Pin It button on image hover

segunda-feira, março 16, 2009

Diva eau de parfum - Emanuel Ungaro



ESPÍRITO DA FRAGRÂNCIA
Entre amigos, há longo tempo, assistia Casablanca e ao final, ainda sob o impacto do clima romântico comentei um tanto em devaneio:
- Ah que lindo.. quem me dera existisse um amor assim.
 Um dos amigos- o mais pragmático e portanto inesperado - retrucou:
- Existem mulheres que fazem por merecer.
Realmente, uma diva como Ilsa Lund (Ingrid Bergmann) seria merecedora de tal paixão, deixando entontecidos e embevecidos os que mergulhassem na sillage do seu perfume.


Se estivesse ao seu alcance, na época, usaria Diva de Emanuel Ungaro como uma segunda pele.
Classificado como chypre floral esta fragrância elegante, atemporal e ao mesmo tempo "datada" evoca o romantismo de intensas paixões, das que hoje nos surpreendem, quando assomam. Sua intensidade faria total sentido no ambiente conturbado dos anos 40, e possivelmente atravessará contraditória o novo século, impondo-se como aroma definitivo e não temporâneo.
Tal qual a presença de La Bergmann.
Encantaria Rick, talvez Humphrey Bogart ou outros príncipes da atualidade...devidamente embalados pelo fundo musical de A Times Goes by, de preferência com Sinatra.

PERCEPÇÂO PESSOAL
Cai sobre o corpo em doçura e flores, temperadas pelas hespérides, embaladas por amadeirado de indiscutível refinamento.
Especiarias enfeitam, coadjuvantes nesta harmonia, e quando surgem os protagonistas, inspiramos mais fortemente as rosas, ylang ylang, jasmins, junquilhos, em bouquet de intensidade quase aldeídica.
Acorde chypre indefinido aflora entre as flores e pressentimos sob a fragrância de rosas o pout pourri de resinas, madeiras e musgo.
Entretanto são notas enigmáticas e profundas como o olhar de la Bergmann.

Não é melancólico, embora a história seja, entretanto foge do colorido vivaz de um jardim matutino. Resvala ambíguo entre as sombras perfumadas do entardecer e devaneia sob o clarão do luar em lânguida aquietação.
Baunilha e sândalo abrandam a exuberância do ramalhete, permitindo a performance da íris neste denso bouquet, digno do carisma de uma diva.
Deliciar que permite fantasias, oscila entre romantismo e certa amargura, entre floral almiscarado e gutural acorde renisoso, amadeirado leve  persistente até o drydown.


 PRÓS E CONTRAS

Sillage perfeita  para quem aprecia perfumes poderosos e chypres florais, de fragrância duradoura sem exageros na doçura embora haja sutil toque de mel.

Solicita compatibilidade de estilo, mesmo que a ocasião não seja formal, veste com elegância.

SIMILARIDADES OLFATIVAS
Sandra, aficccionada pela perfumaria,  relata em Olfactoria Travellers, que encontrou Diva numa viagem pela França quando procurava algo no estilo Eau de Campagne de Sisley. Também senti similaridade de estilos com a perfumaria. Sisley.


FICHA TÉCNICA
Família Olfativa: Chypre floral, 1983
Perfumista: Jacques Polge
Gênero: Feminino
Frasco:JacquesHelleu
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa:
  • Topo- Tangerina, mexirica, pau-rosa,jacinto 
  • Coração- Rosa, ylang-ylang, tuberosa ou angélica, jasmim, rizoma de íris 
  • Base: Sândalo e baunilha
 Arte Irmã:
 Se fosse uma poesia seria As Rosas Não falam, composição de Cartola
"Queixo-me às rosas, mas que bobagem/ As rosas não falam, simplesmente as rosas exalam /O perfume que roubam de ti "
 Se fosse uma música seria : As Time Goes By  tema do filme  Casablanca

15 comentários:

  1. Ah, Diva! Bateu um sentimento de nostalgia agora.
    No início dos anos 90, conheci uma (então) jovem senhora, cuja assinatura olfativa era Diva. Por onde ela passava, deixava a sillage no ar. Ela era a sofisticação encarnada, e eu associei a fragrância a sua figura.
    O problema é que logo após, conheci uma pessoa de personalidade extremamente oposta, que usava Paloma Picasso "Mon Parfum" (não querendo ofender ninguém que use Paloma Picasso, visto que o problema não era a fragrância, mas a pessoa). Como acho Diva semelhante a Paloma em alguns aspectos (mais propriamente uma mistura de Paloma + Coco), essa segunda pessoa arruinou minha visão de Diva.
    A tua review, tão poética e bem escrita, deu-me vontade de re-testar o perfume. Parabéns, Betty!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaelle ando muito saudosa dos seus escritos, da troca de figurinhas. Volta! Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  2. Oi Gaelle. Obrigada. Adoro Diva. Não havia comparado com Paloma mas, para mim é uma linda associação, visto que foi a primeira escolha perfumística da minha filha, na ocasião uma personalíssima garota de 14 anos... beijocas flor. Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. Um dia tive a sorte de ganhar uma amostra de DIVA, assim que abri o tubinho e pude apreciar o aroma...imediatamente fui levada as alturas, foi então que disse - esse vai ser meu perfume pro resto da vida, e até após!Diva, porque merceço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Soraya.
    Absolutamente irresístivel!E, nós merecemos. Beijocas. Elisabeth

    ResponderExcluir
  5. Olá Elisabeth! Adoro este blog. É perfeito. Quero saber se você conhece o U by Ungaro Ferver for Her da Avon e se ele tem algo em comum com o maravilhoso Diva. Obrigada, Roseli.

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor. Não lembro de ter conhecido esta fragrância da Avon. Mas se existe alguma similaridade com Diva procuro amanhã!
    Diva é um dos florais que mais aprecio...Até agora não senti nada parecido. Chypre maravilhoso. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  7. Ah, Diva! Adquiri recentemente, e além da beleza do vidro, a beleza da fragrância. Lembra-me vagamente as flores adocicadas de Fleur de Rocaille, mas sua evolução é muito mais sutil e delicada. Seu fundo resinoso é incrível, e sua fixação é fabulosa! Mais uma vez, parabéns, Elisabeth, pelo seu bom gosto e excelência do blog! Coleciono perfumes a muito tempo, e os ditos "datados" passaram e me interessar por causa de suas resenhas tão apaixonadas! Adoraria colaborar com seu blog, seria uma honra, caso você aceitasse resenhas.
    Beijos
    Diana Alcantara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana, que joia rara. O registro da sua vontade de trilhar o caminho da escrita, da reflexão sobre perfumes. veja, hoje você está lindamente no seu blog ( listado na coluna ao lado) encantando leitores. Mil felicidades!

      Excluir
  8. Diana obrigada! Diva é meu xodó. Um dos meus perfumes preferidos, que sempre faz sucesso e arranca elogios.
    Gosto muito da perfumaria moderna, mas "datados", formulações densas dos anos 70/80 são especiais. Principalmente florais chypres e orientais
    Flor, no momento não estou postando colaborações em resenhas, pois requer um tempo que momentâneamente não disponho para fazer as devidas edições.
    A escrita alheia requer revisão e ilustração para se adequar ao estilo do blog, mantendo uma formatação padronizada.
    Entretanto no momento que conseguir retomar esta atividade interativa com os leitores e amigos será um prazer. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  9. Adorei Beth!!!

    Me lembra minha infância, já comentei isso uma vez quando vc mencionou o Diva, minha mãe saindo arrumada para festas e jantares, e eu querendo usar o perfume, rsrs. Lembro que pedia para ela guardar todos para quando eu crescesse, e ela prometia, embora sabendo que usaria outros quando chegasse minha vez ;)
    Até hj ela tem, mas quase não usa. Acho que ele faz a linha do Absolu de Rochas ( q ela tb usou).
    Obrigada pela resenha, bjs perfumados de coisas boas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Sei como é perfume de mãe. Até hoje sinto os perfumes mais usados pela minha. Uns mais nebulosos que outros, mas fica uma lembrança gravada. Diva é único, ímpar. Em momentos lembra vários bons perfumes, mas nada que defina como muito parecido. Espero que não descontinue pois eu sentiria muita falta. Beijocas

      Excluir
  10. Lindas palavras e associações para um lindo perfume, Elisabeth! Diva é um manto, nos veste com uma sinfonia floral! Está aí um 'oitentista' nada berrante, elegante e ultra-feminino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Diana! Diva é tipicamente anos oitenta, mas de elegância ímpar. Adoro. bjocas

      Excluir
  11. Boa Tarde !! Elisabeth minha esposa é apaixonada por Fracas e Carolina Herrera EPD, você acredita que o Diva irá agradá-la ?? Obrigado

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!