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sexta-feira, abril 10, 2009

Bois de Paradis - Parfum Signature


- Quando recebi as amostras  das criações de Michel Roudnitska não imaginava que me apaixonaria por um dos perfumes, nem que Roudnistka se tornaria meu perfumista predileto. Apesar de ser apontado como um dos maiores da França, artista multifuncional e talentoso.
Bois de Paradis insinuou-se no lugar do saudoso Mystere de Rochas, que representou minha essência entre os 20 e 30 anos de idade. Infelizmente descontinuado.
Parece que amar fragrancias difíceis e raras é meu karma. Este da Parfums DelRae  não encontro no Brasil, somente em raras lojas de nicho, internacionais. 
Fazer o que... meu nariz gosta de muitos , mas ama raramente.

Il Doce farniente é feito de pequenos prazeres.
Como abrir um livro. Sentir o delicioso aroma das páginas sejam novas ou não.
Tanto encanta o frescor da celulose recém transformada e tingida, quanto a doçura de pétalas secas ou um residual odor de armários, em nobres madeiras.
Frente a uma lareira, no decair de um dia outonal, talvez com uma janela voltada para o poente, deixando entrever a silhueta de frondosas árvores elegantemente recortadas, vultos quase severos a contrastar com a vivacidade colorida do crepúsculo.
Tal ambiente, assim acolhedor, merece um quente e doce chá de rosas, quem sabe um cognac cálido ao calor de mãos.
Com certeza cabe música ao fundo e perfume. Doce mas não tanto. Confortável. Instigante o suficiente para afastar o sono, permitindo a apreciação da noite próxima.
Sinto esta lânguidez aconchegante em Bois de Paradis, cuja construção é rica o bastante para surpreender-me, ocasionalmente, com uma nota antes não percebida.


Quando chegou a mim, avidamente aspirei o perfume no frasco. Pecado gravíssimo... porém sem culpa.
E, o aroma de especiarias invadiu-me de tal forma, que passados momentos, volatilizadas as notas, ainda estava presente na memória.
Acredito que meu olfato selecione antes de tudo as especiarias, principalmente notas quentes e doces que lembram canela.
Foi esta a prima impressão a encobrir as outras, advindas posteriormente.
Mas é surpreendente o que sucessivas percepções sensoriais causam.


Numa segunda experiência, desta vez na pele veio o cítrico, imerso de maneira persistente em outras notas .
Pareceu-me também o destampar de um precioso pote de porcelana daqueles que guardam displicentemente vários condimentos.
Passado o tempo mesclam-se as substâncias voláteis de forma simbiótica, tornando difícil distinguir se uma impressão olfativa é de canela, coentro, páprica, noz moscada ou exóticas pimentas, pois todos contribuem graciosamente para uma singular pout-pourri.
E, este veio acompanhando os verdes cítricos, que lembram vagamente a casca de limão queimado no açúcar, talvez porque esteja envolto no doce azedinho de frutas silvestres, ou no sensual e cálido aroma de figos.
Esta nota de figo que assoma de forma sutil, não é necessariamente fruto ou folha, quem sabe madeira que assemelha a figos secos, quando a figueira é recém cortada, ou ferida na casca.
Acorde amadeirado e quente, tal qual lã macia de cobertores que, por sua vez, lembram o âmbar. Doce e aveludado envolvendo caprichosamente, confortavelmente.
Cujo veludo remete a rosa. Delicada, uma presença majestosa, presente mas que dispensa ostentações.
Acompanhada de explosões luminosas que refletem resinas, em pequenas pitadas .
Esta sensação inicial de conforto não me abandonou em momento algum.
Uma comodidade preguiçosa, quente e acariciante, em fragrante e meiga sensualidade que perdura, atravessando as horas, acompanhando o bem estar.
Ou, simplesmente complementando uma boa companhia, pois é um acessório personalíssimo imprimindo elegante discrição em todos os instantes.

Nestas raros descontraídos e sedutores momentos, contemplados pela generosidade da Natureza, conseguimos um pequeno insight de paraíso.
O harmonizar de percepções com as constantes do mundo conhecido.



- Leia mais sobre o estupendo  Bois de Paradis no blog  Pimenta Vanilla de Carla Biscaglia. é Bois de Paradis conquistando fãs!

TRADUCTION
Il doce farniente est fait de petits plaisirs.
C'est comme ouvrir un livre et de sentir la délicieuse odeur des pages, nouvelles ou pas.
La fraîcheur de la cellulose nouvellement transformée et imprímée enchant autant que la douceur des pétales secs ou à l'odeur résiduelle de armoire en bois.
Par la cheminé, dans un après-midi d'automne, peút-être avec une fenêtre face au coucher du soleil, montrant la silhouette des grands arbres, de graves ombres colorées, contrastant avec la pénombre.
Cette atmosphère chaleureuse mérite un thé de rose chaud sucré, peut-être un verre de cognac réchauffer dans nos mains.
Nous pouvons avoir bien sûr de la musique et dun parfum dans l'arrière-plan. Doux, mais pas beacoup. Confortable. Assez incitè pour nous maintenir en éveil pour profiter de la nuit.
Je pense que se confortable engourdissement sur Bois de Paradis, dont la construction est suffisamment riche pour l'occasion, me surprendre avec une note inaperçue.
Lorsque il est arrivè à moi, je le sentais immédiatement dans le flacon. Il s'agit d'un péché mortel, mai je l'ai fait sans crainte.
L'odeur des épíces est entrée en moi de telle manière que, aprés la disparition, elle est restèe dans ma mémoire.
Je pensais que mon nez a sélectionné les épices dans un premier temps, et principalement le chaud et doux des nottes de cannelle.
Il s'agissait de la première impression qui couvre les autres qui sont arrivèes plus tard.
Il est étonnant à quel point les prochaines impressions m'ont frappé.
Dans une second expérience, cette fois-ci sur la peau, je sentais la note citrique plongée dans un mode persistant entre les autres notes.
Il me semblaint bien que l'ouverture d'un pot de porcelaine, où des épices précieuses sont conservées.
Après un certain temps, les substances volatiles mélangent dans une sorte de symbiose.
C'est difficile de distinguir si l'impression olfactive est de la cannelle, le paprika, le coriandre, le muscadier ou de piment exotique, une fois que tous contribuent à um singular mélange.
Il est venu avec des notes citriques, qui rappellent vaguement zeste de citron brulé et sucré, car il est peut-être enveloppé par la douce amertume de fruits  sauvage ou par l'oudeur chaude et sensuelle de figues .
Cette note vient des figues dans une manière discrète. Il ne s'agit pas nécessairement de fruits ou de feuilles, peut-être à partir du bois qui est semblable aux figues sèches, lorsque le figuier a été coupé ou seulement blessé.
Des notes chaudes et de bois, comme la laine douce d'une couverture, qui sent bon a l'ambre. Doux et velouté, enveloppant dans une ambiance confortable et capricieux.
Le velours nous amène à la rose. Dèlicat, d'une présence majesteuse, elle est présente mais n'a pas besoin d'être ostensive.
Il est suivi par des explosions de lumière qui reflètent de résine en petits portions.
Cette première sensation de confort m'a suivi tout le temps.
Une paresseuse, chaude et caressante intimité, une odorant e tendre sensualité de longue duré qui se passe pendant des heures, de prolongeant le bien-être,
Ou, simplement, de remplir un bon compagnon, car il est un acessoire qui monte une élégant discrétion tous les moments.
Traduction - Alexandre  Bohn


Ficha Técnica
Família Olfativa: Floral amadeirado,
Gênero: Unissex
Perfumista: Michel Roudnistka
Designer: Parfums DelRae
Rastro: Intenso a moderado
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Notas cítricas
  • Coração - Especiarias, rosa, amora silvestre, figo
  • Base - Âmbar, resinas, madeiras, incenso 
E-Commerce: Peut être acheté à L'Atelier Parfumé

 Imagens: Colagem e foto de  Elisabeth Casagrande com frasco Parfums delRae/Araucaria angustifolia-Curitiba ; Publicidade de Bois de Paradise em Parfums DelRae; Au Nom de La Rose de Michel Roudnitska

MICHEL ROUDNISTKA
Em Seine et Marne, um dos 96 departamentos metropolitanos da França, filho do conceituado nez Edmond Roudnistka, nasceu um artista, estudioso e criador da forma e aroma: Michel Roudnitska.
Sua visão sensível interpreta a arte dentro de percepção sensorial que entrelaça cor, movimento, som, forma, textura e odor.
Apesar da formação acadêmica em área administrativa (Escola L'ESSEC), encontrou na arte da fotografia e imagem digital, na produção de espetáculos e eventos visuais (ballet e música), escultura e da perfumaria os caminhos para expressar sua visão artística e criativa.
Um convívio íntimo, durante anos, com a perfumaria exercida por seu pai, resultou num embasamento que lhe permitiu superar os passos da formação rigorosamente acadêmica .
Consequentemente abriu-se espaço para desenvolver outra paixão: o mister no mundo gráfico digital e da fotografia, resultando em magníficos trabalhos, publicados por magazines ( 3 ème Millénaire, Vogue, Sciences et Avenir, Happy ), livros ( Editions Albin Michel, Souffle d'Or) e brochuras ( Concorde d'Air france, Shell, IBM) incluindo artigos para revistas especializadas em produção de imagens e perfumaria ( Le photographe, Pixel, Parfums et Senturs,Nouvelles Cles, le Point, Fashion Beauty, Marianne, Le Monde de L'Education).
Realizando um trabalho singular que conecta várias expressões de arte conduziu espetáculos audiovisuais e laser-show para grandes perfumarias , joalherias e oficinas de dança, Na França, Australia, Polinésia e outros países.
Durante os oito anos que passou no Pacífico Sul- Polinésia francesa, realizou juntamente com o filósofo Paule Salomon uma obra literária intitulada La Magie de la Perlè Noire e fundou uma Maison de edition.
Seu trabalho, conhecido como Photo Synthèses, desde 1981, unindo técnicas fotográficas com síntese computadorizada, conferiu-lhe um status de pioneirismo dentro da França.


Intensos estudos resultaram num método de correspondência entre formas olfativas e visuais. A tabela numérica desenvolvida, junto a programas de computadores e métodos modernos da análise dos odores, permite a síntese de imagens ,correlacionando-os com formas, cores, texturas, movimento e som.
O estudo aprofundado destes três universos - Sons, Cores e Odores conduziu-o à pesquisa científica, com desenvolvimento de teorias, baseadas na fisiologia e psicologia humana, comparando-as com outras como a Teoria de Gestalt. Estes ensaios são apresentados em congressos e seminários formativos .
Tal visão levou-o à um espetáculo ou show olfativo que conta a história da Perfumaria - Quintessence: Ballet e Multivision Plurisensorielle onde o mundo dos aromas é explorado pela percepção sensorial total e não só pela olfação. Sucederam-se outros espetáculos representando ambientações olfatórias como Pierre de Soleile e Un Monde en Sentuers.
Fundamentando a sua perfumaria sobre anos de prática e estudo, Michel vive em Cabris na região de Grasse, dirigindo a Fundação criada por Edmond Rounitska - Art&Parfum, destinada à criação de fragrâncias.
Voltando seu trabalho para o mercado de niche, com suas criações caracterizadas por qualidade e exclusivismo, lançou através de Editions de parfums Fréderic Malle, seu primeiro perfume Noir 
Epice, em 2002.



Após, para a marca PArfums DelRae surgiu nova linha, em 2002, com Bois de Paradise (Best Scent Masterpiece/2007: Beauty News- Sniffapalooza), sua criação preferida, resultado de alguns anos de pesquisa, seguidos de Amoureuse e Eau Iluminée.
Em 2004 surgiu Début, 2007 Ellie e Ellie Nuit(Best Scent Masterpiece Award 2007).
Emotionelle, lançado em novembro de 2008 na Europa, é uma intrigante fragrância que resultou no ápice de concepção posterior a muitos anos dedicados ao seu desenvolvimento.
Além de toda a dedicação à perfumaria e pesquisas, Michel Roudnistka demonstra uma postura administrativa moderna, consciência social bem definida, como afirma em entrevistas e comprova em atitudes, despendendo seu reduzido tempo à atender inúmeros autores de blogs sobre perfumes, estimulando o desenvolvimento desta atividade de comunicação.

"I believes websites and blogs dedicated to perfumes will have a an increasing role to play in this evolution toward the education of a mature and responsible consumer, able to choose which values he or she wants to privilege"- Artigo de M. Roudnistka para Sniffapalooza Magazine.


Traduction
En Seine et Marne, l'un des 96 départements de France métropolitaine, le fils du célèbre nez Edmond Roudnitska, artiste, chercheur et créateur de la forme et le parfum est né: Michel Roudnitska.
Sa vision sensible interprète de l'art à partir d'une perception sensorielle qui entrelacé la couleur, le mouvement, le son, la forme, la texture et l'odeur.
Bien que son background académique en administration ( école L'ESSEC) il a trouvé de façons d'exprimer sa créativité artistique et de voir dans la photographie, l'imagerie numérique, des spectacles et des productions des événements visuels ( la ballet et la musique), la sculpture et la fabrication de parfums.
En raison de son père, il a eu une vie toute proche des parfums. A cause de ça il a une base solide qui lui a permis de surmonter la formation strictemente académique.
En conséquence, il y avait un espace pour développer un autre de ses passions: le travail de conception numerique et de la photographie. Il a eu de magnifique oeuvres publieées dans le magazines ( 3 ème Millènaire, Vogue, Sciences et Avenir, Happy), des livres ( Editions Albin Michel, Souffle d'or) et des brochures ( Concorde d'Air France, Shell, IBM), ainsi que des articles spécialisès dans la production dimages et des parfums ( Le Photographe, Pixel, Parfums et Senteurs, Nouvelles Cles, Le Point , Fashion Beauty, Marianne, Le Monde de L'Education).
Avec son travail singulier qui relie de nombreuses expressions d'art, il a dirigé des spectacles audiovisuels et de laser pour des maisons de parfum, des bijoux et des ateliers de danse en France, Australie, La Polynésie, etc.
Pendant les huit années quand il a vécu en Polynésie française, il a produit-avec le philosophe Paule Salomon, un livre La Magie de La Perlé Noire et a crée une maison de édition.
Il a fait son travail de connu sous le nom de photo synthèse depuis 1981 avec les techniques de photo et de shynthése de l'ordinateur. En conséquence, il a atteint un statut de pionnier en France.
étude dévouée on été crées à partir d'une méthode de correspondance entre l'odeur et de l'image. Le tableau numérique qui a été développé, ainsi que les logiciels et les méthodes modernes d'analyse de l'odeur, permettent la synthèse e d'image, liés à des formes, des couleurs, des textures, le mouvement et le son.
L'étude approfondie de ces trois univers- les sons, les couleurs et l'oduers- l'ont conduit à la recherche scientifique, avec le dèveloppement de théories fondées sur la physiologie et la psychologie humaines et de les comparer à d'autres, telles que la théorie Gestalt. Ces travails ont été présentés à des congrès et séminaires.
Cette vision l'a conduit à un spectacle olfactif qui raconte l'histoire de la fabrication de parfums- Quintessence: Ballet e Multivision Plurisensorielle. Le monde du parfum est exploré par la perception sensorielle complète, et pas seulement par l'odeur. Il y avait d'autres spectacles comme Pierre de Soleil et Un Monde en Sentuers.
Ayant fondé sa fabrication de parfum sur des années de pratique et l'étude, Michel vit à Cabris, dans la région de Grasse, où il dirige la fondation Art & Parfum pour la création des parfums, qui a été fondée par Edmond Roudnitska.
Em conduisant son travail à un marché de niche, avec des créations qui se caractérisent par la qualité et l'exclusivité, il sort son premier parfum Noir Epicé em 2002 par Editions de Parfums Fréderic Malle.
Plus tard, il a sorti une nouvelle ligne em 2002 à la marque Parfums DelRae avec Bois de Paradis ( Best Scent Masterpierce/2007: Beauty News-Sniffapalooza), quiest sa création préferée.
Aprés quelques annés de recherche, il a sorti Amoureuse et Eau Iluminée.
En 2004, il a produit Début, et en 2007 Ellie e Ellie Nuit ( Best Scent Masterpiece Awaed 2007)
Emottionelle, qui a été sortie en Novembre 2008 , en Europe, est un parfum qui intrigue et est le résultat de sommet d'années de conception et de développement.
Outre sondévouement à faire du parfum et de la recherche, Michel Roudnitska montre une administration moderne et une position bien définie de conscience sociale, comme il l'a dit dans des interviews et montre avec ses attitudes. Il utilise son rare temps libre pour répondre à d'innombrables écrivains de blogs de parfum pour stimuler le dèveloppement de ce moyen de communication.
-"I believes websites and blogs dedicated to perfumes will have a an increasing role to play in this evolution toward the education of a mature and responsible consumer, able to choose which values he or she wants to privilege"- Artigo de M. Roudnistka para Sniffapalooza Magazine.

Créditos:  Imagens cedidas por Michel Roudnitska de parfum-et-art.com
Parfum d'histoire-Sephora por Michel RoudnitskaFragrances -"Correspondência entre o Universo Visual e Olfativo"- Conferência no congresso Centifolia -1995- Michel Rounitska.
Musiques d'Images -Quintessences - Michel Roudnistka
Ma Vie Avec la Vague- Imagem Michel Roudnistka
Fontes de consulta :www.art-et-parfum.com


  
Comentário Vip
  - " Foram necessários 20 anos para que um perfume tirasse Gió  do posto de número 1 nos meus preferidos. Este é um perfume quente, doce, especiarado, envolvente, sexy, elegante, único. Sinto as especiarias dissolvidas numa calda de açúcar derretido, um cheiro de bebida quente, alcoólica, para aquecer no inverno. Tem cheiro de quentão! E que evolução! E que fixação! Um perfume que surpreende o tempo todo, muda na pele, cada vez para um aroma mais interessante que o anterior. Estou apaixonada. Nunca imaginei que existisse obra assim.
Como cheguei a citar , é usar Bois de Paradis pra vir a cabeça a ideia de que, se tenho ele não preciso de mais nenhum perfume. É ele! Encontrei!
Pena que só tenho a amostra... quero um e vou ter!"

Sarah em  2010 na postagem original.

Arte Irmã:  Se falasse através da música seria em ...

AS ROSAS NÃO FALAM-
Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão, enfim

Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar para mim.

Queixo-me às rosas, mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti,ai

Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe sonhavas meus sonhos
por fim.

Vídeo
: As Rosas não Falam/Composição: Cartola /Intérprete: Luciana Mello


2 comentários:

  1. Foram necessários 20 anos para que um perfume tirasse Gió do posto de número 1 nos meus preferidos.
    Um perfume quente, doce, especiarado, envolvente, sexy, elegante, único, sinto as especiarias dissolvidas numa calda de açúcar derretido.em cheiro de bebida quente, alcoólica, para o inverno. Tem cheiro de quentão! E que fixação!! E que evolução!! Um perfume que surpreende o tempo todo, muda na pele, cada vez para um aroma mais interessante que o anterior. Estou apaixonada, nunca imaginei que existisse obra assim.
    Como cheguei a citar, é usar Bois de Paradis pra vir à cabeça a idéia de que, se tenho ele, não preciso de mais nenhum perfume. É ele! Encontrei!
    Pena que tenho só a amostra...quero ele e vou ter!

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  2. Oi Sarah. Realmente, Bois de Paradis é um primor. Complexo, envolvente,sensual e confortável. Dentre todos os perfumes de Michel Roudnitska que conheço ele e Amoureuse estão na frente. Topo de lista.
    Sabia que é o preferido do perfumista?
    Vc conseguirá em pouquíssimos revendedores virtuais,pelo preço aproximado de 135 dólares. Vale a pena! É um perfume fantástico.Beijocas de Elisabeth.

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