Pin It button on image hover

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Chergui - Serge Lutens/ Shiseido

Winds.. ventos no Marrocos, quentes e mornos trazendo os aromas do Saara encontrando-se em agrestes praias, com as correntes frias do Atlântico sul.


Chergui... vento do Marrocos. Que não porta somente o cálido hálito e as areias poeirentas do deserto, mas abre-se com o frescor empoeirado do sândalo e da intensa íris, ambos adornados pela doçura da baunilha. Acompanhados de rosas suaves e discretas, este bouquet cresce em especiarias e revela o tabaco de forma doce picante e morna.
Uma nota de couro leve, distante faz o contraponto entre o ramalhete de flores ambaradas, almiscaradas e folhas do tabaco.
Ainda carregando o calor do deserto é denso enovelado, como se as vestes amplas do viajante guardassem aromas de flores e incensos para lembrar de jardins perfumados num oásis distante, dos rituais cotidianos.


Repentinamente, um soprar fresco sacode as flores, quase dispersando o enfumaçado do tabaco , madeiras e do incenso. Talvez um renovar do sândalo ou o amadurecer destas madeiras.
Eis que o vento do deserto encontra o mar de ondas volumosas encanto dos olhos, em praias quase frias.
Mas, este frescor invernal não amedronta a dominante íris que renova-se embalada por baunilha e mel antes de finalmente submergir neste drydown doce e amadeirado... suavemente. Íris e tabaco.
Confronto entre calor sufocante do verão e frio desconfortável do inverno, entre a secura das areias e a umidade marítima, entre a doçura da mulher marroquina e o espírito rude de homens do deserto, temperados pelo vento e pela areia, resulta num equilíbrio entre delicadeza e força.
Este perfume... traz no seu íntimo um coração capturado pelo oriente
É privilégio dos consumidores que frequentam o seleto Les Salons du Palais Royal-Shiseido, enobrece a coleção de fragrâncias Serge Lutens.



Comentário V.I.P.
Gosto
Entenderá Chergui quem permitir que aromas complexos façam parte da sua vida, pois ele é como um caldeirão de poções mágicas que explode evidenciando várias facetas, mas que infelizmente não fazem parte do gosto massivo
Sua saída assemelha-se a fumaça de incenso, mesclada ao cheiro de tabaco, com uma característica meio masculina, meio agressivo, sem ser ofensivo mas, que dispersa rapidamente. Prossegue evoluindo para um adocicado de mel, sândalo e rosa que vão prosperando a medida que a fragrância esquenta na pele. E, um fundo condimentado, maravilhoso, viciante. Quem usa repete.
É oriental, fantástico com notas de tabaco, mel almíscar, incenso feno de açucar(?), laranja, íris, rosa e sândalo.
Um elixir divino, lembra um pouco o Idole by Lubin e Ambre Narguille by Hermès. Chergui é uma ilustração da cultura marroquina.
Bel 


Ficha Técnica
Família Olfativa: Amadeirado AromÁtico<
Perfumista: Christopher Sheldrake
Notas Olfativas: Íris, rosa, folhas de tabaco, baunilha, sândalo mel, âmbar, feno e incenso.

Curiosidade
A maior parte dos rei de países árabes usa attar - ou atares para se perfumar, incluindo Hassam II de Marrocos.Perfumes que não contém álcool e sim óleos altamente concentrados, os attars são muito intensos e o termo no oriente médio tanto descreve a produção quanto a aplicação.
Estes óleos essenciais também são encontrados no Cambodja, Singapura e Índia.
A palavra atare ou attar tem origem persa e significa, essência, fragrância ou óleo essencial puro de perfume.


 Arte Irmã na poesia
"...Mulheres níveas e morenas / Atravessavam-me a alma / Como brancas espadas /E lanças escuras.
Ai quantas noites fiquei,/ Lá no remanso do rio, / Nos jogos do amor / Com a da pulseira curva / igual aos meandros da água / Enquanto o tempo passava...
E me servia de vinho: o vinho do seu olhar /As vezes o do seu copo / E outras vezes o da boca.
Tangia cordas de alaúde / E eis que eu estremecia/ Como se estivesse ouvindo / Tendões de colos cortados .
Mas retirava o seu manto / Grácil detalhe mostrando: Era ramo de salgueiro / Que abria o seu botão / Para ostentar a flor."
AL MUTAMID

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!