Algumas coisas são tradicionais, outras arcaicas.
O bar Stuart sobreviveu na minha cidade desde 1904 tornando-se ponto turístico, servindo as mesmas iguarias entre as quais seu prato mais famoso: Testículo de boi.
Isto era impressionante para a menininha que passava na frente e espichava olhos interessados para ver os tais petiscos.
Porém o curioso, que permaneceu por décadas, foi a machista tradição de não permitir a entrada das mulheres.
Nada mais estimulante para um espírito contraditório com leve tendência à rebeldia.
Adquirido o hábito, na década de 80, de frequentar os cafés da boca maldita, também redutos masculinos, certa ocasião resolvi que seria a vez do bar Stuart.
Empinei o nariz, aproximei-me da porta e ... Que decepção! Havia não uma, mas três mulheres lá dentro!
Nada de pioneirismo rebelde, dei meia volta.
Até hoje não sei como a tradição foi por terra e nem vi os tais testículos de boi. Mas não importa, pois parece que o bar mudou de dono.
Foi-se a tradição e o costume arcaico também.
O que isto tem a ver com Rumba ? Tudo e nada.
Para enfrentar o frio e a chuva de interminável cinza na cidade serrana coloquei várias gotas de Rumba e saí sufocando a população.
Sim, pois Rumba é denso e há de se ter moderação para ser apreciado, contudo é fácil indutor à transgressão.
Seu aroma facilmente transporta para época de transições da provinciana cidade do Sul, cujos costumes enraizados eram preservados com gana.
Gloriosos anos 80 de perfumes intensos, das festas enfumaçadas nas discotecas, quando cuba libre e pipermint eram bebidas da moda, dançava-se ao som dos Bee Gees, garotos ainda andavam na ginga de John Travolta (Saturday Night Fever), e era possível transitar pelas ruas, de madrugada, com risco mínimo.
Perfumes como Opium, Samsara, Loulou, Café e o fascinante Mystere faziam sucesso entre as jovens mulheres.
Aromas orientais, intensamente especiados e enfumaçados, florais mais que exuberantes fizeram desta década a geração over da perfumaria.
Hoje estão no imaginário das pessoas mais jovens como"datados" e das maduras como saudosismo.
Rumba by Balenciaga cai feito uma luva dentro desta safra, pois detém todos os ingredientes clássicos.
Inspirado na caliente batida latina, na verdade dança ao ritmo daquela década e na cadência das mudanças comportamentais, desencadeadas pelos movimentos que marcaram uma geração, agora amadurecida.
SENSAÇÂO OLFATIVA
Libertação de embolorados conceitos, lufadas de renovação.
E assim explode Rumba numa empolgação frutal de pêssego e variedades de ameixas. Alegre intensamente doce e quase inocente.
Antes do acento cintilante de frutas e flores existe um prenúncio do couro e especiarias da base, em animalic caloroso, exótico, surpeendente pela precipitação e ousadia das notas.
As flores mesclam-se de forma intoxicante pela presença das personalíssimas tuberosa (angélica dos jardins) e magnólia, num ramalhete impreciso.
Não tarda o drydow.
Doses generosas de musgo, patchouli, baunilha e couro transformam a candura entusiasmada do início num aroma denso, apimentado, com enevoado e seco incenso.
Madeiras e resinas amparam a evolução e junto com as notas aldeídicas mantém flores, e parte das notas frutais, vívidas por longo tempo.
A sensação de bouquet polvilhado com dosada canela se transforma gradativamente em poeira seca de lenho empilhado ao sol.
Sillage e fixação típicas desta perfumaria exuberante caracterizam seu aroma sensual e noturno, bastando duas gotas para que revele a riqueza da composição.
Muitos são os perfumes desta década variando em torno deste tema oriental e especiado; entretanto Rumba apresenta diferencial no prolongado e aldeídico acorde de topo, constituído por frutas suculentas e frescas em harmonia com flores poderosas.
Sofisticada, dona de saliente e explícito aroma enfumaçado, animalic é fragrância "datada" e como muitas do gênero está relegada ao ostracismo ditado pelos caprichos da moda.
SIMILARIDADES
Além de se enquadrar no mesmo estilo das fragrâncias citadas acima, leitores de revista on line apontam como semelhantes Rumba Passion Ted Lapidus , Varensia Ulrich de Varens, Parfum de Peau Montana, Asja Fendi.
FICHA TÉCNICA
Família olfativa: Oriental amadeirado,1988
Gênero - feminino
Perfumista: Jean Claude Ellena e Ron Winnegrad
Rastro - Intenso
Fixação - Ótima
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Mirabelle (variedade de ameixa amarela), pêssego, ameixa vermelha
- Coração - Orquídea, magnólia, jasmim e angélica
- Base - Patchuli, baunilha, musgo de carvalho, couro
Vai ao Shopping? Confiras preços e marcas nas boas lojas que abrem suas portas em Perfume Bighouse
Imagens - Publicidade Rumba by Balenciaga de Perso Numericable; Cafezinho de Arte-Aberta; Drink Cuba libre de Grill Grinds;
Rumba cai muito bem no frio, mas 1 ou 2 borrifadas já deixa bem perfumada (o), com rastro... Ainda não encontrei outro que se compare em fixação...
ResponderExcluirOi Cris. Concordo plenamente.Rastro intenso! Fixação intensa!
ResponderExcluirExtremamente marcante.E a característica vai aumentando a medida que evolui. No começo parece mais inocente...
Beijocas flor. Betty
Olá, gostei das informações sobre o perfume Passion com a fragância "angélica". Fico triste porque ele não é muito conhecido e difícil de encontrar. Tem algum lugar que possa indicar com preços bons?
ResponderExcluirObrigado.
Angélica
Oi Angel! Você se refere ao Passion de Elizabeth Taylor ? Que tem um frasco bonito escuro, quase arroxeado? É um perfume que segue esta linha "datada" de Rumba, típico dos anos 80, embora seja mais floral.
ResponderExcluirQuerida, onde comprar é o que mais me perguntam!
Estou até pensando numa maneira de colocar a publicidade de lojas confiáveis, nacionais e internacionais, mas as formas de publicidades que são possíveis no momento não atendem minhas expectativas.
O sistema oferecidoao blog não permite a escolha de opções, e gosto de conhecer o que indico, ou indicar o que bem conheço.
Entretanto acho que se você der uma vasculhada no mercado livre e nas lojas virtuais nacionais ou internacionais não terá dificuldades em achar Passion .. ou Rumba.
Em São Paulo existem shoppings na rua 25 de março que são famosos pela venda de importados.
Se tiver uma dúvida mais específica entre em contato pelo email do blog que está no perfil. Beijocas
voce descreveu os anos 80 na nossa cidade que
ResponderExcluirme encheu de saudades, era a expressão da liberdade entrar em cafe na boca maldita e pedir
um capuccino, boas lembranças...
sandra
Oi Sandra. Boas lembranças sim... e como era boa a sensação de tomar aquele cafézinho em inocente rebeldia.
ResponderExcluirÓtimo encontrar uma colega em "contravenção social". He he he ... Beijocas flor.
Consegui o meu, adorei, nota marcante de couro seguida de frutas e especiarias, achei incrivel mas , infelizmente, nao costuma fazer sucesso, nem por isso deixo de usa-lo. Ele me lembra muito o Animale e o mais perfeito e insuperavel na categoria, Parfum de peau (Montana)
ResponderExcluirRumba é uma delícia , mas não me lembra Animale que é outro xodó. Qual você recebeu? O montana ou o animale? beijocas
ResponderExcluirOi Elisabeth, que linda esta análise do Rumba. Adoro esses aromas "datados", são perfumes que tem histórias de vida, memórias...É uma pena que com o tempo as pessoas acabam deixando-os de lado e ficando com perfumes "do momento", aqueles com cheiro de bala...rss... E as empresas vão descontinuando os clássicos ou mudando a fórmula, sempre para pior...
ResponderExcluirGostaria da sua opinião referente ao Red feminino, do Giorgio Beverly Hills... Me pareceu de certa forma semelhante ao Rumba, não tenho certeza...
Beijos,
Alexandre Zucchi
Ganhei um e gostaria muito de adquirir outro pois dou apaixonado por ele chegou e passo é deixo rastro conquistadoro.
ResponderExcluirOnde posso comprar outro?
Me ajuda
Meu email Gabriel.inforna@Yahoo.com ou pelo whatsapp 022998676761
Ola Gabriel. Rumba é um clássico singular. Não tenho visto muito pelos sites internacionais de venda, mas tente uma pesquisa num buscador como Google. Talvez Ebay, Amazon, Strawberrynet, Perfume Emporium, Fragrancenet...devido as dificuldades alfandegárias e de entrega pelos Correios muitos sites e vendedores internacionais deixaram de enviar para o Brasil. Andamos com a mesma reputação de países com altos índices de risco. Infelizmente. Talvez vc ache algum que tenha e envie né? Eu estou um pouco desanimada com o cenário atual. Na maioria das vezes quando encontro o que quero o site não envia para o Brasil...Boa sorte na busca. Beijocas de Elisabeth
ResponderExcluir