aprecio praticamente todas as famílias embora minha preferência se incline para chypres e orientais. É necessário apenas que seja bom ou me agrade.
    Conte qual estilo que vc mais gosta, assim posso sugerir umns dois ou três...
    Quais prefere? Os bem doces,secos e especiados, florais, amadeirados, cítricos, aquáticos e frescos,tabaco/ couro,apimentados... marcantes, discretos? Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  20. Realmente, unica coisa que sei sobre o meu gosto por perfumes é que ele é ecletico, eu gosto muito de usar amadeirados no estilo do light blue, porem agora eu queria algo mesclado de amadeirado e almiscarado, vi que o Fahrenheit é algo assim, mas o perfume nao precisa seguir a linha dele intende?, uma coisa que me irrita muito são perfumes ``modinha`` que muitas pessoas usam como o 1 milion. Queria um perfume marcante, imponente, grandioso, arrebatador. kkk o rei dos perfmes kkkkk o perfumes (niche) que me passou só o Ormonde Jayne é masculino ?

    Desculpe pela falta de esclarecimento, acho que estou querendo um segundo amor perfumistico.rsrsrs

    bjos Bruno Vieira

    ResponderExcluir
  21. Estava navegando aqui no blog, ele é requintadissimo, meus parabéns.
    Bruno Vieira

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruno. Obrigada. Elaborarei uma listinha com algumas sugestões e postarei ainda no final de semana.Estou em trâsito, viajando.
    Ormonde Jayne tem o masculino e o feminino. A perfumaria é inglesa, sediada em Londres.
    Infelizmente não tem filiação estabelecida com o blog, nenhum vínculo. Entretanto como é excelente perfumaria vou repassar o link. Creio que entrando em contato eles enviam para o Brasil. É um perfume elegantérrimo e estou namorando um frasco para mim.Beijocas de Elisabeth
    http://www.ormondejayne.com/uk/perfume-collection.php

    ResponderExcluir
  23. olá, tdo bein?
    E a minha listinha? bjos
    Bruno Vieira

    ResponderExcluir
  24. Oi Bruno. Meu querido, eu esqueci. Sorry.
    Coloquei uma página com listinha de perfumaria niche abaixo do cabeçalho. Ainda está em construção.
    Eu não me preocupo muito com gênero de perfumes, principalmente no segmento niche.Eles costumam ser unissex.
    Contudo os meus preferidos (compartilháveis) são:
    - Bois de Paradise
    - Noir Epices
    - Um crime Exotique
    - Myrrhe e merveilles
    - Mogador
    - Black Aoud
    - Feminindè Sahlini
    - Chergui
    - Black orchid
    - Black Violet
    - Wood Oud
    Falta muita coisa nesta lista, mas vou elaborando aos poucos. Estes são demais. De maneira geral gosto muito de Tom Ford e dos perfumes de Michel Roudnitska (perfumista) que são comercializado por várias marcas niche.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  25. Mto obrigado. Quero comprar um Ormond Jayne, so que fiquei sabendo, que eles até mandam o perfume para o Brasil, mas quando chega aqui os correios não entregam. Isso é verdade ? Tem alguma experiencia do tipo ? Bjos Bruno Vieira

    ResponderExcluir
  26. Oi Bruno. O blog não tem qualquer vínculo de afiliação com a boutique de Ormonde Jayne, apesar de admirar a grife e as fragrãncias.
    Entretanto já recebi encomenda deles e vem normalmente.
    O problema que ocorre com os correios atualmente é a demora.
    No segundo semestre do ano 2011 os atrasos foram motivados pela greve prolongadíssima.
    O acúmulo de caixas retidas emendou com a grande quantidade de compras de Natal.
    Depois quando tudo deveria ser normalizado aflorou ao conhecimento público um segundo motivo: Modificação no comportamento tático da Receita Federal que está gerando morosidade inacreditável no mundo moderno e tecnológico de país em fase de desenvolvimento.
    Resumindo: Encomendas demoram cada vez mais para serem entregues. E todas taxadas até o máximo que a lei permite.
    Entretento chegam. Só não se pode ter certeza quando. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  27. Obrigadoooo. Bjao Bruno Vieira

    ResponderExcluir
  28. Olá.. gostaria de parabenizá-la pelo blog e pedir uma opinião. Tenho uma colega que irá me mandar esse Black Orchid do exterior pra mim.. gostaria de saber mais a respeito da fragrancia.. se realmente é isso tudo que falam.. se tem aroma agradável e me parece ser feminino mas ouço falar de homens que também utilizam.. qual a sua opinião a respeito? Para homem, realmente é uma boa pedida? Muito obrigado e parabéns novamente.. abraço!

    ResponderExcluir
  29. Oi Bruno. Retificando... Agorafelizmente temos uma entrada direta para a boutique on line de Ormonde Jayne! Fica muito fácil comprar desta linda perfumaria niche. Só acessar o blog e clicar num dos banners. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  30. Oi Paulo. Serei muito sincera. Não aprecio o estilo de marketing de Tom ford, extremamente apelativo. contudo os perfumes... são muuuito bons!Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  31. Comprei o Black Orchid nos USA por indicação de um amigo. Também fiquei surpreso pela classificação como feminino, afinal, ele é ó típico perfume masculino que as mulheres vão ao delírio...use na balada e verá...rsrs o fato de ser PERFUM faz com que ele "grude" em você. Além disso, é um perfume exclusivo que poucos homens no Brasil conhecem/usam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii. São perfeitamente usáveis. Eu inclusive aprecio alguns (e usaria) que são classificados como masculinos. As classificações quanto ao gênero são uma necessidade comercial, muitos perfumistas não se apegam à este detalhe quando criam um perfume.

      Excluir
  32. Eu ia perguntar sobre, mas ao ler os comentários, já sei que será minha próxima aquisição! hahahaha...
    Tenho o Le Male e o BlackXS de Paco e gosto muito deles, mas queria um 3º perfume.
    E gostaria de pedir uma dica de perfume com características parecidas com o Black Orchid, mas "menos agressivo", para presentear minha namorada.
    Parabéns pelo blog! Boa noite!

    Diogo

    ResponderExcluir
  33. Oi Diogo. Não seriam exatamente nas características, mas Ormonde Jayne Women é maravilhoso. Também Amaranthine e Malabah de Penhaligon's ( orientais e sensuais). Um delicioso que descobri recentemente é o Eau de Figuier de Molinard.
    Fugindo completamente do estilo ... (cai para o bouquet romântico) procure experimentar o jardin des Roses da Mahogany. Verdadeiro jardim de rosas....beijocas de elisabeth

    ResponderExcluir
  34. Oi Beth!
    Vou te confessar uma coisa: na verdade abri seu blog pela primeira vez em 2009 na procura adivinha por...Black Orchid! Ou seja, sempre associo o Bighouse com Black Orchid. Foi minha primeira compra na Strawberry, foi caro, foi taxado, demorou horrores para chegar, muita ansiedade e angústia com medo de ser enganado e de tomar prejuízo, mas enfim chegou! (culpa de nossos correios, pois o site é confiável, após 20 compras pelo mesmo). Black Orchid pede noite, temperaturas amenas, festas, celebrações e eventos importantes para ser usado. É perfume muito bem construído, extremamente sensual e animálico, doce, "escuro e misterioso", quente e apimentado, em mim sinto uma nota de suor corporal instigante na base - suor agradável, claro...Como já postei antes, senti uma semelhança imediata da fragrância com a linha "Wild Cat" da Mahogany, e sugiro para quem quer saber como é Black Orchid experimentar esta linha, pois os achei muito parecidos. Quando uso o Tom Ford, passo antes a loção corporal da Mahogany para reforçar a fixação e sillage, fica ótimo.
    Como sempre, parabéns pela resenha muito bem feita, até poética, desta jóia de perfume.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  35. Oi Ubiratan. Nossa, esta semana estou revendo( virtualmente) pessoas que conheço há muito tempo, através do hobby da perfumaria! E agora me dei conta que são 4 anos blogando...
    Black Orchid foi das primeiras resenhas, uma delícia de fragrância que me conquistou completamente.
    Da última vez que fui numa loja Mahogany a vendedora queria mostrar o Wild Cat, mas eu estava interessada nas amostrinhas dos lançamento florais e acabei não experimentando devidamente.
    Senti rapidinho na fita apenas. Pareceu-me muito bom, oriental doce e especiado que me lembrou algo. Agora com sua referência penso que há boa possibilidade de estar na linha olfativa de Black Orchid.
    Também gosto de prolongar as fragrâncias sobre uma base de hidratante corporal. O ideal é que seja da mesma marca, mas existem bons hidratantes nacionais que combinam perfeitamente com perfumes famosos ou clássicos.
    Minha primeira compra internacional foi esta mesma angústia. Com o passar do tempo aprendi a me adaptar com a prolongada espera. Não me conformei com esta realidade brasileira terrível, mas não sofro de ansiedade como no início. É triste mas tenho consciência do país no qual vivemos.
    Obrigada pela gentileza das visitas e comentários em convivência tão longa.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  36. Querida, seu blog, juntamente com o Fragrantica, são as duas fontes que utilizo como fonte de informação para perfumaria. Apesar de saber que existem vários, me sinto bem acolhido somente no seu. Existe um, nacional, que o criador escarnece dos comentários postados pelos seguidores, o que acho horrível e parei de visitá-lo por isso. Nossos correios têm de amadurecer muito ainda, também me acostumei com a demora, sem deixar de me revoltar às vezes. Seu esforço e zelo com o Bighouse valem o preço, seu trabalho fala por si, parabéns!

    ResponderExcluir
  37. Obrigada Ubiratan. Um dos motivos que me levou a criar o blog foi justamente ter um cantinho de paz e sossego onde os que gostam de perfumes, como eu, pudessem trocar impressões, aprender e ensinar.
    Como diz Jorge Vercilio... " O eterno aprendizado é o próprio fim."
    Quando se ensina ou aprende não há lugar para soberba.
    Sinta-se sempre bem-vindo com suas opiniões ou dúvidas. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  38. Ah, e o pessoal do Fragrântica é muito legal.Também aprecio, tanto que espalhei muitos links de referência no Bighouse. Aquele site cresceu enormemente nos últimos anos. beijocas

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!