Pin It button on image hover

segunda-feira, agosto 10, 2009

Tobacco Vanille - Tom Ford


Nada mais clássico na adolescente que a paixão por um professor!
Não fugi a regra, ao contrário extrapolei, pois tive várias.
Mas, atentem...não eram todas românticas.
A que provocou borboletas no estômago foi interessante, inesquecível e até adequada sendo eu uma deslumbrada (com a ciência) aluna de cursinho, e ele um charmoso professor, jovem estudante de medicina.
Atração inevitável!
Porém, antes disto fui intelectualmente fascinada, e beneficamente influenciada na escolha profissional, pela inteligência arguta das aulas brilhantes de outro inesquecível, e paternal, professor de ciências, e... olfativamente pelo aroma de cachimbo fumado pelo professor Gosner.
Era extremamente idoso, quase uma antiguidade aos olhos dos meus 13 anos.
Ministrava aulas de latim e matemática com acessos temperamentais de impaciência, que o induziam a arremessar tocos de giz contra nós, quando a balbúrdia era muito grande. Sempre temi um apagador alado.
Situação totalmente corriqueira e repetitiva.
Apesar disto não conseguíamos desgostar dele, tão ranzinza quanto encantador.
Quase um nono.
Entre os intervalos, quando a sala de aula literalmente vinha abaixo, alguém ficava no corredor para anunciar sua presença eminente.
Tarefa muito fácil que eu desempenhava com tranquilidade!

A primeira coisa que víamos ao dobrar a escada era uma proeminente e redonda pança. Contudo, muito antes disso o aroma denunciava a chegada através do delicioso cachimbo aromatizado com o mais fino cacau.
Enfeitiçava minha sensibilidade olfativa.
Aquelas aulas não seriam as mesmas, sem a fragrância gourmand do tabaco e chocolate que impregnava a sala, vinha das roupas e livros do professor, fumante contumaz.
Seria impossível a existência de um sem o outro.
Tobacco Vanille é a versão fashion, adulta e requintada de uma das memórias olfativas dos tempos de colégio.
Um aroma que é tido como sensual - até concordo - contudo, que particularmente significa conforto totalmente familiar, colegas, brincadeiras, puro e quase infantil divertimento.
Saí de infância alegre e saudável para uma adolescência despreocupada, e esta fragrância aviva ternas e felizes recordações.
Próxima ao linear, é caprichosamente construída sobre acentos de tabaco, chocolate e doce combinação de baunilha com favatonka.


Apimentada de forma elegante mas totalmente perceptível, quase intoxicante na poderosa sillage e na prolongada fixação.
As notas de base são poeirentas e amadeiradas com a provável adição de generoso sândalo, almiscarado e mesclado à íris.
Percebo uma camuflada nota mentolada, praticamente submersa, atribuindo um certo frescor, quebrando delicadamente a vocação quente amadeirada e oriental deste perfume.
O que para alguns pode significar sofisticação e sensualidade, transmuta-se para mim numa sensação nostálgica, pueril, calorosa, totalmente inofensiva e assexuada.
O que posso fazer ou dizer?
Adoro Tobacco Vanille, como adorava meus tempos de colégio, e o aroma do cachimbo fumado pelo professor de matemática.
A vida já foi uma festa despreocupada...



Família Olfativa: Oriental especiado,2007
Gênero: Unissex- compartilhável
Designer: Tom Ford
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Tabaco ( folhas), especiarias ( pimentas)
  • Coração - Flores de tabaco, fava tonka, baunilha, cacau
  • Base - Frutas secas, madeiras
Similaridades: Tabac Rouge de Phaedon, Eau des Baux de L'Occitane,  69 Christopher Dicas for Women and Men de Chistopher Dicas estão assinalados em revista on line como da mesma linha olfativa.Também Tonka Reminiscence e Tonka Brown Magic Happens de Korres.

Vídeo - Música Tema do filme Ao Mestre com Carinho


Imagens: Fantasia de static.blogtorage.hi.pi.com; Paliteiro mealheiro em barro representando Vasco Santana de mdsleilões.com

11 comentários:

  1. Excelente narrativa! Adorei a associação entre a fragrância e o aroma "gourmand" de tabaco e chocolate do cachimbo professor! Linda também a canção dedicada - To Sir With Love!

    Senti-me na sala de aula, antecipando a chegada do Sr. Gosner pelo odor do cachimbo perfumado - rsrsrs.

    Porém, sabe o que mais gostei na resenha? A dissociação entre a imagem de uma criação Tom Ford da mensagem de sensualidade exacerbada, que as campanhas publicitárias da marca exploram. Legal ver um blogger percorrendo outra forma de narrativa, e fugindo do "lugar comum". Parabéns pela desvinculação, Betty! Sucesso puro!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gaelle.
    Então flor, acho que Tom Ford não me perdoará jamais, porém cada um relaciona suas memórias olfativas com a vivência que tem ou teve.
    As minhas são diversificadas e rebeldes, não obedecem à mídia.
    Tabaco e chocolate serão sempre um dos aromas gratificantes puros e alegres da minha adolescência despreocupada. Nada de "sexy dominatrix" ou "Lolita mais que precoce". A minha geração, com 13 anos, mantinha um olho curioso nos meninos e o outro nas bonecas Susi. Nós éramos o exemplo real do conceito menina-moça.
    Obrigada pela visitinha, já estava sentindo sua falta por aqui.Beijocas.Betty

    ResponderExcluir
  3. Também adorei a sua descrição!

    Suas associações foram lindas , parece cena de filme vintage , linda mesmo!

    Adoro o Tobacco e seu chocolate!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana. Obrigada flor.Eu também gosto do perfume e das boas e divertidas lembranças. Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei (3)!!!
    É fantastico quando um perfume consegue nos transportar a fatos da vida. Me bateu até um "fofinho no peito" com a história kkk.

    Mas a Nelci falou bem, bem legal não se prender ao conceito publicitario do TomTom, sua resenha caiu bem melhor em Tobacco Vanille do que a impressão que tentam passar sobre ele (não acho ele nem um pouco sensual tb kk);-)

    BeijosPerfumados!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciana.
    Florzinha, também fico com o "fofinho no peito"...kkkk
    Acho que sou uma pressoa privilegiada tendo estas lembranças boas de infância e adolescência. São fases que marcam para toda vida. E a sensualidade está embutida nas circunstâncias vividas,no momento e nas memórias associadas .Extrapola um pouco as pirâmides olfativas.
    O que funciona para um não funciona para outro... Para mim não é sensual, mas é delicioso. Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Beth, querida, você sempre arrasa! Como a Ju disse, "Suas associações foram lindas , parece cena de filme vintage , linda mesmo!".

    Tenho medo do tabaco predominar mas, ao mesmo tempo, assanha minha curiosidade esse perfume.

    Beijocas perfumadas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mônica. O Tabaco é achocolatado e doce, embebido de baunilha. Muito gostoso, nada agressivo.
    Obrigada pelo elogio. Você e a Ju são duas flores fofas e perfumadas !Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Oi, Elisabeth

    Não sei se já notou, mas o novo lançamento da Viktor & Rolf, o Spicebomb, é muito parecido com ele. O curioso, é que de notas, a única que se repete é a de Tabaco. Particularmente dou preferência aos que contém baunilha na composição e agora estou louco atrás do Santal da Floris London para experimentar. Adorei o site!

    ResponderExcluir
  10. Oi Guto. Para chegar ao aroma de uma determinada norta as vezes são necessários várias substâncias químicas, óleos e essências. A interação destes acordes surpreende. Caminhos diferentes podem levar ao mesmo resultado. preciso experimentar Spicebomb. Gosto muito do Tobaco Vanille.
    O Santal já foi rsenhado por mim. é um perfume elegante. Aliás a perfumaria inglesa é muito refinada.
    Beijocas de Elisabeth.

    ResponderExcluir
  11. Foi justamente por causa de sua resenha sobre o Santal que me interessei. Como já disse, gosto muito dos que tem baunilha na composição e a família dos orientais quase sempre me conquista. Preciso experimentá-lo na pele, testar sua fixação principalmente. Vi aqui também que há uma similaridade com o Envy Homme da Gucci, mas este já foi descontinuado, assim como o Baiser du Dragon, da Cartier, uma pena. Algum que tenha similaridade com esse último? Um beijo!

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!