Pin It button on image hover

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Organza eau de parfum - Givenchy


Seda, mousseline e cetim... o universo fashion feminino transborda delicadeza e luxo. Organza by Givenchy transporta através de seu intenso e elegante bouquet , para esta realidade, onde deslizam e volteiam saias esvoaçantes. Pode ser um suave escorregar de sedas do misterioso oriente, acariciante e profundo veludo citadino, ou um crepitante e festeiro tafetá. Sua essência e vocação noturna transmutam tanto para lânguidas tardes de verão quanto para cintilantes e gélidas manhãs de inverno.
Uma joia formal que se adapta ao cotidiano.
Seu encantamento inicia com nobres acordes onde mesclam-se delicada flor de laranjeira à exótica gardênia, ombreadas todo tempo por uma deliciosa e picante noz-moscada.

E...o bouquet multiplica suas flores trazendo a inebriante e intensa íris cuja característica sublinha  a nota empoeirada de âmbar, equilibrada pela doçura da honeysuckle e tuberosa, pela nobreza de ylang ylang e jasmim.
Tão harmonioso é, que sentimos como se a natureza tivesse nos presenteado com uma flor inédita, onde os melhores aromas foram misturados.
O calor da especiaria e do candy das flores encontra-se balanceado pela presença de nobres madeiras, pelo frescor aromático do cedro, leveza do sândalo e a cremosidade da baunilha almíscarada.
Âmbar, sândalo e íris presentes garantem uma nota talcada que prima pelo conforto e não pelo exagero nesta composição harmônica, de intensidade aldeídica ,que perdura muitas horas sobre a pele, envolvente e sedutora.
Partitura de flores, madeiras e brandas especiarias lembram um
vestido esvoaçante. Provavelmente para uma noite de gala, o que não impede o passear por alamedas entre natureza tropical exuberante ou sob a chuva de folhas outonais. Uma fragrância sofisticada. Um devaneio oriental .

Comentário V.I.P.

Gosto!
Organza: Orientalíssimo.
Um perfume que ostenta as palavras floral oriental e amadeirado como nome
e sobrenome.
Cada componente do perfume se faz presente , dando como resultado final , o que considero como um dos mais sensuais aromas.
O frasco mais lindo já criado traz uma poção, uma viagem a Alf Lailah Oua
Lailah( As Mil e Uma Noites), onde a fragrância conta uma história como se fosse Sherazade: um doce mistério sem fim.
Imponente, luxuoso, sem perder a naturalidade, por alguns minutos mistura-se a pele, insinuando o aroma doce e suculento da cana de açúcar.
Sempre atual. Inesquecível!
Um grande perfume para u
ma grande ocasião.Luz

Familia Olfativa: Floral Oriental ,1996
Gênero: Feminino
Rastro: Moderado à Intenso
Fixação: Ótima
Perfumista: Sophie Labbe
Pirâmide Olfativa:

  • Topo- Tangerina, flor de laranjeira, gardênia, noz moscada.
  • Coração- Madressilva, angelica ou tuberosa, ylang ylang, jasmim.
  • Base- Baunilha, âmbar, Sândalo , cedro.
Curiosidade
Relatos bíblicos nos mostram que Moisés , na Idade Antiga foi induzido, por missão divina, a fabricar incenso perfumado.
Na idade Média, árabes dominavam técnicas de perfumaria, carregadas para a Europa através dos cavaleiros das Cruzadas.
Os primeiros perfumes que surgiram, por volta de 1600 , eram privilégio de reis e rainhas , proibitivos para a plebe.

Arte Irmã: Se fosse poesia...
A Flor e a Naúsea
Uma flor nasceu na rua !

Passem de longe, bondes, ônibus, rios de aço do tráfego.

Uma flor ainda desbotada ilude a polícia ,rompe o asfalto.
Façam completo silêncio, paralisem os negócios,
garanto que uma flor nasceu.
É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.

Carlos Drummond de Andrade em  A Rosa do Povo.

Imagens: leonidafremov.deviantart; frasco de Organza de Elisabeth C; banner publicitário de Givenchy

13 comentários:

  1. já experimentei o organza duas vezes e achei magnífico, mas me deu uma impressão de perfume para mulheres mais maduras algo que senti também pelo jasmim l'occitane mas que não me incomodou. Já no Organza fiquei barrada nesta sensação de que outros podem me identificar com cheiro de vó. Seria porque sinto algo atalcado nele? Digo isso não porque gosto de cheiros da moda ( a maioria de meus perfumes são clássicos ou que me agrada independente da época ou propaganda lançada),mas prefiro ter um para cada ocasião.E isso foi um verdadeiro estudo de mim mesma com uma enorme ajuda do Big House, pois anteriormente eu achava que preferia ter meu próprio cheiro, um "signature" mas com o tempo eu percebi que ao para mim não dava pra andar por aí com o mesmo perfume todo o tempo mesmo com moderação. E hoje com sua ajuda me conheço melhor e os perfumes também. Muchas gracias, Beth y muy besos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Yalla. A interpretação do odor é muito pessoal. Depende da nossa memória olfativa, das associações que fazemos.
    Eu associo "cheiro de vó" com floral de rosas e acho uma delícia.
    Contudo, li sobre Organza, numa crítica de leitores de revistas, faz muito tempo, que era um perfume para mulheres fúteis e maduras da sociedade...pesado,enjoativo e adocicado.
    Fiquei com péssima impressão e quando conheci foi uma grande e agradável surpresa.Tão refinado!
    O drydown apresenta este aspecto empoeirado de talco, mas nâo é muito forte na minha pele e realmente não me incomoda.
    Talvez seja o motivo para alguns sentirem cheiro de "vó".
    Talco de toucador foi muito comum décadas atrás. Hoje a pessoas pouco usam apesar de ser produto confortável.Logo é fácil associar perfumes talcados com acessórios vintage.
    Flor, no momento não é moda. O modismo atual ainda privilegia o excesso de baunilha, notas frutais ou aquáticas, embora eu tenha percebido tendência ligeiramente vintage nos últimos lançamentos.
    O ser humano é cíclico, e os conceitos retornam de tempos em tempos.
    É possível que seu gosto pessoal não esteja inclinado para as combinações de âmbar, almíscar, íris e outras notas que tragam esta característica sedosa de pó.
    Algumas pessoa simplesmente não gostam do estilo, independendo da época que o perfume evoca.E neste caso, qualquer "traço de talco"é percebível. Beijocas de ótimo final de semnaa. Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. Olá Elisabeth, parabéns por seu blog marvilhoso! Olha, aconteceu algo intrigante, adorei o perfume organza, no entanto, na pele senti um cheiro estranho q não dá pra descrever,parece q ele evidenciou o cheiro da minha própria pele,com a circulação sanguinea e tudo!!rss aff muito estranho, deixa pra lá!rssss
    Queria umas dicas tuas, o que achas do perfume Boucheron da boucheron (gostei na fitinha)? Queria um perfume bem sofisticado, bem elaborado, achei interessante o Eau du soir tb!! Quais vc me indicaria? bjuss

    ResponderExcluir
  4. Oi. Gosto de Boucheron, mas tenho predileção pelo estilo da perfumaria Sisley. Se fosse minha opção ficaria com Eau Sisley, embora Boucheron seja uma ótima opção. Na verdade uma escolha difícil...
    Estranho a reação com Organza. Tente nova experiência depois de um intervalo de tempo. As vezes alguma interação com variações fisiológicas do seu organismo provocaram esta reação singular. Obrigada pela presença e elogio. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  5. Quais perfumes seguem a mesma linha do Eau du Soir da Sisley?

    bjuss

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Eu já adoro perfumes talcados, me sinto confortável... Claro que depende da ocasião. Um perfume que comprei recentemente L Fleur de Corail, que vc disse para eu registrar minhas impressões é bem talcadinho. Senti numa fitinha já faz um tempinho, gostei, mas não tanto para comprá-lo naquele momento, minha wishlist já estava bem grandinha. Há 1 mês passando pela fragrancex o vi lá numa promoção e fiquei me retorcendo de vontade... Adoro os Lolitas, adoro os aromas, os frascos, as campanhas, as propostas, realmente sou fã da marca!!! E... comprei. Chegou rapidinho, 1 mês, e veio tudo certinho como sempre. Quando dei a primeira borrifada, achei gostoso, mas senti o cheiro de frangipani muito forte e somente ela!!! Achei que não ia gostar muito, não que eu não goste da flor, ao contrário adoro! Inclusive é uma das árvores que ainda quero ter... Enfim, tomei banho, e tentei novamente, dessa vez fui mais generosa, nos pulsos, na nuca, no pescoço, na dobra do braço. E para minha surpresa, parecia outro perfume: Senti no ínicio laranja amarga, apesar de na pirâmide dizer que é bergamota e grapefruit não foi essa sensação que tive, senti aquele aroma de laranja com fumo bem parecido com o L tradicional, mas logo em seguida, questao de 10, 15 min apareceu a frangipani, quente como se estivesse na praia, com uma brisa batendo nas flores e trazendo o aroma das flores junto com o salgadinho do mar... Essa fase perdura em mim mais ou menos 1h, para dar lugar ao âmbar, aquele talcadinho delicioso, aconchegante, quentinho. Adorei, fixação média de 6h, para mim pode ser usado em qualquer hora em qualquer estação, não é invasivo, não é doce juvenil, mas é para mulheres doces.. Beth, Gds bjks.

    Espero que tenha gostado da minha impressão, não é uma resenha linda como a sua, mas espero que possa ter sentido o cheirinho nem que seja de longe.

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel. Eu também acho confortáveis, com aquela sensação de talquinho...cítricos se misturam e se confundem. Laranja amarga e as toronjas não estão muito distantes no cheiro.E tem a influência da bergamota, das outras notas.
    Sua descrição ficou ótima. Deu para imaginar o cheirinho deste perfume. Gostei. Acho que vale arriscar quando aparecer uma boa oportunidade de compra. Beijocas flor.

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE. AMO PERFUMES, TANTO OS MASCULINOS, QUANTO AOS FEMININOS. GOSTARIA DE LER COMENTÁRIOS A RESPEITO DO BLUE JEANS DE VERSACE. TENHO UM, TENHO VONTADE DE COMPRAR UMA CAIXA DESSE PERFUME. POR QUE É TÃO INTRIGANTE E VICIANTE PRA MIM? ELE NÃO É MUITO VENDIDO (?). JÁ VI A EMBALAGEM DELE COM OUTRO NOME: VERSUS. POR QUÊ? ABRAÇOS DE ANDRÉ, RIO DE JANEIRO.

    ResponderExcluir
  9. Oi André.
    os perfumes versace são deliciosos e esta série da s garrafinhas ( Blue jeans, Red jeans, White jeans...) ficou muito boa, inclusive na embalagem.
    tenho o red jeans que é floral frutal muito bom. Infelizmente sem a latinha porque é um tester.
    Estou pensando em fazer esta série. Em breve, aguarde.
    A marca Versace tem o perfume Blue jeans e o Versus que é diferente. A confusão se dá porque existem cinco linhas dentro da marca:
    - Gianni Versace Couture
    - Versace Jeans Couture
    - Versace Collection
    - Versus Collection
    - Homme Collection
    Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  10. Posso dizer que este blog me caiu como luva!

    Estava seriamento pensando em comprar novamente o inconparável Organza.
    Usei uns três vidros deste, daí a idéia de trocar um pouco de cheiro. Troquei, experimentei uns quatro perfumes: Lady Million, DKN New York, Hypnose e Miracle(cujos dois ultimos, a princípio bem agradáveis mas logo vi que suas notas de fundo fugiam muito do cheiro que gosto).
    O que me levou a trocar de cheiro(Organza) foi um comentário feito por uma vendedora quando eu ia comprá-lo. Ela perguntou se eu preferia outro cheiro mais jovem pois o Organza seria característico de mulhere mais maduras, eu tenho 25 anos. É! A TEORIA dela até que fazia sentido, comprei outro cheiro e... Cadê a fixação dos perfumes, cadê os elogios que costumava escutar ao usar Organza, cadê a sensação de perfumada? Nenhum destes outros perfumes experimentados por mim me proporcionou tamanho bem estar que o Organza proporvionou!
    Agora sei, Organza e ponto.

    Depois de ler tudo isso que li sobre o "meu perfume" favorito, só me resta correr atráz dele AGORINHA!

    Embora sabendo que deve-se mudar de perfume vez em quando, para não enjoar.
    Considero; CHEIRO = IDENTIDADE. É isso!!!

    Bjs, prazer ter conhecido este blog.

    ResponderExcluir
  11. Querida esta bobagem sobre o Organza circula faz tempo. Lembro-me de ter lido uma pesquisa sobre perfumes,em revista de moda,há muitos anos onde um entrevistado jovem comentou que organza era perfume "pesado". E mais, que lembrava aquelas "peruas" endinheiradas e muito enfeitadas.
    Isto é ridículo. Organza é muito elegante e refinado apesar da intensidade. Imagine que conheci Organza quando a madrinha da minha filha, que é mulher jovem e moderna trouxe para ela, da França, um frasco de 100ml.
    E a garota na época tinha 15 anos.
    A mesma coisa falaram quando com 18 anos ela procurou um Coco mademoiselle edp. Queriam vender edt que era mais "leve".
    A filha de uma amiga usava Paloma Picasso com 14 anos.
    Na minha época de faculdade tive uma fase onde só usava lavandas e águas para bebês! Vá entender. Depois disto passei para o almíscar super sensual e animalic.
    Querida, perfume não tem idade.Tem personalidade.
    Se cai bem não importa como ele é classificado.
    Esta divisão de perfume para jovens, maduras, frio, calor, homem, mulher é muito subjetiva. Apenas uma orientação flexível e de certa forma didática. Não é lei absoluta. Faz o perfume quem usa. Aproveite o Organza sem medo que é uma fragrância linda. Beijocas de Elisabeth.

    ResponderExcluir
  12. Querida Beth, antes de mais nada, quero elogiar o blog e agradecer pela ajuda que você me deu na direção de eleger minhas fragrâncias preferidas. Durante anos fiquei apenas com meus três perfumes de preferência: Dolce Vita, Contradction e Loulou, pois não conseguia descobrir outro aroma que me cativasse. Precisei fazer um investimento significativo (de pesquisas e dinheiro) para descobrir outras fragrâncias e assim adquiri e revendi alguns perfumes e perdi um bocado de dinheiro, mas também descobri pefumes que me encantaram e entre eles está o Organza (recém adquirido), que você tanto gosta. Noite passada eu adormeci com uma gota nos pulsos e certas horas da noite despertei e senti o delicioso aroma que suavemente exalava e meio que perdida no sono, me vinha a memória o meu Classic Jean Paul Galtier, só que bem mais suave. Você já notou alguma similaridade entre eles?
    Um abração da Raquel

    ResponderExcluir
  13. Raquel querida, desculpe a falta de resposta. Cuido do blog sozinha , de todos os aspectos e as vezes alguma coisa me escapa. Aprecio responder cada comentário, pois considero uma retribuição necessária para a gentileza da visita e da contribuição.
    A similaridade que vc refere talvez esteja no drydown. Na verdade os florais tem muitas notas semelhantes em concentrações e modulações diferentes. As vezes percebemos uma flor com mais intensidade sempre que ela aparece. Quanto mais estudo perfumaria mais me convenço de quão caprichoso e singular é nosso olfato. Pessoas diferentes, interpretações diferentes...beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!