Pin It button on image hover

sexta-feira, março 06, 2009

Talisman by Balenciaga



Conhecer Talisman, um desejo antigo, motivado na fascinação pela maison Balenciaga e sua trajetória de inovações, que passaram do aparente simplismo monocromático e minimalista à explosão de cores vibrantes.
Concretizado! Talisman- nome mágico sugerindo sortilégios, janela aberta para...onde quisermos. Repentinamente vi-me no passado, 1949 quando esta haute couture lançou seu primeiro parfum, que falava de tempo, talvez de driblar o tempo, de momentos fugidios: La Fuite des Heures nascido da maestria de Germaine Cellier, cujas notas evocam o aroma licoroso de anis e herbáceas folhas, num coração floral envolvido por âmbar e madeiras.
Será que faz sentido vincular o mágico Talisman a esta comparação irreal?


Não sei? Apenas que minha mente insiste em reportar-se para esta primeira fragrância que sequer conheço.
E, que caprichoso mistério, pois as circunvoluções da sua pirâmide olfativa sugerem os passos seguidos pelo perfume ancestral. Definido como chypre , floral ou frutal, revela uma intensidade etérea, atemporal, quase aldeídica. Uma sedução licorosa.
Frutas de picante doçura, talvez a lichia, acompanhadas por vertiginosa sucessão de notas, que emergem largas, livres como as formas arquitetadas pelo designer Cristobal Balenciaga Asagari, nascido basco , na Espanha. Certamente aprovaria.
Assim percebo Talisman - um essência alquimista que permite transmutar tempo e espaço, permite voos de imaginação.
Afirma-se que é um perfume egípcio, na sua inspiração oriental mas, sinto-o tão espanhol e caliente, como um fruto da terra viva pulsante em ritmos e musicalidade.
Posso imaginar seu aroma desprendendo dos vestidos ondulantes durante uma dança flamenca.
Como desejei ser parte de tal troupe dançante na minha infância!



Um acento licoroso de rum e frutas secas desperta os sentidos, provoca e envolve. Ao fundo aparece uma pungência quase metálica, com ares de patchuli, logo abafada pelas bouquet floral que integra o aroma herbáceo e delicado.
Perfume que tem a fragrância de frutos que amadureceram, da florescência que desabrochou em dias ensolarados e volatiza nas noites quentes, enluaradas.
E, apesar da composição rica, temperada, conserva uma sedosidade ambarina, revela drydown delicado, aconchegante, amadeirado e quase animalic.
Talvez este chypre moderno esteja muito longe do primogênito desta grife, porém deixem-me sonhar que estas fragrâncias atravessam o tempo e se encontram no que há de belo na alma espanhola. Paixão, matizes de música e dança que adormecem num doce e suave mel.



Imagens: mimifroufrou; couleurparfum; dança flamenca de teresa david.

Coomentário V.I.P.

Gosto!
Gosto de Talisman! É um perfume forte e doce, com ótima fixação. fragrância para ser usada em noites especiais, ou em dias frios, já que nos envolve com um halo de sedução e mistério. Com certeza é muito intenso e difícil de agradar a todos. O poderoso Talisman não é um perfumes que você usa. É um perfume que usa você. Rosária


Famíla Olfativa : Chypre, 1994
Gênero: Feminino
Perfumista: Dominique Preyssas
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa:
  • Topo- Lichia, frutas secas, rum, jasmim imperador (osmanthus)
  • Coração- Rosa, jasmim, fresia , ciclamen, folhas de violeta, artemísia,  jacinto, rosa, orquídea, fresia ylang-ylang
  • Base: Patchuli, sândalo, âmbar, íris, cera de abelha, baunilha
Imagem: Osmanthus fragans ou sweet olive de Desert-Tropical

Dominique Preyssas
Químico graduado , titulado pela Escola ISIPCA do Perfumery em Versalhes , ganhou experiência também em Roure Bertrand Dupont, Perfumery School.
Atualmente com mais de 20 anos de experiência, após ter realizado excelente trabalho na equipe criativa de Takasago e várias mutinacionais, desenvolveu uma visão ampla de mercado o que lhe ga
rante a posição de parfumeur e empresário da Perfumery.
D'orsay le Dandy ( for Him), Jaguar Jaguar Prestige ( for him), e Shiseido Basala ( for Him ) , são algumas das suas criações .

Rum



Esta bebida cristalina feita a partir da destilação do melaço teve no Caribe a mesma trajetória da cachaça brasileira , quando no início da sua produção, por volta do século XVII, visto que também era obtida de canas frescas trituradas. O envelhecimento em barris de carvalho confere a cor dourada característica.
Produzido principalmente no Caribe apresenta ampla variação de cores e aromas de acordo com a origem de produção.
O rum de Porto Rico é o mais famoso pela qualidade.

Foto: http://www.buyinportugal.com

Curiosidade
Cachaça e rum tiveram uma origem comum mas seguiram caminhos comerciais e produtivos diferentes devido a rivalidades entre Portugual e Espanha.
Aguardente era denominada de
kill-devil ou rumbullion que significava água ardida. Quanto ao rum, a referência mais antiga foi em maio de 1657, numa corte de Massachusetts, em determinação proibitória para uma bebida chamada rumme. Em 1667 já era fabricada a bebida denominada rum.

Arte irmã: O Perfume de J.G. Araujo Jorge
Ficaste, inteira, neste perfume
que continua em minhas mãos.

Meu olfato dá olhos às lembranças
e te vejo, e te dispo, e ainda te encontro, ainda...

Minha insônia vai ficar a noite toda
a sonhar neste perfume...

7 comentários:

  1. Já uso talisman a 10 anos a gostaria de compralo só que agora moro em portugal e não sei como adquirilo.

    ResponderExcluir
  2. Querida Lucia. Voce tem a sua disposição muitas lojas virtuais que vendem e entregam na Europa. Privilégio que no Brasil é limitado.
    Não costumo citar lojas no blog para não caracterizar propaganda ( que não tenho), mas como o Talisman está difícil de achar... duas dicas

    http://www.perfumeemporium.com/womens-perfume/9496/Talisman.html.

    http://www.escentual.com/balenciaga/bogart93/

    Espero que uma delas entregue em Portugal Beijocas . Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. Adorei este blog e já vim aqui várias vezes .Amo Talisman e é este o perfume que combina na minha pele com a minha personalidade .O último que ganhei minha prima trouxe-o de N.Y. mas eu quero te-lo pq agora ele acabou buá buá .Se puder me ajudar ficarei grata .Moro em Curitiba e aqui não acho em nenhum lugar

    ResponderExcluir
  4. Oi Susi. Obrigada pelas visitas e pela gentileza.
    Talisman é mesmo uma delícia. Em Curitiba dificilmente você achará. Clique sobre a caixinha de presente no alto à esquerda e voc~e encontrará dicas para auxiliar sua busca. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  5. Talisman é fantástco...um perfume eterno.Há alguns anos dei um perfume desde a minha prima, era um lançamento e nunca imaginaria que ficaria tão difícil encontra-lo depois. É uma fragrância impar para pessoas especiais....
    Entre os meus preferidos, junto ao l'effleur (coty), sensi (armani), pasha (cartier), rose cardin, etc....ficam para a história!

    ResponderExcluir
  6. Oi Antonio. Sim amigo esta é uma triste verdade. perfumes magníficos somem do mercado todos os dias. Em parte pela restrição legal à grande contingente de matéria prima, em parte pela necessidade frenética e competitiva das grifes para inundar o mercado de novidades.
    Infelizmente para nós quantidade não é sinônimo de qualidade. Dos perfumes que você citou gosto de todos que tive oportunidade de conhecer.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  7. Ainda sem encontrar TALISMAN
    Procurei nos sites citados e não o encontrei .Alguém sabe notícias dele ?

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!